- 0 Com

Veja como funciona uma Pós-Graduação em Engenharia de Software!

Graduação, Guia de Estudos

Pós-Graduação em Engenharia de Software

A Engenharia de Software oferece uma combinação de flexibilidade e oportunidades no mercado de trabalho. As empresas estão cada vez mais de olho em suas tecnologias e precisam de pessoas capacitadas para gerenciar banco de dados e desenvolver softwares.

Apesar das vantagens, trata-se de um mercado competitivo! Nesse ponto, entra a importância de uma pós-graduação em Engenharia de Software. Muitos profissionais se formam ano após ano no mercado de TI (Tecnologia da Informação), e você não pode ficar para trás!

Com um diploma de pós-graduação, você valoriza seu currículo profissional perante os recrutadores e tem mais chances de disputar cargos importante nas empresas.

Quer saber mais? Acompanhe este guia especial com tudo que você precisa saber antes de entrar na especialização em Engenharia de Software. Vamos nessa?

Qual é o objetivo de uma pós-graduação em Engenharia de Software?

A pós-graduação é uma formação profissional destinada a se aprofundar em temas vistos durante na graduação, mas de uma maneira mais técnica e específica.

Enquanto um graduado se forma como um profissional generalista, um pós-graduado é um especialista, alguém que domina as competências de determinada área.

Embora toda pós-graduação forme especialistas, o objetivo do curso pode variar de acordo com o seu tipo. Uma pós pode ser lato sensu — especializações ou Master Business Administration (MBA) — ou stricto sensu, como mestrado e doutorado.

No mestrado e posteriormente no doutorado, os alunos se voltam para uma abordagem de pesquisa científica dentro da sua área. É uma opção para quem deseja seguir carreira acadêmica como pesquisador e professor universitário.

Já o MBA tem um objetivo diferente. Nessa formação, os profissionais passam por uma atualização e aperfeiçoamento de seus conhecimentos para ocupar cargos com maior responsabilidade e exigência técnica no mercado de trabalho.

Em resumo, o MBA é uma formação corporativa. Você poderá ao longo de um MBA traçar novas metas para sua carreira, ampliar seu campo de atuação, aprender competências valorizadas para determinado cargo e ter a chance de melhorar sua remuneração salarial.

No MBA em Engenharia de Software, você aprenderá não apenas os conceitos gerais sobre programação, modelagem de dados e outras práticas comuns do mercado de tecnologias. Isso você pode aprender em uma faculdade para trabalhar em TI.

No curso de especialização, todos os conceitos gerais do mercado de trabalho de TI são vistos conforme as atribuições específicas de um engenheiro de software. Você também poderá ampliar sua visão sobre gestão de equipe, liderança e empreendedorismo na área.

Qual a duração do curso de pós-graduação em Engenharia de Software?

Na Ampli, a especialização em Engenharia de Software têm duração de 8 meses (600 horas). O tempo curto se deve à grade curricular enxuta, focada nas competências e nos conhecimentos úteis aos engenheiros especialistas no mercado de trabalho.

Já em uma pós-graduação stricto sensu, o mestrado tem duração média de 2 anos, enquanto o doutorado tem duração de 4 anos. Nas especializações tradicionais de MBA, os alunos precisam cumprir uma carga horária total de 24 meses (2 anos).

O que se estuda na especialização em Engenharia de Software?

Aqui na Ampli, a especialização em Engenharia de Software é um curso lato sensu na área de Matemática, destinado a profissionais que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos em áreas específicas.

Portanto, temas que cruzam as Ciências Exatas e Tecnologia estão no centro de tudo que você aprenderá na especialização. Podemos listar as principais matérias da pós em Engenharia de Software na Ampli. Confira na lista que segue:

  • Sistemas Numéricos e Álgebra Booleana Aplicada à Computação;
  • Modelagem de Dados;
  • Digital Analytics e Indicadores de Desempenho;
  • Empreender em um Novo Modelo de Negócio;
  • Engenharia de Software;
  • Experiência do Usuário;
  • Projeto de Software;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Metodologias Ágeis.

Todas as matérias cobrem atuações estratégicas do engenheiro de software. Você aprenderá o fundamento das principais práticas exigidas no mercado de trabalho, desde conceitos, simbologia e representação de base numérica até práticas mais complexas, que envolvem manipulação de dados e estruturas.

Na matéria “Empreender em um Novo Modelo de Negócio”, você aprenderá a empreender e gerir um negócio na sua área de TI.

Quais habilidades são adquiridas na pós-graduado em Engenharia de Software?

Com uma formação especializada, o engenheiro de softwares pode ocupar cargos de liderança com um nível maior de responsabilidade. Por isso, é esperado que um pós-graduado na área domine um conjunto de técnicas e práticas da sua atuação.

Podemos reunir as habilidades de um pós-graduado em Engenharia de Software em dois campos: hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades interpessoais).

Hard skills

Hard skills são competências práticas e ensináveis ​​que um profissional deve desenvolver para se qualificar para um determinado cargo.

Exemplos de hard skills para engenheiros de software incluem aprender a codificar com linguagens de programação como Java, SQL e Python.

As linguagens de programação são o “pão com manteiga” de um engenheiro de software, com quase tantas opções para explorar quanto possibilidades de trabalho.

Os exemplos incluem Ruby, uma linguagem orientada a objetos que funciona em blocos; Rust, que se integra a outras linguagens para desenvolvimento de aplicativos; PHP, um script de desenvolvimento web que se integra com HTML; e Swift, que pode programar aplicativos para todos os produtos da Apple.

Soft skills

Embora as habilidades técnicas, como o conhecimento de linguagens de programação, sejam essenciais, os engenheiros de software também devem considerar quais habilidades interpessoais podem precisar para se qualificar para o cargo que procuram.

As soft skills incluem preferências individuais e traços de personalidade que demonstram como um profissional desempenha suas funções e se encaixa em uma equipe.

A comunicação é um exemplo. Seja relatando o progresso a um supervisor, explicando um produto a um cliente ou coordenando com os membros da equipe, os engenheiros de software devem ser adeptos da comunicação por e-mail, telefone e reuniões presenciais.

Outra habilidade importante é a capacidade de lidar com várias responsabilidades. O desenvolvimento de software pode exigir que os engenheiros dividam a atenção em diferentes módulos do mesmo projeto ou alternem facilmente entre projetos ao trabalhar em um prazo e atender às necessidades da equipe.

Como consultar o preço do curso de especialização em Engenharia de Software? 

O curso pode ter valores diferentes, de acordo com a faculdade escolhida. Dependendo da modalidade de ensino ou região do país, o preço da mensalidade também pode variar.

A melhor maneira de consultar o preço do curso é visitando o site da instituição de ensino. Busque a página oficial do curso no site. Lá, estão todas as informações sobre a pós-graduação, inclusive o valor da mensalidade.

Quais as modalidades em que a especialização está disponível?

Uma pós-graduação em Engenharia de Software pode ser oferecida nas três modalidades de ensino tradicionais: presencial, semipresencial ou EAD. Entenda como essas modalidades se diferenciam e qual delas tem mais a ver com seu ritmo de estudos.

Presencial

O presencial é a modalidade de ensino mais tradicional, embora não ofereça total flexibilidade para o aluno organizar sua grade de horários.

Todas as aulas e atividades da especialização são realizadas na unidade da faculdade que você escolheu na matrícula, em horários pré-determinados pela faculdade.

Apesar de a pós-graduação não oferecer aulas em um ritmo diário, como acontece na graduação, o aluno precisará comparecer à faculdade para todos os eventos importantes da especialização, o que pode acabar dificultando a vida de muita gente.

Semipresencial

O semipresencial funciona como um modelo híbrido entre o presencial e o EAD. Embora ofereça mais flexibilidade do que o presencial, o aluno ainda precisa comparecer ao campus de tempos em tempos.

A pós-graduação semipresencial não é uma opção comum, mas é oferecida por algumas faculdades brasileiras. É uma opção para quem busca mais flexibilidade, mas ainda precisa da interação em sala de aula para concretizar seus aprendizados.

EAD

Quem busca total flexibilidade na pós e gosta de comandar seu ritmo de estudos encontrará a opção perfeita no Ensino a Distância (EAD).

Aqui na Ampli, a pós-graduação em Engenharia de Software oferece flexibilidade para estudar como e onde quiser. Todas as aulas e atividades avaliativas do curso acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da nossa faculdade.

Como se matricular no curso de pós-graduação em Engenharia de Software? 

Agora que você sabe tudo sobre a especialização em Engenharia de Software, chegou o momento de aprender o passo a passo de como fazer sua matrícula e começar a estudar já.

Para estudar na Ampli, o processo de matrícula é totalmente online e gratuito. Você só vai precisar seguir três etapas.

Faça a inscrição

No site da Ampli, você precisa preencher uma ficha de inscrição breve, com algumas informações pessoais e de contato. Também é preciso escolher o curso de especialização.

Efetive a matrícula

Feita a inscrição no curso, o processo de matrícula também é feito inteiramente online, na plataforma da Ampli. Ele é composto por três passos:

  1. preencher dados complementares, como RG, endereço, estado civil etc.;
  2. aceitar dos termos do contrato;
  3. escolher a forma de pagamento para as mensalidades.

Ao escolher o método de pagamento, a sua matrícula no curso estará efetuada e as suas aulas já se iniciam na segunda-feira seguinte!

Envie os documentos necessários

Na etapa final do processo, você precisará enviar fotos dos seguintes documentos pessoais: RG ou CNH, CPF e Certificado de conclusão do Ensino Superior.

Caso você tenha perdido ou não tenha acesso fácil a algum desses documentos, não tem problema! Você terá até três meses após a confirmação de sua matrícula para enviá-los na plataforma, ok?

Qual é a importância de uma boa faculdade?

A instituição de ensino escolhida para fazer o curso de especialização pode ser determinante na sua experiência como pós-graduando.

Toda especialização é uma formação para ampliar as suas possibilidades de atuação e se diferenciar no mundo do trabalho. Por outro lado, cada instituição pode montar uma grade curricular, ter seu próprio o andamento do curso e um preço para a mensalidade.

O futuro aluno de pós-graduação deve ter muita atenção a esses pontos. A grade curricular, o andamento do curso e a mensalidade podem ser diferentes em instituições de ensino que oferecem o mesmíssimo curso. Então, abra o olho!

Por que fazer a pós-graduação na Ampli?

Ainda está em dúvida se a Ampli é a escolha certa para sua formação profissional? A seguir, confira os principais diferenciais de fazer os nossos cursos de graduação e pós-graduação.

Curta duração

Embora a pós em Engenharia de Software tenha duração de 8 meses na Ampli, o aluno ainda pode encurtar esse tempo, assistindo às aulas e cumprindo as avaliações do curso em um ritmo acelerado de estudos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Ampli fica disponível para os alunos por 24 horas, 7 dias por semana. Assim, você pode organizar seu calendário de estudos para realizar as atividades do curso e se formar em pouco tempo.

Aulas pelo celular

Dentre as principais vantagens do EAD, está a flexibilidade para estudar de onde quiser e na hora que quiser. Você ainda pode usar o aplicativo da Ampli para baixar as aulas no seu celular e assistir até sem internet.

Mensalidade acessível

A mensalidade da pós EAD na Ampli foi pensada para caber no seu bolso. O valor não passa por ajustes inesperados ou cobranças exorbitantes. Você ainda pode estudar o primeiro mês de graça na Ampli: caso cancele a matrícula dentro desse período, também não terá custos.

Suporte ao aluno

Na Ampli, toda comunicação ocorre no ambiente digital. Você pode entrar em contato com a nossa equipe por e-mail ou mensagem no chat do site.

O time de atendimento da Ampli está disponível de segunda a sexta-feira em horário comercial. Se precisar tirar uma dúvida, conte com a gente.

Matricule-se e comece sua pós!

A pós-graduação em Engenharia de Software pode trazer diferentes ganhos para sua carreira, como o acesso a vagas de liderança nas empresas e vantagens em concursos públicos. Em um mercado tão competitivo quanto o de TI, a especialização será fundamental para o seu currículo profissional.

Então, o que está esperando? Faça sua matrícula online de graça na Ampli e comece na próxima turma da pós em Engenharia de Software.

COMENTÁRIOS