Mercado de trabalho em Processos Gerenciais

A eficiência de uma empresa pode ser vista pela sintonia entre os departamentos que a compõem. Assim, o setor de recebimento dos insumos deve entregar o material para o setor produtivo. Ao mesmo tempo, o departamento de compras deve ir atrás dos melhores fornecedores, o departamento comercial deve fechar as vendas, e o departamento de marketing divulgar os produtos e serviços.

É aí que entra o profissional de processos gerenciais, que é responsável por manter toda essa cadeia funcionando em harmonia. É bastante trabalho, mas com conhecimento especializado, fica tudo mais tranquilo de se gerenciar. Vamos conhecer abaixo o mercado de trabalho em processos gerenciais.

Formação em Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais é oferecido como uma graduação tecnológica e tem duração média de 1 ano e 6 meses. Ao final do curso, o aluno recebe o diploma de ensino superior e poderá atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte – e até abrir o seu próprio negócio.

Veja também: Especializações para profissionais de Processos Gerenciais.

A grade curricular do curso conta com disciplinas como Gestão de Projetos, Legislação Empresarial, Gestão da Estratégia Empresarial e Sistemas de Informação Gerencial. Há matérias sobre Modelos de Gestão, Matemática Financeira, Análise de Custos, Gestão da Produção e Microeconomia. Disciplinas sobre Processos Logísticos, Contabilidade, Gestão Organizacional, Planejamento Financeiro e Pesquisa de Marketing também fazem parte da lista.

curso de processos gerenciais ead da ampli

Mercado de trabalho em Processos Gerenciais

O mercado de trabalho em processos gerenciais segue em crescimento, pois as organizações precisam repensar suas formas de produção para atender à crescente demanda por produtos e serviços de diversos segmentos.

Mas esse processo está sendo feito na forma ‘mais com menos’. É assim que o profissional de Processos Gerenciais trabalha: mantendo toda a produção em sintonia, para não haver desperdícios de recursos. Veremos abaixo como é o mercado de trabalho em processos gerenciais no setor público, privado e em um empreendimento próprio.

Setor Público

No setor público, o profissional poderá trabalhar em empresas estatais, seja como concursado ou profissional terceirizado. Em órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal, a pessoa de processos gerenciais irá atuar em departamentos administrativos, sendo responsável pelo diagnóstico de problemas de gestão para melhor alocação de recursos públicos e redução de custos.

Veja também: 5 dicas para montar uma rotina de estudos para concurso.

Para concursos públicos, é necessário estar sempre atento ao edital para avaliar os pré-requisitos para a realização da prova e convocação. Em muitos casos será necessário o registro no Conselho Regional de Administração (CRA). Por isso, fique atento!

Setor Privado

No setor privado, há uma vasta possibilidade de atuação. O profissional formado em processos gerenciais poderá se tornar gerente geral, responsável por acompanhar todo o funcionamento da empresa, e também poderá ser gestor de departamentos específicos, como Marketing, Logística, Pricing, Novos Negócios, entre outros.

Empreendimento próprio

Até abrir o próprio negócio é uma oportunidade! O profissional de processos gerenciais saberá muito bem como montar um plano de negócios e manter empresas de qualquer tipo de empreendedorismo competitivo no mercado. Sendo assim, a chance de sucesso é enorme! 

Quanto um profissional de Processos Gerenciais ganha?

O salário inicial de um Analista em Processos Gerenciais Junior é de R$ 1.845,76, segundo o site do Educa+ Brasil, que faz um levantamento a partir dos dados do SINE – Site Nacional de Empregos. Já o salário médio de um Analista em Processos Gerenciais Sênior é de R$ 4.873,96. As faixas salariais variam muito de acordo com o porte da empresa, experiência do profissional e da cidade onde ele mora. 

Os setores que pagam os melhores salários são os da indústria automotiva, fábricas de equipamentos agrícolas, consultoria em gestão empresarial e indústria de materiais plásticos.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo