Conheça tudo sobre a área de Pedagogia!

A pedagogia é uma área muito importante da educação, que se preocupa com o estudo do processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, é a pedagogia que vai ditar como um professor deve ministrar suas aulas para facilitar o aprendizado dos alunos.

Além de ser uma área extremamente importante para a educação, a pedagogia também é muito vasta. Ela pode englobar diversos campos, desde a psicologia até a sociologia. Tudo isso para que o pedagogo (a pessoa que atua nessa área) esteja sempre bem preparado para lidar com as mais diversas situações.

Então se você quiser saber tudo sobre esse campo de atuação, é só continuar a leitura.

Qual a importância da Pedagogia?

A pedagogia é extremamente importante, pois trata-se da ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, é ela quem define como os conteúdos devem ser ministrados para que haja o melhor aproveitamento dos alunos.

Como Funciona a Área de Pedagogia

Por ser um campo de atuação tão amplo, não é fácil definir tudo que acontece, mas no geral, a pedagogia lida diretamente com a educação e tudo envolvido a ela, como conteúdo, métodos de ensino, organização, hierarquia e escolar e muito mais.

Quem trabalha com pedagogia costuma ter um bom senso de organização e ser bastante criativo, nesse campo é preciso inovar constantemente para manter os alunos interessados nas aulas. Além disso, é importante que o pedagogo seja sensível e possa lidar bem com as diferenças de cada aluno.

O pedagogo também precisa ser bastante organizado, afinal, é ele quem vai elaborar as aulas e o plano de ensino para cada turma. Tudo isso considerando o tempo disponível, o nível dos alunos e o objetivo a ser alcançado.

Do que preciso para trabalhar com Pedagogia

Para trabalhar com pedagogia é necessário ter um curso de nível superior em pedagogia. A graduação tem duração média de quatro anos e pode ser feita em universidades públicas ou privadas.

A formação superior em pedagogia é feita através da graduação do tipo licenciatura, você sabe as diferenças entre um bacharelado e a licenciatura?

O que é bacharelado:

O bacharelado é a graduação mais comum, geralmente de longa duração, aproximadamente 8 semestres, 4 anos. Isso varia de acordo com a área e o bacharelado escolhido, mas a intenção é formar profissionais mais generalistas. Ou seja, o bacharelado não é uma formação com foco específico, mas sim uma opção abrangente que deve cobrir diversos aspectos num mesmo campo de atuação.

O que é licenciatura:

A licenciatura é uma formação com um campo de atuação muito mais específico. Geralmente os cursos na modalidade de licenciatura são voltados para a educação. A faculdade de Pedagogia é um exemplo de licenciatura, já que os pedagogos no geral atuam em funções relacionadas à educação ou métodos e materiais focados em aprendizagem.

Além da graduação, é importante que o pedagogo se mantenha atualizado com as principais novidades da área. Para isso, é interessante participar de cursos e congressos periódicos.

Onde Trabalhar com Pedagogia

Os pedagogos podem trabalhar em diversos lugares, desde escolas públicas ou privadas até instituições de ensino superior. Também é possível atuar como consultor pedagógico ou mesmo trabalhar como professor particular.

Pedagogia em sala de aula

O pedagogo professor trabalha com a docência. A maior responsabilidade dele é ensinar em sala de aula os conteúdos pedagógicos de acordo com faixa etária e ano escolar.

O que faz um pedagogo de jovens e adultos?

O EJA (Educação para Jovens e Alunos) exige habilidades e práticas personalizadas, condizentes com as necessidades educacionais desse grupo de alunos. Adaptar os processos de ensino e ajudar os alunos a absorver estes conteúdos de forma clara e objetiva são os maiores desafios desse pedagogo.

Pedagogia Clínica e Pedagogia Hospitalar

A pedagogia clínica se especializa em métodos educacionais especiais para crianças e adolescentes que possuem dificuldades de compreensão e absorção do conteúdo. A Pedagogia Hospitalar é uma área feita para quem vai atuar com famílias que por um período de tempo variável, tem suas rotinas reorganizadas e os alunos não podem mais frequentar as aulas. É papel do pedagogo auxiliar essas famílias e os alunos neste período.

Pedagogia Social

O pedagogo social pode atuar em ONGs e projetos sociais, geralmente é focado em grupos sociais vulneráveis e seu papel é promover educação com inclusão social, de forma humanizada.

Pedagogia Esportiva

O pedagogo esportivo atua em clubes, academias e centros esportivos, ele usa esses ambientes e o esporte como meio de integração social. Seu objetivo, como todo pedagogo, é promover a educação e ensino, mas ele faz isso através de práticas esportivas e focado no corpo.

Pedagogia Empresarial

O Pedagogo também pode atuar dentro das empresas, especialmente junto das áreas de recursos humanos, desenvolvimento de projetos relacionados a treinamento, evolução pessoal dos colaboradores e qualidade de vida.

Enfim, a pedagogia é uma área extremamente importante e que oferece diversas oportunidades de trabalho. Se você se identificou com as características necessárias para atuar nessa área, fazer um curso de pedagogia pode ser uma ótima opção para você!

Como está o mercado de Pedagogia?

O mercado de educação foi um dos mais impactados pela pandemia que iniciou em 2019 e todo o país precisou se adaptar, especialmente as instituições de ensino. Ainda assim, estimativas apontam que o mercado brasileiro de educação infantil movimentou cerca de R$ 80 bilhões em 2021. Além disso, com a redução das medidas restritivas e com o nascimento de diversas empresas e startups voltadas para esse mercado, somados aos esforços do governo e instituições privadas, apontam crescimento nesse setor.

Todas as áreas e cargos relacionados à educação estão se reinventando no Brasil, então é importante que a formação superior e cursos de apoio para quem já é formado estejam de acordo com as novas realidades.

O fato é que a pedagogia é uma área extremamente importante e que oferece diversas oportunidades de trabalho. Se você se identifica com o setor, fazer um curso de pedagogia pode ser uma ótima opção para você!

Qual é o futuro da Pedagogia?

Os métodos pedagógicos são atualizados continuamente e muitas empresas inovadoras estão todos os dias tentando melhorar práticas e hábitos no setor, então essa área está sempre cheia de novidades, mas o que se pode esperar do futuro?

Encontramos um conteúdo muito interessante sobre 9 tendências na área da Pedagogia no site da anhanguera, as principais são:

Pedagogia Progressista

A Pedagogia já usa, não de hoje, modelos como a educação tradicional, montessoriana, construtivista, Waldorf, freiriana, e muito mais. Mas os modelos mais rígidos têm se adaptado à evolução constante da sociedade. Com isso as chamadas pedagogias progressistas valorizam a análise das questões sociais, política, ambiente social e psicologia e como esses campos impactam na educação, quais são os riscos e oportunidades que essas conexões oferecem.

Conscientização e inclusão

Políticas inclusivas e de conscientização estão em aplicação há relativamente pouco tempo no mundo da educação e tem muito a evoluir. A pedagogia, no futuro, deve aumentar os esforços na adaptação de métodos de ensino e planos de aula levando em consideração as diversas particularidades dos alunos. Isso deverá ser feito aproveitando novas tecnologias e oportunidades que surgem todos os dias.

Flexibilização curricular

Uma diversificação no currículo deve permitir mais liberdade em salas de aula e em cursos, materiais e modelos de educação. Isso é essencial para se adaptar à sociedade moderna. Temas como isolamento social, saúde, gênero, sustentabilidade e tecnologia que fazem parte do cotidiano de todos nós devem fazer parte do que se aprende em sala de aula.

Gamificação

Além disso, uma tendência mundial que vem tomando força é a gamificação aplicada ao ensino. Junto da tecnologia, este é um recurso que ajuda no engajamento dos alunos com o conteúdo, melhora a atenção e retenção das informações, além de propor um novo jeito de interagir com tudo que o aluno aprende. 

Gamificação é o uso de elementos encontrados nos jogos aplicados em novos ambientes, a gamificação na pedagogia trata especialmente de regras e recompensa para cada etapa e interação no ensino, como por exemplo, micro premiações, sistema de pontuação, níveis, desafios e outros recursos que ajudam a estimular a participação do aluno de forma mais interativa e descontraída.

Quais as principais atribuições do Pedagogo?

As principais atribuições do pedagogo são: elaborar o plano de ensino, ministrar aulas, criar atividades pedagógicas, orientar estágios e trabalhos de conclusão de curso, elaborar projetos pedagógicos, entre outras.

Ações pedagógicas

Criar os planos, organização e então aplicar as ações em sala é uma parte importante da vida do pedagogo professor. Adaptar o conteúdo pedagógico decidido pela instituição de ensino e repassá-los aos alunos é o ponto central da pedagogia.

Materiais pedagógicos

Isso não é responsabilidade do professor, mas uma grande área de atuação dos pedagogos é o desenvolvimento dos materiais que serão utilizados pelos professores em sala de aula e há muitos profissionais especializados nessa função.

Coordenação pedagógica

A organização de professores, plano de ensino, decisão sobre prática escolar e metodologias que devem ser aplicadas, além de tudo relacionado a gestão escolar e educação exige profissionais preparados e especializados nisso.

Qual a diferença entre Pedagogia e Psicologia?

 A pedagogia é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem, enquanto a psicologia estuda o comportamento humano.

Qual a diferença entre Pedagogia e Didática?

A didática é a ciência que estuda os métodos de ensino, enquanto a pedagogia estuda o processo de ensino e aprendizagem.

Enfim, a pedagogia é uma área extremamente importante e que oferece diversas oportunidades de trabalho. Se você se identificou com as características necessárias para atuar nessa área, fazer um curso de pedagogia pode ser uma ótima opção para você!

Quanto ganha um pedagogo?

Como são muitos cargos e funções diferentes, sem falar da variação de salário que ocorre de um Estado para outro no Brasil, é difícil definir uma base salarial única, então vale a pena você dar uma olhada num artigo que fizemos especialmente sobre salários de pedagogia, mas os principais pontos que descobrimos através do site salario.com.br são:

Salario em pedagogia, quem ganha mais

Qual pedagogo ganha mais

O diretor de escola privada tem um piso salarial médio de R$ 5,5 mil reais e um teto de R$ 16 mil reais.

Quanto ganha um pedagogo em média

Em média, um pedagogo ganha R$ 3 mil reais. Isso considerando todos os cargos, funções e regiões do Brasil.

Como entrar no mercado de Pedagogia?

Para trabalhar com pedagogia é necessário ter um curso de nível superior em pedagogia. A licenciatura em pedagogia tem duração média de oito semestres, mas na Ampli você consegue a graduação em Pedagogia em apenas 5 semestres. O curso pode ser feito em universidades públicas ou privadas e nas modalidades Presencial ou EAD. Nos dois casos o diploma tem o mesmo peso e importância.

Para entrar na rede privada, o processo seletivo é feito diretamente na instituição de ensino. Para entrar como pedagogo na rede pública, é importante ficar atento aos editais de seleção para vagas divulgados pelo MEC. As notas das avaliações são importantes para conseguir uma vaga permanente. Cada estado tem regras e exigências diferentes.

Consiga o diploma de Pedagogia com a ajuda da Ampli

Agora que você já sabe tudo sobre essa área e está aqui já no finalzinho desse artigo, dá pra imaginar que você gosta desse campo e que ele tem a sua cara. Então vamos dar uma força pra conseguir o diploma pela Ampli e realizar o sonho de ser um pedagogo.

Como dissemos lá em cima, na Ampli você consegue fazer esse curso em 5 semestres, é um dos meios mais rápidos de conseguir esse diploma, mas não é só isso. Na Ampli você também faz o curso a distância, se quiser, pelo próprio celular.

Pelo ambiente de aprendizado virtual, você acessa as matérias, tem suporte acadêmico e tudo com um material de ponta, atualizado e numa instituição com autoridade do MEC.
Você agora só precisa dar o primeiro passo em direção ao seu futuro e aprender com quem entende do assunto! Aproveite e inscreva-se em nosso vestibular online!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo