Matérias de Análises e Desenvolvimento de Sistemas: Conheça a grade desse curso!

As matérias do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) têm o objetivo de formar profissionais capacitados para projetar, analisar, executar e testar aplicações ou programas para o processamento de informações. O curso tem duração de dois anos (4 semestres) e, no final de cada semestre, é necessário desenvolver um projeto integrado.

Assim, os estudantes podem colocar em prática o aprendizado de sala de aula em situações reais. Se você tem interesse em cursar uma faculdade para trabalhar com TI (Tecnologia da Informação), precisa conhecer a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas! Confira mais detalhes.

Veja a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por semestre

1.º Semestre:

  • Algoritmos e Programação Estruturada — Algoritmos para Dev;
  • Algoritmos e Programação Estruturada — Programação Estruturada para Dev;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Projeto de Software.

2.º Semestre:

  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Programação Orientada a Objetos;
  • Análise Orientada a Objetos;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Linguagem de Programação.

3.º Semestre:

  • Governança de Tecnologia da Informação;
  • Redes e Sistemas Distribuídos;
  • Desenvolvimento WEB;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Engenharia de Software;
  • Interface e Usabilidade.

4.º Semestre:

  • Sistemas Operacionais;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Desenvolvimento Ágil de Software;
  • Design API’s — APIs e Web Services;
  • Direito Cibernético.

Conheça um pouco das principais matérias da faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Agora que já conhece a grade curricular da faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, chegou o momento de conhecer as principais disciplinas estudadas. Confira!

Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados

Essa é uma matéria bastante importante para quem trabalha com TI. Desenvolver bancos de dados é uma das funções básicas para todo programador. Afinal, as empresas reúnem inúmeras informações que precisam estar em um sistema robusto e confiável.

Além disso, o banco de dados é a base de diversos sistemas, e seu bom funcionamento é fundamental. Por isso, o desenvolvimento de aplicações de banco de dados exige bastante atenção. Ao estudar sobre o assunto, você aprenderá a manipular dados e estruturas, criar repositórios, fazer consultas avançadas e automatizar processos. 

Linguagem de Programação

Em Linguagem de Programação, os alunos aprendem sobre Python. Essa é uma das linguagens mais usadas pelos programadores atualmente. Ela tem como principais características ser de alto nível e suportar múltiplos paradigmas de programação.

Desde a sua criação, o Python foi pensado para tornar a programação um processo mais intuitivo. O método de desenvolvimento com código aberto permite que os programadores e usuários ajudem em seu contínuo melhoramento.

Desenvolvimento Web

A disciplina de Desenvolvimento Web visa apresentar para os graduandos os principais elementos para o desenvolvimento e a organização de páginas da internet. Inicialmente, você aprenderá a utilizar CSS, uma linguagem de construção de estilos.

Em seguida, a disciplina se aprofunda em outros temas relevantes, como desenvolvimento web com Javascript e linguagem PHP. Ao final da matéria, espera-se que o aluno esteja preparado para unir o melhor das duas linguagens e que consiga criar materiais e disponibilizá-los na internet.

Desenvolvimento Mobile

Provavelmente, você conhece poucas pessoas que não têm um smartphone. Por isso, o desenvolvimento de aplicativos mobile é uma das principais áreas de atuação da Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Nessa disciplina, você terá uma introdução às tecnologias de desenvolvimento para dispositivos móveis. Em seguida, aprenderá sobre armazenamento Key-Value, armazenamento local e aplicações com Android. Por fim, também aprenderá a utilizar um banco de dados na nuvem com Android e estará apto a desenvolver suas próprias aplicações.

Engenharia de Software

Durante o estudo dessa matéria, você aprenderá os fundamentos de Engenharia de Software e, principalmente, sobre o desenvolvimento ágil de software. Métodos ágeis têm o objetivo de criar softwares úteis rapidamente. Afinal, o mercado é bastante dinâmico, e as regras de negócios mudam muito rápido.

Com isso, os softwares precisam ser adaptados para as novas necessidades das empresas. O processo não pode demandar muito tempo, pois as regras podem mudar logo em seguida. Portanto, o desenvolvimento ágil é fundamental para uma entrega rápida e para manter a competitividade dos negócios.

Direito Cibernético

Sabia que essa matéria também é fundamental para o profissional que trabalha com Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Direito, tecnologia e inovação são temas que se relacionam no mercado, especialmente quando se trata de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Marco Civil da internet e Herança Digital.

Por isso, o graduando em TI também precisa estudar sobre propriedade intelectual, marcas e patentes. A disciplina de Direito Cibernético permite, então, que o profissional atue com mais ética e entendimento das leis.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Você sabia que pode fazer ADS EAD? Na Ampli, as aulas são 100% online e se adaptam facilmente à rotina dos estudantes. Ao escolher nossa instituição de ensino, você terá contato com um novo conceito em ensino a distância.

Isso permite estudar quando e onde você quiser. Nossos cursos tecnológicos são modernos e focam a preparação para o que o mercado de trabalho espera dos profissionais do futuro. Além disso, estamos comprometidos com um ensino de excelência para aumentar a empregabilidade dos graduandos.

E o melhor: tudo isso com um excelente custo-benefício. Com mensalidades a partir de R$ 149,99*, você tem a chance de ter um curso superior de Análises e Desenvolvimento de Sistemas no currículo. Assim, é possível conquistar um ótimo emprego, com um salário que ajude a ter uma vida melhor.

Além do valor da mensalidade acessível, o preço é reajustado apenas uma vez por ano pela inflação. Ademais, você não paga nada se cancelar o curso dentro de um período de teste. Outra vantagem é não precisar fazer pausas para as férias, o que permite a conclusão dos estudos ainda mais rápido.

Faça faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas!

Agora você conhece as matérias de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pode analisar se o curso é interessante para as suas expectativas. Lembre-se de priorizar um estudo de excelência por meio de uma faculdade conceituada. Por isso, escolha aquela que seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e que tenha mensalidades acessíveis!

Quer ter uma formação de qualidade? Inscreva-se no vestibular da Ampli e prepare-se para o futuro!

* Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo