Veja como funciona o Curso de Pós-Graduação em Economia!

Um diploma de Economia pode abrir portas no mercado de trabalho, mas uma pós-graduação pode colocar você à frente de muitos concorrentes em seleções, além de ser um pré-requisito para trabalhar em algumas empresas de grande porte e transnacionais.

Com uma especialização em Economia, você pode trabalhar nas áreas de negócios, bancos, serviços financeiros, órgãos públicos, consultoria, organizações sem fins lucrativos, políticas públicas, pesquisa, entre outros setores.

Neste post, vamos explicar melhor como funciona uma pós-graduação em Economia. Continue a leitura e veja como essa especialização poderá contribuir com sua vida profissional!

Qual é o objetivo da pós-graduação em Economia?

É chamado de pós-graduação todo curso que aprofunda conteúdos vistos na graduação. Podem ser de dois tipos: lato sensu — especializações ou Master Business Administration (MBA) — ou stricto sensu, conhecidos como mestrado e doutorado.

O objetivo de uma pós-graduação em Economia pode variar de acordo com esse critério. Um mestrado, por exemplo, é voltado a quem deseja se aprofundar na pesquisa científica dentro da sua área e seguir uma carreira acadêmica.

Já um MBA proporciona aos profissionais a atualização e aperfeiçoamento de seus conhecimentos para o mercado de trabalho. Como o foco está em uma formação corporativa, ao longo do MBA, você pode traçar novas metas para sua carreira, ampliar seu campo de atuação e ter a chance de melhorar a remuneração salarial ao final.

Em um MBA de economia, os alunos aprendem não apenas as habilidades analíticas e de resolução de problemas para ter sucesso no mundo do trabalho, mas também a perspicácia de negócios necessária para entender mercados mais complexos.

Quais são as principais opções de especialização em Economia?

Para aqueles interessados ​​em seguir carreira na Economia, existem várias especializações disponíveis. Dependendo de seus objetivos profissionais e projeto de vida, você pode fazer a melhor escolha.

A seguir, confira as principais opções e veja com qual delas mais se identifica.

Economia para Negócios

A especialização em Economia para Negócios permite que você aperfeiçoe seus conhecimentos e habilidades de gestão, diagnóstico e desenvolvimento de estratégias econômicas que visem melhorar o desempenho das empresas com base em estudos de mercado.

Nessa especialização, você vai estudar temas como estratégia econômica e empresarial, Planejamento Financeiro e Orçamentário, Formação de Preços e Custos, Relações Econômicas Internacionais e Microeconomia para ampliar as perspectivas do profissional, preparando-o para um melhor exercício da profissão em empresas de diferentes portes.

Economia do Trabalho

Na Economia do Trabalho, você pode estudar conceitos de nível macro, como oferta de trabalho e desemprego, ou conceitos de nível micro, como os determinantes do capital humano.

Economia financeira

A economia financeira é uma área multifacetada. Além de assuntos essenciais como precificação de ativos, gestão de risco e governança corporativa, você encontra assuntos como estruturas legais, regulatórias, fiscais e de governança que cercam o sistema financeiro.

Mercados internacionais

A Economia de Mercados internacionais lida com as causas e consequências das transações econômicas entre países, como comércio e investimento estrangeiro direto. Instituições, regras e acordos que regulam a atividade comercial e financeira entre eles também está no foco desse campo de estudo.

Economia da saúde

A Economia da Saúde é a aplicação de teorias e métodos econômicos na área da saúde. Nesse campo, você encontra pesquisas aplicadas e metodológicas sobre a relação entre saúde e fatores/comportamentos econômicos.

Estudos produzidos nessa área lançam luz sobre a demanda por saúde, investigando, por exemplo, as consequências de doenças crônicas e comportamentos não saudáveis, como consumo de álcool, tabaco e obesidade, em aspectos econômicos da população.

Você também pode estudar o impacto dos determinantes econômicos no início da vida e na idade adulta, tanto no nível individual quanto no nível macro, levando em consideração os potenciais efeitos de recessões e avanços na saúde.

Outros temas envolvem a atenção à saúde pública e privada, juntamente com a organização dos sistemas de saúde em termos de eficiência da produção da atenção à saúde e distribuição de recursos entre os grupos da sociedade.

Economia do setor público

Economia do setor público, também chamada de economia pública, é o estudo da política governamental à luz dos métodos e teorias econômicas. Esse campo fornece uma base de conhecimentos sobre a participação do governo nos mercados, até onde ele deve (e pode) participar.

A economia pública envolve uma gama de tópicos, como micro e macroeconomia, análise da tributação, gastos governamentais, criação de políticas governamentais e muito mais.

Qual a duração do curso de pós-graduação em Ciências Econômicas?

A duração de uma pós-graduação depende do tipo: stricto sensu ou lato sensu. Na pós-graduação stricto sensu, o mestrado tem duração média de 2 anos, enquanto o doutorado tem duração de 4 anos.

Já na pós-graduação lato sensu, o MBA tem duração de até 24 meses (2 anos). Contudo, você pode encontrar instituições de ensino que oferecem especialização com duração de menos de um ano.

Na Ampli, as especializações na área de Economia têm duração de 8 meses (600 horas). É uma oportunidade para quem precisa de uma pós-graduação com o máximo de flexibilidade para aumentar as chances no mercado de trabalho.

O que se estuda na pós-graduação em Economia?

Os assuntos de uma pós-graduação em Economia dependem da especialização escolhida pelo estudante. Para demonstrar como os assuntos podem mudar de curso para curso, separamos aqui as grades de algumas especializações de Economia na Ampli.

Vejamos, em primeiro lugar, a grade curricular da especialização em Economia para Negócios.

  • Contabilidade de Custos e Sistemas de Custeio;
  • Aspectos Gerais de Microeconomia e Macroeconomia;
  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário de Produção e de Vendas;
  • Microeconomia;
  • Estratégia Econômica e Empresarial;
  • Macroeconomia;
  • Relações Econômicas Internacionais;
  • Formação de Preços e Custos.

Abaixo, confira a grade curricular da especialização em Economia para Mercados Internacionais na Ampli:

  • Conjuntura e Políticas Econômicas;
  • Estratégia Econômica e Empresarial;
  • Microeconomia;
  • Macroeconomia;
  • Teorias do Desenvolvimento Econômico;
  • Comércio Internacional;
  • Negócios Internacionais;
  • Relações Econômicas Internacionais;
  • Fundamentos de Administração e Economia.

Confira a grade curricular da especialização em Economia do Setor Público na Ampli:

  • Conjuntura e Políticas Econômicas;
  • Administração Pública;
  • Auditoria e Controle no Setor Público;
  • Microeconomia;
  • Macroeconomia;
  • Contabilidade Pública;
  • Finanças Públicas;
  • Gestão de Custos no Setor Público;
  • Teorias do Desenvolvimento Econômico.

Por fim, veja quais são as matérias da grade curricular da especialização em Economia de Negócios com Ênfase em Economia do Trabalho.

  • Contabilidade de Custos e Sistemas de Custeio;
  • Aspectos Gerais de Microeconomia e Macroeconomia;
  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário de Produção e de Vendas;
  • Microeconomia;
  • Estratégia Econômica e Empresarial (Básico);
  • Macroeconomia;
  • Relações Econômicas Internacionais;
  • Formação de Preços e Custos.

Viu que existem diferenças? Embora as especializações tenham matérias em comum, como Microeconomia e Macroeconomia, as abordagens dos assuntos geralmente seguem caminhos distintos, e isso tem uma explicação simples: cada especialização prepara o aluno para um campo diferente do mercado de trabalho.

Como consultar o preço do curso de pós-graduação em Ciências Econômicas?

Se você chegou até aqui e tem interesse em fazer uma pós-graduação em Economia, uma dica: pesquise o preço da mensalidade!

Cada instituição de ensino particular pode cobrar um valor diferente — às vezes, para cursos semelhantes de graduação ou pós-graduação. Dependendo da modalidade de ensino ou região do país, o preço da mensalidade também pode variar.

A melhor maneira de consultar o preço do curso é visitando o site da instituição de ensino. Busque a página oficial do curso no site. Lá, estão todas as informações sobre a pós-graduação, inclusive o valor da mensalidade.

Quais as modalidades em que a especialização está disponível?

Normalmente, a pós-graduação em Economia pode ser oferecida nas três modalidades de ensino: EAD, semipresencial e presencial. Veja como a especialização funciona nas modalidades e qual delas é a melhor para você.

Presencial

Essa é a modalidade de ensino mais tradicional. No presencial, todas as aulas e atividades do curso são realizadas na unidade da faculdade que o aluno escolheu na fase de matrícula.

Diferentemente da graduação, as aulas da pós-graduação não costumam acontecer em um ritmo diário em todas as instituições de ensino. Porém, o aluno precisará comparecer à faculdade para toda e qualquer necessidade relacionada às matérias do curso.

Semipresencial

Quer mais flexibilidade? Então, talvez você encontre a rotina de estudos ideal em um curso de pós-graduação em Economia semipresencial.

Embora seja a opção mais rara, você ainda encontra cursos de pós-graduação que dividem a grade horária dos alunos em encontros presenciais e online. É a opção para quem busca a flexibilidade do ensino a distância, mas precisa estar na sala de aula física para aprender.

EAD

Muitos alunos precisam de total flexibilidade e gostam de comandar seu ritmo de estudos. É para quem se encaixar nesse perfil que a modalidade do Ensino a Distância (EAD) pode ser a escolha mais adequada.

Na pós-graduação em Economia EAD, todas as aulas e atividades acontecem no ambiente digital e o aluno tem total liberdade para assistir às aulas de onde quiser, desde que tenha acesso à internet.

A maior diferença entre o EAD e semipresencial é justamente a flexibilidade de local para assistir às aulas. Enquanto no semipresencial ainda é preciso comparecer à faculdade algumas vezes por semana, na modalidade EAD, o aluno pode assistir às aulas totalmente online.

Como se matricular no curso de especialização em Ciências Econômicas?

Ok, mas como fazer a minha matrícula e finalmente começar os estudos?

Bom, se você também não vê a hora de começar na sua pós-graduação em Economia, aqui está um breve passo a passo de como se matricular no curso.

Escolha uma boa instituição de ensino

Por mais que pareça uma decisão subjetiva para muita gente, a escolha de uma faculdade pode seguir critérios objetivos.

Por exemplo, conhecer mais detalhes sobre a grade curricular da faculdade, comparar os preços das mensalidades em diferentes instituições e entender a dinâmica das aulas pode dar mais segurança para sua escolha.

Faça a inscrição

Uma vez escolhida a faculdade, será preciso se inscrever no curso de pós-graduação. Cada instituição de ensino tem seu próprio método de inscrição. Então, não se esqueça de avaliar como funciona esse processo na faculdade escolhida.

Participe da matrícula

Novamente, a matrícula segue um processo único em cada instituição de ensino. Normalmente, é preciso enviar para a faculdade o diploma de uma graduação, RG e CPF.

Por que fazer a sua pós-graduação em Economia na Ampli?

Venha saber quais são as principais vantagens de conquistar sua pós-graduação na Ampli!

Pós-graduação com curta duração

A pós-graduação na Ampli tem uma grade curricular enxuta, voltada para as habilidades e competências práticas que o economista vai precisa na sua área do mercado de trabalho. Por isso, você consegue fazer sua especialização em 8 meses.

O aluno ainda pode encurtar o tempo de formação, assistindo às aulas e cumprindo as atividades do curso em um ritmo de estudos mais acelerado.

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fica disponível por 24 horas. Assim, você pode ditar seu ritmo de estudos para realizar as atividades do curso e se formar em tempo recorde.

Aulas EAD

Entre as principais vantagens do EAD encontra-se a flexibilidade para estudar de onde quiser. Você pode usar o aplicativo da Ampli para baixar as aulas pelo celular e assistir até sem internet.

Sem mensalidade abusiva

Por ser EAD, a mensalidade na Ampli cabe no bolso, não tem ajustes inesperados ou valores exorbitantes.

Antes de se comprometer em pagar as mensalidades, você tem um período de testes para experimentar o ambiente e aulas gratuitamente. Isso significa que você não paga nada neste período que estudar na Ampli e, caso cancele a matrícula dentro desse período, também não terá custos.

Suporte ao aluno sempre que você precisar

Na Ampli, toda comunicação ocorre no ambiente digital. Você pode entrar em contato com a nossa equipe por e-mail ou mensagem no chat do site.

O time de atendimento da Ampli está disponível de segunda a sexta-feira em horário comercial. Se precisar tirar uma dúvida, conte com a gente.

Faça sua inscrição na pós-graduação!

Na pós-graduação em Economia, há uma infinidade de temas e estudos que podem ser úteis na sua vida profissional, dependendo dos seus objetivos. Além de tornar você uma pessoa mais preparada para as tendências corporativas da sua área, o diploma de pós-graduação aumenta suas chances de emprego.

Então, não perca tempo. Acesse o site da Ampli e venha se inscrever na pós-graduação!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo