Entenda como funciona um curso de pós-graduação em Gastronomia!

Assim como em qualquer outra profissão, fazer uma pós-graduação em Gastronomia é fundamental para quem escolheu essa carreira. O amor pela cozinha e um talento especial para transformar refeições do dia a dia em pratos deliciosos e sofisticados são pré-requisitos para se destacar na área.

Acontece que, para conquistar as melhores vagas de emprego, é importante se atualizar de maneira constante. Ficar por dentro das tendências é um bom modo de se renovar e melhorar as técnicas culinárias — e, para isso, nada melhor do que fazer uma especialização em Gastronomia.

Neste post, mostraremos como funciona a pós-graduação lato sensu em Gastronomia. Confira!

Qual é o objetivo da pós em Gastronomia?

O objetivo do MBA em Gastronomia é aprofundar os conhecimentos dos alunos, oferecendo conteúdos diferentes daqueles vistos na graduação. Um ponto que merece destaque é que, para fazer esse tipo de especialização, é necessário já ter um diploma em faculdade de Gastronomia ou em um curso superior de outra área.

A verdade é que não é permitido fazer uma pós em Gastronomia sem comprovar a conclusão da graduação. Para você ter uma ideia, existem engenheiros, nutricionistas, turismólogos e até hoteleiros que se dedicam a essa especialização.

Em relação aos conteúdos estudados, você aprenderá os seguintes tópicos:

  • História da Alimentação;
  • Logística e Gestão em Serviços Gastronômicos;
  • Gestão de Segurança Alimentar;
  • Gastronomia Avançada;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Ciência dos Alimentos Aplicada à Gastronomia.

Como deu para perceber, não se trata de uma especialização voltada apenas para a arte de cozinhar. Por ser um MBA, tem como foco a gestão de negócio para preparar o aluno para os desafios do mercado.

Quais são as principais opções de especialização em Gastronomia?

As faculdades têm a autorização do MEC (Ministério da Educação) para criar suas próprias opções de pós-graduação. A seguir, você vai conhecer as principais especializações em Gastronomia.

Gastronomia Contemporânea

Esse MBA complementa a graduação em Gastronomia, já que traz várias novidades no segmento, como novos ingredientes, técnicas e tecnologias. Além disso, atende ao gosto cada vez mais sofisticado da clientela, que tem a oportunidade de ficar por dentro de outras culinárias e tem a chance de apreciá-las de perto.

Panificação e Confeitaria

Se você gosta de fazer doces e pães, saiba que essa especialização é a melhor opção. Os aprendizados do curso incluem as principais técnicas para preparar produtos de qualidade e com ingredientes selecionados.

Na Confeitaria, você aprenderá novas maneiras de lidar com os ingredientes para criar bolos e doces deliciosos. Seus doces e pães nunca mais serão os mesmos —, e os clientes vão adorar a ideia!

Cozinha Brasileira

Moqueca, doce de leite, pão de queijo, feijoada, feijão-tropeiro, entre outros deliciosos pratos brasileiros são um sucesso em nosso país. Assim, quem curte esse tipo de comida vai adorar a pós-graduação em Cozinha Brasileira.

Ela é ideal para o profissional que deseja se aprofundar nas técnicas e ingredientes, trazendo a cozinha tradicional para mais perto. Até para quem quer abrir um restaurante no exterior a especialização é uma excelente alternativa. Afinal, por que não levar a nossa culinária para outros países?

Gastronomia Vegana e Vegetariana

Muitas pessoas decidem parar de contribuir com a exploração animal e passam a se alimentar de produtos de origem vegetal. Mas já passou o tempo em que esses alimentos eram considerados menos atrativos e saborosos.

O gastrólogo especialista em Gastronomia Vegana e Vegetariana consegue elaborar deliciosos pratos combinando vários ingredientes vegetais, com o incremento de temperos naturais. Logo, quem adota esse estilo de vida terá certeza que está se alimentando corretamente, com preparações nutritivas, respeitando a vida animal.

Qual a duração da pós-graduação em Gastronomia?

A duração de uma pós-graduação pode mudar de acordo com o tipo, ou seja, se é stricto sensu ou latu sensu e, também, da instituição de ensino escolhida para estudar. Na Ampli, as especializações lato sensu possibilitam que você se forme em menos de um ano.

Por outro lado, os cursos stricto sensu tendem a durar mais em outras faculdades: 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado.

Como consultar o preço do curso?

Está ansioso para iniciar a sua pós em Gastronomia? Antes de fazer a matrícula, é muito importante verificar o preço das mensalidades para já ir se programando financeiramente, não é mesmo?

O modo mais simples de fazer isso é por meio da visita do site da instituição em que pretende estudar. Nele, é possível buscar informações sobre a especialização em mente. Com essa pesquisa, você perceberá que os valores variam de acordo com a modalidade, o turno e a localização da faculdade.

Como se matricular no curso?

Agora que já conhece as principais informações sobre o MBA em Gastronomia, chegou a hora de aprender o passo a passo para se matricular em alguma especialização. Dê só uma olhada:

  • entre no site da Ampli, clique na opção “cursos” e vá em “pós-graduação”;
  • depois, selecione a pós-graduação que deseja cursar;
  • no lado inferior direito da tela, clique em “experimente grátis”;
  • coloque o seu e-mail, o nome completo e o número de celular;
  • após isso, clique no botão “inscreva-se de graça”;
  • você será redirecionado para informar os dados pessoais, como CPF, endereço e data de nascimento;
  • por fim, basta finalizar a matrícula.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

De modo geral no mercado, existem três opções para fazer o curso lato sensu em Gastronomia: presencial, semipresencial e EAD, sendo os dois últimos uma opção que está sendo cada vez mais a preferência dos estudantes.

Afinal, a especialização EAD possibilita que os alunos flexibilizem seus horários de estudo e consigam alinhar o tempo da pós com o trabalho que já exerce. Para quem está inserido no mercado de trabalho em Gastronomia, é uma ótima maneira de melhorar o currículo sem atrapalhar o seu crescimento profissional.

Agora é com você!

Agora que já sabe como funciona a pós-graduação em Gastronomia, não perca mais tempo. Estude na Ampli e seja o profissional que o mercado de trabalho está em busca!

Gostou do post e quer fazer a sua pós-graduação em uma instituição de ensino de excelência? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo