para fazer design gráfico precisa saber desenhar
- 0 Com

Para fazer Design Gráfico precisa saber desenhar?

Guia de Profissões

Para fazer design gráfico precisa saber desenhar?

Associamos o trabalho do designer gráfico com desenhos criativos, instigantes e com traços precisos. Imaginamos também que os profissionais são exímios desenhistas para desenvolver trabalhos assim. Não é que isso não seja verdade: muitos designers desenham muito bem, mas não podemos afirmar que para fazer design gráfico precisa saber desenhar.

Digamos que o trabalho do designer não necessariamente implica em ter habilidade com desenho. Essa é uma vantagem, sim, ainda mais se o profissional gostar de fazer esboços à mão antes de apresentar o trabalho ao cliente. Mas, a boa notícia é que o curso e o mercado de trabalho de design gráfico não exigem essa habilidade! Vamos entender o motivo:

O desenho no Design Gráfico

O design trabalha basicamente com a parte visual. Assim, não devemos pensar no desenho como um fim em si mesmo, mas como parte do projeto. O receio de muitos alunos é dar mais importância para a perfeição dos traços do que para o conteúdo. Se dermos mais atenção a isso, teremos um desenho ou uma fotografia muito bonita, mas com pouca informação.

É aí que entra a habilidade do designer gráfico. Ele consegue usar desenhos e textos de uma forma harmônica, na qual a pessoa que for ler o trabalho final conseguirá ter uma visão muito mais ampla do assunto. E de forma simples e eficaz. O curso de design gráfico tem aulas de ilustração e desenho técnico para que você possa desenvolver um pouco seus traços. Esses conhecimentos já ajudam muito quem não tem muita familiaridade com os lápis, além de poderem ser aprimorados.

As aulas de desenho

Por falar nas aulas do curso, há uma disciplina específica de desenho e ilustração. Nessa disciplina, há todo um procedimento para que o aluno aprenda os fundamentos do desenho técnico. Essas técnicas ajudam principalmente quem ainda não sabe desenhar.

Quando se utiliza as técnicas certas, mesmo quem não tem a mão hábil para os traços consegue elaborar um desenho. Noções de perspectiva, localização de pontos de luz e sombra, posicionamento de objetos em relação à distância são valiosas. Tudo isso será útil para a criação das peças de design que o cliente solicitará no futuro.

Veja também: Como criar um portfólio de Design Gráfico.

Nos dias de hoje temos um aliado fundamental para o trabalho: os softwares de design. Há os que são especializados em tratamento de fotos; outros, que permitem o desenho virtual do mesmo jeito que em papel; os que criam publicações. Ou seja: saber desenhar é uma vantagem, mas não é uma obrigação para cursar Design Gráfico.

Conhecimentos que o Designer precisa ter

O designer não faz somente desenhos o tempo todo. O profissional da área precisa ter um embasamento mais amplo para desenvolver seus projetos. Assim, conhecer História da Arte é fundamental para que o profissional possa se inspirar e entender certos conceitos. 

A Comunicação e a Linguagem Visual é outra disciplina do curso. Entender como a comunicação funciona é essencial para desenvolver um bom trabalho. Aulas de Marketing também fazem parte, especialmente porque um dos principais locais onde o profissional atuará será no marketing de produtos e serviços. E fazer um bom projeto é parte da alma do negócio.

Veja também: Entenda a relação entre Design Gráfico e Marketing Digital.

Não devemos deixar de lado a parte impressa. Ainda muitos dos projetos de design gráfico são feitos no suporte físico. Outdoors, revistas, jornais, panfletos e flyers são meios poderosos de comunicação que atingem públicos específicos. Assim, disciplinas que tratam da mídia impressa fazem parte do currículo do curso.

Não sei desenhar, mas posso aprender?

Claro que pode! Habilidades podem ser aprendidas durante a vida toda. Exemplos não faltam. De grandes cantores que aprenderam tarde a soltar a voz, aos escritores que lançaram seu primeiro livro já mais velhos, desenhar pode ser uma habilidade aprendida, sim!

Se você gosta da concepção do design, de estudar a posição dos objetos em um projeto, da linguagem dos quadrinhos, o curso vai te cair muito bem. E não saber desenhar não é impeditivo nenhum. Aliás, há cursos livres de desenho para quem quer se familiarizar com os traços e deixar a mão mais solta. 

cursos livres ampli

Como já falamos, não podemos tomar como verdade que para fazer design gráfico precisa saber desenhar. Se você quer seguir nessa área mais conceitual da profissão, é possível investir em um curso de desenho à parte.

Como começar a desenhar?

As aulas do curso de Design Gráfico já são um bom ponto de partida. As noções de espaço das disciplinas de Desenho e Ilustração já vão te ajudar e muito a começar a pensar no posicionamento dos objetos no desenho. As demais aulas, que tratam das cores e dos estudos de design, por exemplo, ampliam ainda mais a concepção do trabalho.

Mas, nada como a prática para colocar para fora toda a teoria aprendida. Aproveite para praticar aqueles traços mais simples quando seu tempo permitir. Use uma superfície plana, como uma mesa, como base. Se for ao ar livre, uma prancheta resolve.

CTA curso de design gráfico da Ampli

É importante ter uma fonte de iluminação adequada. A iluminação ajuda muito a visualizar o objeto que será desenhado, bem como cuida dos seus olhos, que não trabalharão em condições com pouca luz. Se estiver fazendo um desenho de observação, não se policie muito caso os traços não sejam necessariamente iguais aos do objeto observado. Vá treinando as linhas, a firmeza da mão e a capacidade de apagar e fazer de novo.

O desenho também é uma arte. Assim, você poderá desenhar algo, alguém ou uma paisagem de um ponto de vista diferente. Um ângulo, um posicionamento, não importa. Um dia, de um lugar. No outro dia, de outro. E, assim, vamos treinando e aprendendo. São aprendizados complementares e igualmente importantes para a formação profissional!

COMENTÁRIOS