Veja tudo o que precisa saber sobre a área de Estética e Cosmética!

Se você entende que não é apenas um trabalho, mas um privilégio usar conhecimentos em saúde e beleza para ajudar outras pessoas a se expressar, provavelmente você é a pessoa ideal para trabalhar com Estética e Cosmética.

Os esteticistas e outros profissionais da indústria da beleza fazem a diferença na vida das pessoas de muitas maneiras diferentes. Eles ajudam na criação, produção, divulgação, teste e uso de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Se você está em busca de uma carreira e se o seu coração bate mais rápido quando o assunto é saúde e beleza, a graduação em Estética e Cosmética pode ser a porta de entrada para trabalhar com o que mais ama. Acompanhe este post e saiba tudo sobre a área!

Como funciona a área de Estética e Cosmética?

Estética e Cosmética são os dois componentes centrais da indústria da beleza. A Estética na saúde envolve todos os procedimentos e técnicas que visam a promoção da beleza corporal, facial e capitar e do bem-estar dos pacientes.

As técnicas e os procedimentos incluem, por exemplo, limpeza de pele, hidratação, massagens, bronzeamento, drenagem linfática, depilação e harmonização facial.

Já a Cosmética, ou a Cosmetologia, abrange os produtos cosméticos que colaboram para os procedimentos e tratamentos de beleza.

O profissional tecnólogo em Estética pode ser conhecido como esteticista cosmetológico. Ele está apto a executar uma variedade de procedimentos e atuar na consultoria de produtos cosméticos.

Por atuar em uma área que está em alta, o esteticista cosmetológico encontra oportunidades de trabalho em uma série de áreas de atuação, desde a área de saúde e centros de pesquisa até o varejo e o setor industrial.

Entre as principais atribuições de um esteticista cosmetológico, estão:

  • estética e embelezamento — indicar cosméticos e realizar procedimentos de embelezamento adequados para cada tipo de pele, unha e cabelo;
  • conservação — proteger a saúde corporal, facial e capilar dos efeitos nocivos do meio ambiente, como a radiação solar e as oscilações de temperatura;
  • correção — produtos e tratamentos para corrigir imperfeições na pele, equilibrar disfunções do corpo e retardar os efeitos do envelhecimento.

Dependendo da área de atuação, um esteticista pode trabalhar simultaneamente com várias das principais atribuições da sua profissão.

Como está o mercado de Estética e Cosmética?

Uma formação profissional como esteticista cosmetológico abre suas portas para um mercado de trabalho amplo.

Você poderá atuar em consultórios de dermatologia, spas, laboratórios de grandes indústrias, salões de beleza, centros de cirurgia plástica ou até na sua própria casa, caso tenha a vontade de empreender na área e ser um profissional autônomo.

As oportunidades de emprego na área não param de crescer. O Brasil é considerado o 4° maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo matéria da Revista Forbes. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

O nosso mercado continuou se expandindo nos últimos anos. Enquanto muitos setores da economia passaram por dificuldades, o mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos teve um crescimento de 5,8% em 2020 e, no ano seguinte, ainda conseguiu crescer 5,7% nos primeiros quatro meses.

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Grandes marcas brasileiras e internacionais investem milhões de reais em pesquisas para a produção e teste de novos cosméticos, todos os dias surge uma novidade no mercado de beleza e o número de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos nunca foi tão alto no país.

Mais oportunidades estão sendo criadas para esteticistas e, como consequência, o mercado está cada vez mais competitivo. Você que tem interesse na área deve investir na sua qualificação para disputar de igual para igual vagas em grandes empresas.

Quais são as principais atuações do profissional de Estética e Cosmética?

Aqui estão as principais carreiras que você pode seguir com uma graduação em Estética e Cosmética.

Especialista em cuidados com a pele

Especialistas em cuidados com a pele fornecem aos seus clientes uma variedade de serviços da cabeça aos pés e são necessários em muitos salões. O objetivo geral de um especialista em cuidados com a pele é ajudar a melhorar a aparência e a saúde da pele do seu cliente.

Muitas pessoas procuram especialistas em cuidados com a pele para serviços como tratamentos faciais, massagens e tratamentos de corpo inteiro para ajudar na esfoliação, hidratação e outros tratamentos benéficos para a saúde da pele.

Especialista em depilação

Quando os esteticistas optam por se concentrar em uma especialidade, outra rota muito popular que a maioria dos recém-formados segue é a depilação. A depilação facial e corporal pode ser feita de muitas maneiras, mas algumas das mais populares são depilação com cera, depilação com pinça e tratamentos a laser.

Quase todos os salões oferecem serviços de depilação, mas essa também é uma especialidade que você pode oferecer aos clientes de forma independente.

Técnico em laser

Outra oportunidade de carreira médica estética é ser um técnico de laser. Um técnico de laser trabalha sob a supervisão de um médico em um spa médico, clínica ou hospital.

A principal tarefa do trabalho é avaliar a pele de cada paciente com base no tipo e condição e elaborar o melhor plano de tratamento centrado no laser.

Dependendo do tipo de serviço oferecido na clínica de estética médica em que você acaba trabalhando, você pode usar a tecnologia a laser para:

  • tratamentos para rugas e linhas finas;
  • remoção de tatuagem;
  • rosácea;
  • tratamento de varizes;
  • tratamento de acne;
  • tratamentos faciais;
  • depilação definitiva.

Assistente de cirurgião plástico

Como assistente de um cirurgião plástico, você ajudará a preparar os pacientes para as consultas de cirurgia agendadas, explicará diferentes opções de tratamento ou procedimento aos pacientes e os ajudará a saber em detalhes qual será o método de atendimento pós-operatório.

Além disso, você pode ser solicitado a sentar-se com o cirurgião durante o estágio de consulta para obter uma melhor compreensão das necessidades individuais do paciente.

Maquiador

Os maquiadores têm a oportunidade de trabalhar de forma independente ou para uma empresa maior para fornecer uma variedade de serviços. O seu papel é usar cosméticos e técnicas profissionais para melhorar a aparência de seus clientes.

As pessoas tendem a procurar maquiadores para fornecer glamour para casamentos e eventos. Muitas indústrias, como mídia, lojas de varejo e moda, também precisam de maquiadores à mão para serviços do dia a dia.

Gerente/Proprietário de Salão e Spa

Abrir ou gerenciar seu próprio spa é uma ótima carreira na área de Estética para pessoas que querem ser seu próprio patrão.

Com forte networking e marketing, os recém-formados podem construir sua base de clientes e oferecer uma variedade de serviços estéticos ou escolher uma especialidade para se concentrar, como depilação ou cuidados com a pele.

Representante de marca

As marcas de cosméticos estão sempre precisando de alguém que possa representar e vender seus produtos para os consumidores e lojas de varejo. Ao tentar entrar em novos mercados e lançar novos produtos, as marcas enviam representantes para se encontrar com lojistas e clientes em potencial para falar sobre sua marca.

Sendo capaz de utilizar sua formação profissional como esteticista, você poderá falar sobre os benefícios de um nível altamente profissional.

Vendedor de lojas de maquiagem e cosmético

Muitos esteticistas começam suas carreiras vendendo produtos de maquiagem e cuidados com a pele em um ambiente de varejo.

Há centenas de vagas em todo o país para pessoas que trabalham como especialistas em beleza em balcões de maquiagem ou lojas. Se você está prosperando em ambientes de atendimento ao cliente, é uma ótima opção para você.

Blogueira de beleza

Nos últimos anos, os conteúdos de beleza ganharam muitos seguidores nas redes sociais. Se você deseja começar a construir uma presença em plataformas como YouTube e TikTok, ou prefere escrever seu próprio blog, a variedade de conteúdos que você pode criar é infinita.

Você pode ganhar ainda mais dinheiro por meio de patrocínios de marcas que querem divulgar seus produtos para o grande público. As blogueiras e os blogueiros de beleza fazem análises de produtos e conteúdos de rotinas diárias e melhores práticas de beleza.

Quais são as tendências para Estética e Cosmética?

Assim como é tentador acompanhar as novidades na timeline das redes sociais, é importante fazer o mesmo à medida que as tendências surgem na sua futura área.

Se você ficar atualizado com as últimas tendências, será muito mais fácil prever as coisas que estão por vir no futuro e, quem sabe, se especializar em uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho de Estética e Cosmética.

Quer uma ajudinha? Aqui estão algumas das tendências em alta na indústria da beleza.

Diversidade e inclusão

A indústria de estética e cosmética tem sido extremamente suscetível a retratar padrões de beleza. Embora não haja dúvida de que a representação continua severamente distorcida na mídia e na indústria em geral, tem havido tendências cada vez mais positivas em relação à diversidade e inclusão.

Grandes marcas adaptaram seu marketing e variedade de produtos para atender a uma ampla gama de etnias. O aumento na diversidade também incentiva que novas pesquisas sejam feitas para o tratamento de uma variedade de tipos de pele.

Essa inclusão democratizou ainda mais a beleza e criou um ecossistema maior de entusiastas desse segmento.

Produtos personalizados

As pessoas querem produtos de beleza adaptados àquilo que as torna únicas. Isso vai desde a melhor cor de batom para cada tipo de rosto até o melhor shampoo para os tipos de cabelo e os melhores produtos de tratamento para cada pele.

É uma tendência que impacta desde as pesquisas de cosméticos em laboratórios aos tipos de produtos de beleza que estão disponíveis na vitrine das lojas. Ou seja, toda a indústria da beleza é levada a oferecer ao consumidor final uma variedade de produtos para que ele encontre aqueles que mais se adaptam à sua necessidade.

Empreendedorismo digital

A internet e as redes sociais continuam a mudar a maneira como os consumidores descobrem novos produtos, se envolvem com marcas e percebem a importância da beleza e da saúde em suas vidas.

Se você quer fazer as pessoas se sentirem bem e confiantes consigo mesmas, o empreendedorismo digital é o caminho certo para o seu futuro. Com certeza, não será difícil encontrar clientes em um mercado tão aquecido quanto o da beleza.

Como ingressar no mercado de Estética e Cosmética?

Qual o caminho para o primeiro emprego? Como em qualquer outra área, conseguir seu primeiro emprego na indústria de Estética e Cosmética exige estratégia, preparação e muita dedicação.

Separamos algumas dicas sobre o que pode ser necessário para entrar nessa indústria em crescimento e começar a fazer o que você ama.

Invista na sua educação

Embora possa haver alguns desafios ao longo do caminho, aprender sobre a indústria da beleza é uma maneira gratificante de perseguir sua paixão pela beleza e pelos cuidados com a pele.

Um diploma de ensino superior poderá dar a você não apenas a valorização necessária em um mercado altamente competitivo, mas uma base sólida sobre procedimentos, tratamentos e técnicas para ingressar nas áreas de atuação.

Adquira as habilidades valorizadas na sua área

Com novos produtos, novas formulações, novas pesquisas de mercado e novas influências e influenciadores sociais e digitais, é fundamental se manter em dia com as novidades da área e aberto a aprender as habilidades valorizada na área.

  • o interesse em estudar assuntos da saúde, como anatomia, biossegurança e química geral, pode facilitar seu percurso como esteticista desde a faculdade;
  • a vontade legítima de ajudar as pessoas é outra habilidade fundamental para o contato com os pacientes que, muitas vezes, enfrentam questões de autoestima e querem solucioná-las por meio de procedimentos estéticos;
  • a vontade de empreender é outra habilidade que está em alta, visto que os empreendimentos na área de beleza e saúde fazem um grande sucesso.

E aí, você tem as habilidades valorizadas em um esteticista? Se ainda precisa desenvolver alguma delas, aproveite o período da faculdade para treinar e se aprofundas na área.

Por que ingressar no curso de Estética e Cosmética da Ampli?

A Ampli vai ajudar você a dar os primeiros passos na sua carreira na área de Estética e Cosmética.

Confira, aqui embaixo, as principais vantagens de estudar na Ampli!

Graduação de curta duração

Forme-se em 2 anos! O curso de tecnólogo em Estética e Cosmética na Ampli tem uma grade curricular enxuta, voltada para as habilidades e competências práticas do esteticista no mercado de trabalho.

Você ainda pode encurtar o seu tempo de formação para menos de 2 anos, assistindo às aulas e cumprindo as atividades do curso em um ritmo de estudos mais acelerado.

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fica disponível por 24 horas, 7 dias por semana. Assim, você pode organizar seu calendário e ditar seu ritmo de estudos para se formar em tempo recorde.

Vale lembrar que o técnico e tecnólogo em Estética são dois cursos diferentes, ok? Enquanto o técnico é uma formação de nível médio, o curso tecnólogo é um curso superior.

Sem mensalidade abusiva

O valor da mensalidade na Ampli é o mesmo em todos os nossos cursos de graduação, sem ajustes inesperados ou valores que não cabem no seu bolso dos estudantes.

Antes de se comprometer em pagar as mensalidades, você pode estudar um período de avaliação de graça. É simples: você não paga nada enquanto testa o conteúdo e plataforma na Ampli e, caso cancele a matrícula dentro desse período, também não terá custos.

Flexibilidade para estudar

Entre as principais vantagens do EAD encontra-se a flexibilidade para estudar de onde quiser. Você pode usar o aplicativo da Ampli para baixar as aulas pelo celular e assistir até sem internet.

Suporte ao aluno sempre que você precisar

Na Ampli, toda comunicação é no ambiente digital. Você pode entrar em contato com a nossa equipe por e-mail ou mensagem no chat do site.

O time de atendimento da Ampli está disponível de segunda a sexta-feira em horário comercial. Se precisar tirar uma dúvida, conte com a gente.

Ampli agora é Anhanguera. Inscreva-se no vestibular online!

Agora que você conhece todas as possibilidades do mercado de Estética e Cosmética, ficará mais fácil decidir se essa é a carreira certa para o seu futuro profissional.

Conquiste seu diploma e construa uma carreira de sucesso! Aproveite para se inscrever no vestibular online. Ampli e Anhanguera estão juntas, e a inscrição é de graça e 100% digital!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo