Tem Pós em Engenharia Ambiental? Como é a especialização

Quando a faculdade acaba, surge um grande questionamento do que será que tem agora? A vida adulta depois da graduação, para muitos, se torna um verdadeiro desafio sem nenhum manual de sobrevivência. Com isso, muitos procuram pela pós-graduação como um período de adaptação para essa realidade junto com uma ampliação de conhecimento direcionado ao seu futuro profissional.

A opção de se fazer uma pós-graduação é possível para qualquer curso, inclusive para aqueles que optarem por cursar Engenharia Ambiental. O segmento dessa nova fase para o aluno vai depender da sua afinidade e interesse por qual área de atuação você tem interesse. Porém, também existem algumas opções de curso mais genéricos, para aqueles que ainda não estão 100% seguros de sua área.

Devo fazer uma pós-graduação em Engenharia Ambiental?

Para um profissional que deseja filtrar e aprimorar suas competências para determinado mercado, a pós-graduação é uma etapa crucial. Ela consiste na ideia de capacitar o recém-formado em um determinado assunto dentro de uma área do conhecimento mais genérica e desenvolver habilidades mais específicas.

Com certeza optar por fazer uma pós-graduação vai te possibilitar ter mais conhecimento e direcionamento para boas oportunidades. A especialização pode te abrir portas para vagas de emprego, te dando uma vantagem competitiva nos processos. Além disso, é também por meio dessa informação que o setor de RH (Recursos Humanos) da empresa identifica qual é a melhor posição para você.

Como funciona o mundo da pós-graduação em Engenharia Ambiental?

O diferencial que uma pós-graduação pode trazer no currículo pode ser essencial para conquistar aquela vaga desejada e até mesmo ter aumentos salariais. Se você tem interesse em fazer uma pós, a parte mais importante é escolher o curso que você quer. Porém, antes é importante explicar como funciona o Brasil. O Ministério da Educação divide a pós-graduação em duas áreas: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Cursos Lato Sensu

    • Especialização;

    • MBA (Master Business Administration).

Cursos Stricto Sensu

    • Mestrado;

    • Mestrado Profissional;

    • Doutorado;

    • Pós-doutorado.

Os cursos que mais se aproximam da interpretação acadêmica tradicional são os chamados cursos stricto sensu (também conhecidos como sentido estrito na tradução). É um mestrado ou doutorado voltado para a pesquisa e produção científica. Assim, eles concedem o título de “mestre” ou “doutor” à pessoa que concluiu o curso e foi aprovada na sua tese ou monografia.

Já os cursos lato sensu (também conhecidos como sentido amplo na tradução) expandem o que foi aprendido na graduação, eles não têm uma forte conexão acadêmica. A falta dessa conexão permite que sejam ofertados em um leque mais amplo de áreas, fazendo com que se aproximem mais do competitivo mercado de trabalho.

Descubra tudo sobre fazer um MBA em Engenharia Ambiental

Agora vamos te explicar como funciona o MBA, um dos tipos de cursos de pós-graduação mais requisitados pelos jovens profissionais, justamente por ter mais proximidade com o mercado de trabalho. O objetivo desta pós é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o campo da administração. O MBA permite que os profissionais desenvolvam habilidades cruciais para as operações de negócios.

As vantagens de escolher um MBA:

    • Terá habilidades mais vasta na sua área de atuação, assim como você poderá explorar ferramentas durante o curso, permitindo maior conhecimento como também as coloque em prática no seu dia;

    • Irá ampliar os seus contatos no meio profissional, por meio de professores da área e colegas com experiências diferentes da sua no mercado;

    • Terá mais oportunidades de trabalho, tanto para quem deseja um novo emprego como para quem busca maior destaque;

    • Exercitam os alunos, além de tudo, na capacidade de liderança e resolução de conflitos de forma assertiva e autônoma;

    • Vai te deixar pronta para enfrentar variados cenários no meio corporativo.

Descubra tudo sobre fazer uma especialização em Engenharia Ambiental

O objetivo do curso de especialização, que também é do tipo Lato Sensu, é manter os profissionais atualizados para poderem atuar ou se preparar para o mercado de trabalho da melhor forma. O objetivo é formá-los em um tema dentro de uma ampla área de conhecimento, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades especializadas com vistas à prática profissional.

Qual a duração de um curso de pós-graduação em Engenharia Ambiental?

Quando falamos em duração de um programa de pós-graduação, sem dúvida será menor do que o tempo que você passar na sua graduação. Em geral, todos esses programas de pós-graduação, sejam stricto ou lato sensu, têm duração aproximada de dois anos. No entanto, apesar de raras, certas especializações duram apenas um ano e te oferecem um diploma reconhecido.

Além disso, a maioria dos cursos oferecidos têm aulas que acontecem à noite ou até mesmo aos finais de semana (dependendo do curso que você escolher) e possuem conteúdo teórico e prático. Obtenha referências sobre os tópicos em que deseja trabalhar como profissional e escolha a melhor pós-graduação para você seguir carreira.

Transforme o seu sonho em realidade com a Ampli! 

Quando você escolhe por fazer uma pós-graduação de qualidade e reconhecida pelo MEC, você se torna mais apto para o mercado de trabalho, além de poder ser o diferencial perfeito para ter um aumento no seu salário. Por isso, você já é um engenheiro ambiental e quer melhorar seus conhecimentos, a Ampli é sua parceira!
A Ampli é pode te ajudar neste momento da sua vida oferecendo alguns cursos de pós-graduação para você! Acesse a página de cursos de pós-graduação na Ampli, descubra todas as suas opções e seja um profissional melhor, mais reconhecido e bem remunerado!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo