Curso Superior em Ciência de Dados
- 0 Com

Descubra tudo sobre o Curso Superior em Ciência de Dados!

Guia de Estudos

Curso Superior em Ciência de Dados

O curso de Ciência de Dados ainda não é muito conhecido, já que essa profissão é relativamente nova no país. Contudo, o cientista de dados está cada vez mais sendo requisitado pelo mercado de trabalho, com o objetivo de atender a uma crescente demanda por mão de obra especializada.

Os profissionais dessa área são responsáveis pelas estratégias de tratamento, armazenamento, estruturação e captação de dados — desde que sigam as legislações desse ramo. Como as decisões corretas evitam gastos desnecessários e potencializam o lucro da empresa, o cientista de dados é considerado uma pessoa indispensável.

E aí, ficou curioso e quer saber como é a graduação em Ciência de Dados e suas características? Então, continue a leitura para saber mais!

Qual é o objetivo da graduação em Ciência de Dados?

A todo o momento, o usuário conectado à internet deixa uma quantidade enorme de rastros em relação a suas preferências de consumo. Ele acessa imagens, links e textos e tudo fica registrado, o que pode ser analisado para auxiliar as empresas na tomada de decisão.

Esse grande volume de informações pode ser estudado pelos profissionais graduados na faculdade de Ciência de Dados. Eles conseguem visualizar esses números e realizar um gerenciamento tendo como intenção a geração de insights.

Assim, é possível afirmar que a área de Ciência de Dados é um ramo da tecnologia que tem como base a Inteligência Artificial para estudar e analisar dados de consumo, econômicos, sociais e culturais. O objetivo principal é a detecção de padrões que possam ajudar as organizações.

Afinal, os cliques na internet deixam rastros que podem ser estudados, revelando preferências e tendências que servem de base no lançamento de novos serviços, produtos ou até mesmo para manter algo que está indo bem.

De modo geral, quem utiliza o Facebook carrega a cada hora aproximadamente 10 milhões de fotos. Com isso, pode-se identificar o que um grupo de pessoas está procurando e o que pode ser útil no momento de uma nova experiência de compra.

Logo, essa carreira atua por meio da interdisciplinaridade, tendo a estatística como um dos direcionamentos principais das informações colhidas. É um campo bastante novo e promissor, por garantir um grande nível de competitividade às corporações.

Para atender aos objetivos, o curso de Ciência de Dados combina análise de dados, estatísticas e métodos científicos. Essas informações são colhidas de várias navegações dos usuários, como formulários preenchidos, apps baixados no celular, páginas da web, entre outras.

Assim, os estudantes devem adquirir um complexo conhecimento ao longo da graduação. Na faculdade, é importante aprender tudo sobre armazenamento, análise e extração de dados. Também é válido desenvolver habilidades de interpretação de relatórios para apresentar à gestão da empresa.

Como a Ciência de Dados está relacionada com a Inteligência Artificial, esse é o outro foco de estudo do curso. Os futuros profissionais devem implementar inovações em sua atuação, levando em conta as regras do negócio e as tendências do mercado de trabalho de TI.

Quais são as principais matérias de Ciência de Dados?

As matérias do Tecnólogo em Ciência de Dados vão além de explicar o que é essa área. Elas oferecem conhecimentos fundamentais a uma formação completa, desde linguagens de programação aos algoritmos e lógica mais comuns ao ramo. A Matemática também é um conteúdo muito presente na matriz curricular desse curso.

Assim, ela precisa ser atual e dinâmica. Isso garante aos futuros profissionais a base de conhecimentos para atuar de modo estratégico no mercado. Por essa razão, é fundamental escolher a faculdade de acordo com essas disciplinas, para receber uma formação de acordo com a sua expectativa.

Confira, abaixo, todas as matérias estudadas no curso de Ciência de Dados da Ampli:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Matemática Instrumental;
  • Modelagem de Dados;
  • Pesquisa Operacional;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Estrutura de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Processamento de Linguagem Natural – NP;
  • Segurança de Dados;
  • Análise Exploratória de Dados;
  • Arquitetura de Dados;
  • Engenharia de Dados;
  • Machine Learning;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Técnicas de Inteligência Artificial;
  • Banco de Dados em Nuvem;
  • Banco de Dados Não Relacionais;
  • Data Mining;
  • Machine Learning II;
  • Programação Orientada a Objetos para Dados;
  • Redes Neurais e Deep Learning.

Todo o conhecimento adquirido durante a formação é muito importante para uma atuação de excelência no mercado de trabalho. A necessidade em manter a prosperidade do negócio faz com que o profissional de Ciência de Dados seja uma figura essencial no ambiente da empresa.

Lembrando que é possível obter uma boa formação ao investir no curso Tecnólogo em Ciência de Dados quando se opta por uma ótima instituição de ensino. Ela deve ser reconhecida pelo MEC e fornecer apoio à sua jornada do início ao fim da graduação.

Qual a duração do curso de Ciência de Dados?

A faculdade de Ciência de Dados é oferecida na opção Tecnólogo, com curta duração. Isso significa que você consegue se formar em apenas 1 ano e 11 meses (4 semestres). Assim, em pouco tempo, é possível ter o diploma em mãos para trabalhar como um cientista de dados.

Se você está em dúvidas se esse tempo é suficiente para aprender todos os conceitos da carreira, não precisa se preocupar. O Tecnólogo é um formato que tem como foco principal a atuação profissional — até mesmo a teoria é estudada em sincronia com as atividades práticas.

O estudante deve colocar a mão na massa para aprender as metodologias, linguagens, técnicas, entre outros conhecimentos. Também é importante lembrar que o diploma de um Tecnólogo é valorizado pelo mercado. Isso porque é uma formação de nível superior, assim como a Licenciatura e o Bacharelado.

Os únicos pontos que mudam são o foco e a duração, dando a base a verdadeiros especialistas na área. Apesar de ser uma formação curta, saiba que ela não é fixa, ok? Isso acontece porque alguns fatores podem influenciar no tempo em que você leva para concluir o curso, como reaproveitamento de alguma disciplina, atraso em matérias, etc.

Caso você fique de DP em algum conteúdo, ou seja, esteja devendo alguma disciplina, saiba que é possível aumentar o tempo de formação. Essa situação acontece quando o aluno não atinge a nota mínima necessária para ser aprovado no semestre.

Com isso, é necessário refazer a matéria, aumentando, com isso, a duração da faculdade de Ciência de Dados. Além disso, caso tenha iniciado a graduação em outra instituição de ensino, saiba que é possível usar os créditos de matérias já cursadas para concluir o curso em um tempo menor — maravilha, não é mesmo?

Qual é o preço do curso de Ciência de Dados?

Aqui na Ampli, a graduação em Ciência de Dados, um dos principais cursos para quem deseja ser programador, é construída de maneira dinâmica e única. Ela fortalece as possibilidades do aluno no mercado de trabalho. Com isso, buscamos oferecer um ensino de muita qualidade a um preço acessível.

Um ponto que merece destaque é que todos os nossos cursos de graduação apresentam uma mensalidade acessível! Você paga valores diferenciados do mercado, estudando com qualidade de onde estiver!

Assim, o nosso objetivo é incentivar a entrada de cada vez mais estudantes no ensino superior e, por essa razão, oferecemos um preço que cabe no seu bolso. Com isso, fica mais fácil ingressar no Tecnólogo em Ciência de Dados sem precisar se preocupar se vai conseguir pagar as mensalidades em dia.

Como se matricular no curso de Ciência de Dados?

Se você já decidiu que quer seguir carreira em Ciência de Dados, uma das profissões em alta na tecnologia, deve estar curioso para saber como fazer a matrícula nesse Tecnólogo, certo?

O primeiro passo é escolher a instituição de ensino certa, que oferece vantagens exclusivas aos seus alunos. Aqui na Ampli, você terá acesso a uma aprendizagem de qualidade e, para se matricular na faculdade de Ciência de Dados, é bem fácil. Veja o passo a passo:

  • basta acessar o site da Ampli, clicar na aba “cursos” e marcar a opção “graduação”;
  • depois, você deve selecionar a faculdade de Ciência de Dados;
  • no lado inferior direito da tela, clique na alternativa “experimente 1 mês grátis”;
  • nesse passo, é importante acrescentar o seu nome completo, o seu e-mail e o número de celular;
  • após isso, clique no botão “inscreva-se de graça”;
  • você será redirecionado para optar pela forma de ingresso que deseja, podendo ser o uso da nota do Enem ou o vestibular online;
  • depois, o candidato deve informar os seus dados pessoais, como endereço, data de nascimento e número de CPF;
  • por fim, basta concluir a inscrição e você receberá um e-mail solicitando toda a documentação que precisa ser enviada.

Viu só como é simples fazer a inscrição no curso de Ciência de Dados? Em poucos minutos, você fica mais próximo de realizar o sonho de ingressar no ensino superior!

Qual é o perfil do estudante de Ciência de Dados?

O aluno que cursa Ciência de Dados costuma gostar de resolver problemas e tem um perfil mais lógico. Além disso, precisa se dar bem em matemática e em cálculos, habilidades que auxiliam a ganhar destaque no mercado e podem ser desenvolvidas durante o curso.

Veja outras características importantes.

Pensamento lógico

Os profissionais que trabalham nessa área devem conseguir pensar de modo analítico e lógico. Afinal, eles precisam lidar com uma grande quantidade de informações, sendo importante pensar em soluções eficazes e rápidas para os problemas que surgem na rotina.

Criatividade

Criatividade é uma característica essencial para o trabalho do cientista de dados. Isso porque ele deve olhar para um problema de um outro modo para conseguir resolvê-lo. Além disso, é importante atuar fora da zona de conforto de maneira constante, sabendo se adaptar.

Boa comunicação

Ter uma boa comunicação com as pessoas no ambiente de trabalho é fundamental para quem deseja atuar com a ciência de dados. Assim, é necessário saber passar as informações e ter educação com todos ao redor. Tudo isso evita problemas provocados por um mal-entendido e melhora o trabalho como um todo.

Em que modalidades o curso de Ciência de Dados é oferecido?

Na Ampli, o Tecnólogo em Ciência de Dados é oferecido na modalidade de ensino a distância. Esse formato é uma ótima alternativa para quem não consegue frequentar a instituição de ensino durante os 5 dias da semana e precisa conciliar os estudos com outros afazeres diários, como família e trabalho.

Nessa opção 100% online, as atividades, as aulas e os materiais de estudo, como livros, apostilas e conteúdos interativos, são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse caso, você só precisa ir à faculdade uma vez por mês para realizar provas e testes presenciais.

Assim, a frequência é menor, o que agrada muitos alunos que têm um dia a dia mais corrido. Uma das vantagens da modalidade de ensino EAD é que ela ajuda o graduando a desenvolver algumas habilidades digitais, ou seja, é possível aprender a utilizar várias ferramentas online.

É importante ressaltar que o diploma de um curso a distância tem a mesma validade que o de uma graduação presencial, sendo reconhecido pelo MEC. Além disso, existem outras vantagens do EAD para a sua formação, como:

  • boa qualidade do ensino;
  • diminuição dos gastos com transporte;
  • boa estrutura física;
  • mensalidades mais em conta.

Como a Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Se você tem o sonho de cursar Ciência de Dados e atuar nesse mercado de trabalho em alta, saiba que a Ampli pode ajudá-lo a realizar esse desejo! Somos uma instituição de ensino que apresenta cursos de graduação e pós-graduação a distância, com grade curricular atualizada e corpo docente formado por mestres e doutores experientes.

Também oferecemos diferenciais exclusivos para a sua formação, como:

  • primeiro mês de matrícula grátis;
  • preço das mensalidades acessíveis;
  • ausência de pausas para férias (com isso, você se forma mais rápido).

Agora é com você!

Viu só como o curso de Ciência de Dados é uma boa opção para seguir carreira? Então, não deixe de investir na sua formação. Estude na Ampli e tenha acesso a um ótimo ensino a distância!

Gostou do post e quer fazer o curso de Ciência de Dados na Ampli? Então, não perca tempo. Inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

COMENTÁRIOS