Como pagar a faculdade: 7 dicas para você colocar em prática

Tem muita gente que deixa de cursar o ensino superior por receio de não saber como pagar a faculdade. A gente entende essa decisão, afinal não é legal chegar ao final do mês no vermelho, muito menos ter que parar o curso pela metade por causa de dinheiro.

Só que fazer uma faculdade é muito importante para encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho. É assim que você se especializa para construir uma carreira de sucesso e ocupar vagas com salários maiores.

Não podemos negar que arcar com os custos da faculdade pode ser desafiador, mas tem algumas coisas que ajudam a fazer a mensalidade caber no bolso. Por isso, a emDia, especialista em negociação financeira, preparou este post para trazer algumas dicas fáceis de colocar em prática para você bancar seus estudos. Olha só!

Dicas práticas de como pagar a faculdade

Você pode pagar a faculdade se organizar a sua vida financeira e adotar algumas estratégias. Veja como não é tão complicado!

Faça ‘bicos’ se tiver um tempinho sobrando

Se você tiver algum tempo livre durante a semana – ou mesmo aos finais de semana -, fazer bicos pode ser uma boa ideia. Esses trabalhos rápidos podem aumentar um pouco a sua renda para que você pague a faculdade ou pelo menos complete a mensalidade.

Veja também no blog do emDia: Como organizar a vida financeira.

Dá para trabalhar em alguma loja ou lanchonete, fazer entregas, dar aulas particulares, vender brigadeiro ou qualquer outra coisa. O melhor dessa alternativa é que você pode investir em atividades que gosta de fazer para levantar uma graninha, como artesanatos ou explorar alguns dotes culinários.

Pratique a economia doméstica

A educação financeira é muito importante para que você pague a faculdade, e ela começa no dia a dia. Muitas vezes a gente se habitua aos gastos desnecessários dentro de casa sem perceber que no final do mês isso gera um baita prejuízo. Você pode fazer economia doméstica pesquisando preços e caçando promoções para gastar menos no supermercado ou substituindo as marcas e os produtos que usa, reduzindo o consumo de energia elétrica e de água, optando por receitas econômicas, reaproveitando alimentos e por aí vai.

Veja também no blog do emDia: O que é educação financeira?

Calma, você não precisa passar fome nem ficar no escuro para economizar dinheiro. O objetivo é fazer com que sua casa não gaste demais e buscar formas inteligentes de manter um bom padrão de vida sem ter que pagar muito por isso. Veja aqui 5 gastos para cortar do orçamento e economizar dinheiro!

Considere uma faculdade EAD

Você sabia que pagar uma faculdade EAD pode ser mais fácil? Os cursos semipresenciais e 100% on-line geralmente têm uma mensalidade mais em conta por causa do modo como são estruturados. Isso ajuda bastante quem quer se formar pagando pouco.

Se você está pensando que o valor é menor porque a qualidade é ruim, vai gostar de saber que isso não é verdade! Os cursos EAD têm uma grade curricular igual à dos presenciais, o diploma tem validade idêntica e são oferecidas as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.

Mas por que o valor é menor? A resposta é o custo reduzido que a instituição de ensino tem para montar as turmas a distância! Como a gente falou, a estrutura é diferente, e isso reduz os custos para a faculdade, que faz preços melhores para os alunos.

Busque estágio remunerado

Essa dica é muito legal. Sabia que dá para pagar a faculdade por causa da faculdade? É que quando você está fazendo um curso superior pode conseguir um estágio — e o melhor: remunerado! Então, o dinheiro dele pode ser destinado para a mensalidade. Não é demais?

Veja também no blog do emDia: 8 dicas de como conseguir um emprego!

Tem ainda outra vantagem em fazer um estágio. Esse é um momento muito importante para que você adquira experiência e conheça o dia a dia da profissão que escolheu. Assim, fica mais fácil conseguir um emprego depois, quem sabe até a efetivação onde você está estagiando.

Negocie suas dívidas

Para pagar a faculdade, a mensalidade dela tem que caber no orçamento mensal, certo? Então, o jeito é liberar espaço. Nada melhor do que reduzir as dívidas para não comprometer muito sua renda.

Veja também no blog do emDia: Como conseguir um bom acordo na negociação da sua dívida.

A negociação da dívida pode ter dois objetivos. O primeiro é reduzir o valor das parcelas das compras que você fez a prazo para pagar menos por mês. O outro é limpar seu nome caso tenha alguma conta atrasada. É melhor reconhecer que a dívida existe e tentar um acordo do que deixar os juros crescerem cada vez mais. Desse jeito, você já começa a sair do endividamento e tem um controle melhor da sua vida financeira. Com a emDia, dá pra fazer essas negociações de uma maneira simples, segura e digital, sabia?

Considere o financiamento

Essa é uma opção bem interessante para pagar a faculdade. Dá para financiar o seu curso pelo FIES, um programa do governo, ou diretamente com o banco. Vale analisar cada uma das opções para ver qual é a melhor em seu caso, ou seja, aquela que não vai deixar com a corda no pescoço. Porém, você precisa estar com todas as suas contas em dia para que não haja nenhuma restrição de crédito. Então, a gente volta à dica anterior: aproveitar as soluções da emDia para renegociar dívidas que estiverem atrasadas e ficar com a cabeça tranquila.

Negocie com a faculdade

Muita coisa mudou no ensino superior, fazendo com que ele ficasse mais acessível. As faculdades não são rígidas como antes. Elas oferecem diversas facilidades para que as pessoas cursem o ensino superior, estando abertas a negociações.

As boas instituições de ensino oferecem bolsas, descontos e incentivos para que pessoas com rendas menores ou que estejam passando por dificuldades financeiras tenham a chance de obter o seu diploma. Vale a pena negociar com a faculdade para ver o que pode ser feito para reduzir as parcelas do seu curso!

Importância da organização financeira

Todas essas dicas são muito válidas e ajudam a pagar a faculdade sem passar aperto. Só que de nada vai adiantar se você não se organizar financeiramente. Afinal, estamos falando de uma mensalidade que vai durar pelo menos 1 ano e meio, se você fizer um tecnólogo, mas que pode se estender até 5 ou 6, dependendo do tipo da graduação e da modalidade de ensino.

Então, é fundamental olhar para suas finanças, ver quanto você ganha, quanto gasta, os custos que podem ser reduzidos, de que maneira fazer economia, entre outros detalhes. Assim, vai conhecer sua vida financeira a fundo e se planejar melhor.

Veja também no blog do emDia: Aprenda 7 passos para fazer a gestão financeira dar certo!

Não se esqueça de que a gestão financeira é um hábito que deve ser adquirido. Você precisa saber para onde seu dinheiro vai e estar consciente do que pode ou não gastar todo mês. Desse jeito, não vai passar aperto ao investir em seu futuro.

Como os estudos são um investimento importante, você precisa de organização e de disciplina para pagar a faculdade, além de tomar decisões inteligentes que gerem economia e uma renda extra. Por falar nisso, tem um jeito de você faturar todo mês sem sair de casa. Gostou da ideia? A gente separou 9 formas de ganhar dinheiro na internet de um jeito honesto!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo