Processos Gerenciais: saiba em qual área se especializar!

Da chegada dos insumos até a distribuição das mercadorias, há todo um processo produtivo. Isso deve andar em harmonia para que a produção não seja interrompida e o cliente não deixe de receber o que comprou. Dessa forma, para que tudo ocorra como o planejado, é necessário a presença de um profissional habilitado. É aqui que entra o especialista em processos gerenciais. Este profissional saberá como lidar com os diferentes setores da empresa, garantindo os melhores resultados para as organizações.

Uma vez formado em um curso superior na área, já é possível atuar no mercado de trabalho. Mas, se desejar, é possível fazer uma pós-graduação em processos gerenciais para aperfeiçoar as habilidades e competências em áreas mais específicas de atuação. Veremos abaixo algumas pós-graduações voltadas para este profissional.

O que são Processos Gerenciais?

Processos Gerenciais são atividades realizadas por gestores de empresas para melhorar o controle, qualidade e inovação dos processos das organizações. No mercado de trabalho, também é conhecido como Gestão Empresarial ou Gestão de Negócios. O profissional da área utiliza conhecimentos em Administração, Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Logística e Gestão da Produção para estabelecer planos de negócios que possam otimizar os recursos e estimular o crescimento das empresas.

Para atuar na área, o estudante poderá recorrer ao curso superior em processos gerenciais, que é oferecido como uma graduação tecnológica. Após a graduação na área, é possível dar continuidade aos estudos a partir de um curso de pós-graduação em processos gerenciais.

Pós-graduação em Processos Gerenciais

No nível de pós-graduação lato sensu, há dois tipos de curso: Especialização e MBA. Os cursos têm muitas disciplinas em comum, mas no caso dos MBAs (Master in Business Administration), a formação é voltada para níveis de gerência e coordenação. O tempo de formação varia entre 5 meses, para os casos de pós-graduação intensiva a distância, e 2 anos, para os casos de MBAs presenciais.

Veja também: Quais são as diferenças entre Faculdade EAD x Presencial?

Muitos profissionais de processos gerenciais podem se perguntar qual pós-graduação fazer. Como sugestão, o profissional poderá se especializar em três áreas: Finanças, Gestão Empresarial e Marketing. Veremos abaixo quais cursos cada uma dessas áreas oferecem.

Área de Finanças

Na área de finanças, o estudante de processos gerenciais poderá aprofundar seus conhecimentos no planejamento financeiro e orçamentário de empresas. Com esses conhecimentos, o profissional será capaz de identificar oportunidades de investimento, realizar análises financeiras, reduzir custos operacionais e estabelecer estratégias para o crescimento das organizações. São algumas opções de especializações: Administração Financeira, Análise Financeira e Estratégia Empresarial e Gestão de Custos e Planejamento Estratégico.

CTA pos graduacao financas ampli

Área de Gestão Empresarial

Na área de gestão empresarial, o estudante irá obter conhecimentos relacionados às técnicas de gestão e avaliação de negócios que possam favorecer a tomada de decisão estratégica das empresas. A área de Gestão é a mais próxima de Processos Gerenciais, sendo uma excelente opção para complementar o conhecimento no setor e desenvolver melhor as habilidades técnicas. São algumas opções de especializações e MBAs: Administração Estratégica, Economia para Negócios, Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo e Gestão de Negócios Inovadores.

CTA pos graduacao gestao ampli

Área de Marketing

Na área de Marketing, o estudante de processos gerenciais poderá aprofundar seus conhecimentos no planejamento e inteligência de marketing. Nesse cenário, o profissional será capaz de entender o comportamento do consumidor e atuar de forma eficiente na promoção de novos produtos e serviços. Aliando o conhecimento de gestão e marketing, o profissional será capaz de atuar de forma holística para a solução dos problemas dos negócios. São algumas opções de especializações e MBAs: Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado, Negócios e Marketing e Marketing Digital e Analytics.

CTA pos graduacao marketing ampli
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo