Conheça as principais matérias da grade curricular de Estética e Cosmética!

As matérias de Estética e Cosmética visam fornecer a base para o graduando se tornar um profissional qualificado para avaliar e realizar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares. Para isso, o aluno aprende a utilizar métodos e produtos cosméticos adequados.

Ao final da graduação, o profissional estará pronto para sugerir procedimentos de recuperação de lesões, prevenção do envelhecimento, gerenciar empresas do segmento e participar de pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias na área.

Se você quer saber mais sobre o que se estuda na faculdade de Estética e Cosmética, continue a leitura e confira!

Veja a grade curricular de Estética e Cosmética por semestre

1º Semestre:

  • Competências para a Vida;
  • Biossegurança;
  • Empreendedorismo;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Ética, Política e Sociedade.

2º Semestre:

  • Primeiros Socorros;
  • Imagem Pessoal e Visagismo;
  • Química Geral;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Capilar;
  • Técnicas de Massagem Facial;
  • Estética Aplicada nas Intervenções Médicas Corporais.

3º Semestre:

  • Anatomia Geral e Comparada;
  • Eletrotermofototerapia;
  • Fisiologia Comparada;
  • Recursos Cosméticos Aplicados à Estética;
  • Técnicas de Massagem Corporal;
  • Técnicas Orientais Aplicadas à Estética.

4º Semestre:

  • Terapias Alternativas e Qualidade de Vida;
  • Procedimentos Estéticos Pré e Pós-operatórios;
  • Cosmetologia Aplicada às Disfunções Estéticas;
  • Estética Aplicada às Intervenções Médicas Faciais;
  • Cosmetologia e Estética;
  • Recursos Estéticos Manuais.

Conheça um pouco das principais matérias da faculdade de Estética e Cosmética

Embora existam os cursos técnico e Tecnólogo em Estética, apenas a segunda alternativa é considerada de nível superior. Nesse caso, quem se forma pode fazer cursos de pós-graduação. Interessante, não é mesmo? Mas antes de tomar sua decisão, saiba mais sobre as principais matérias da faculdade de Estética e Cosmética!

Biossegurança

A biossegurança envolve diversas medidas voltadas para ações de minimização, prevenção ou eliminação de riscos inerentes às atividades que podem comprometer a saúde humana ou a qualidade do trabalho. Por isso, essa é uma das disciplinas mais importantes para o profissional de Estética.

Nesse conteúdo, você aprenderá sobre noções microbiológicas e higienização das mãos, doenças infectocontagiosas e legislação em biossegurança. Além disso, aprenderá como funcionam os processos de esterilização, desinfecção e limpeza, bem como o correto manejo de resíduos nos serviços de saúde. Tudo isso ajudará a desenvolver um trabalho muito mais seguro.

Empreendedorismo

Como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, as empresas buscam qualificação aliada às experiências profissionais. Atualmente, conciliar as duas demandas é muito difícil. Nesse sentido, uma das grandes vantagens da faculdade de Estética e Cosmética é que você pode abrir uma clínica e ser dono do próprio negócio após a formatura.

Para isso, é essencial estudar sobre empreendedorismo e plano de negócios. Afinal, empreender significa aprender a pensar, agir, liderar e inovar. Apesar dos desafios, o empreendedor contribui para o crescimento econômico, a geração de emprego e renda.

Técnicas Aplicadas à Estética Capilar

Problemas capilares e patologias do couro cabeludo são bastante comuns entre as pessoas. Por isso, esses são alguns dos assuntos que você estudará na disciplina “Técnicas Aplicadas à Estética Capilar”. Além disso, você aprenderá a fazer uma avaliação tricológica para conseguir orientar melhor os clientes.

Outro assunto bastante interessante que será abordado são as técnicas de visagismo capilar. Isso permite oferecer um serviço ainda mais personalizado, agregando valor ao seu trabalho.

Recursos Cosméticos Aplicados à Estética

Sabia que o curso de Estética e Cosmética também orienta os alunos para que eles sejam capazes de desenvolver novas tecnologias na área? Para isso, a matéria “Recursos Cosméticos Aplicados à Estética” ensina sobre ativos cosméticos aplicados à estética, formulações cosméticas, tratamentos cosmetológicos da pele e fotoproteção.

Mas não se preocupe. Para que você tenha toda a base necessária para entender os conceitos, a grade curricular conta com disciplinas como Química Geral e Anatomia.

Técnicas Orientais Aplicadas à Estética

Você sabia que o curso de Estética e Cosmética não se limita à medicina ocidental? É importante que o profissional da área saiba tratar o ser humano com uma visão holística, não apenas de fora para dentro, obtendo resultados momentâneos. As desarmonias estéticas podem ser tratadas de forma ampla com o auxílio da medicina tradicional chinesa.

Por isso, nessa matéria, você aprenderá sobre Shiatsu e quick massage, técnicas de auriculoterapia na estética, reflexologia podal e zonas reflexas. Assim, você poderá oferecer soluções em uma das áreas que mais atrai a atenção dos clientes.

Cosmetologia e Estética

Você sabe como os cosméticos agem e devem ser aplicados no cabelo, rosto e corpo das pessoas? É isso que você aprenderá nessa disciplina. Com esse conhecimento, é possível entender quais são os produtos mais adequados para cada tipo de fio e pele. Assim, o profissional terá muito mais segurança para utilizar os itens corretos nos pacientes durante os atendimentos.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Agora que você conhece a matriz curricular de Estética e Cosmética, talvez esteja se perguntando onde fazer o curso. Saiba que a Ampli oferece o tecnólogo em Estética EAD para você ter a melhor formação com mensalidades acessíveis.

Com o curso a distância, você pode estudar quando e onde desejar. Ou seja, a faculdade se torna muito mais flexível e pode se encaixar na sua rotina. Também é possível conciliar os estudos com o trabalho. Além disso, o preço é pensado para atender a pessoas que buscam mensalidades com o melhor custo-benefício.

Na Ampli, a partir de R$ 149,99*, você pode realizar o sonho de fazer faculdade e se tornar um profissional de Estética e Cosmética. Trata-se de uma formação tecnóloga, que prepara o graduando para uma atuação multidisciplinar, empreendedora e atualizada. Em apenas quatro semestres você pode obter seu diploma e encontrar o seu lugar no mercado de trabalho de Estética e Cosmética.

Logo, em pouco tempo você já estará pronto para colocar em prática tudo aquilo que aprendeu durante o curso.

Estude na Ampli!

Percebeu como as matérias de Estética e Cosmética são pensadas para que você se torne um profissional capacitado? Elas fornecem as informações mais relevantes para formar tecnólogos preparados para o mercado de trabalho.

Quer começar a sua vida acadêmica e trilhar um caminho de sucesso? Então inscreva-se já no vestibular da Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo