Saiba tudo sobre a Faculdade de Gastronomia!

Você tem amor pela cozinha e pensa em transformar essa relação tão próxima em trabalho? Pois saiba que a faculdade de Gastronomia tem a estrutura necessária para o preparo de excelentes profissionais.

No desejo de se tornar um chef, vale a pena apostar em uma boa formação. Afinal, quando você passa pelo ensino superior, garante acesso aos conhecimentos técnicos da profissão.

Ficou com vontade de saber mais? Continue a leitura e veja os melhores caminhos para construir a sua carreira nessa área!

Qual é o objetivo do curso de Gastronomia?

O curso de Gastronomia forma pessoas para gerir e atuar em estabelecimentos do ramo alimentício. Os alunos aprendem a manipular os ingredientes para preparar alimentos e bebidas, o que permite a elaboração de receitas ligadas a diversos tipos de culinária. Também exercitam práticas básicas para conduzir cozinhas e organizar eventos.

Os graduados se beneficiam com a rápida expansão do mercado de trabalho de Gastronomia. Atualmente, há muitas oportunidades nos setores de turismo e hotelaria, em espaços como clubes, restaurantes, spas, cruzeiros, bares, cafés, empresas de eventos e parques.

O profissional pode desenvolver cursos e workshops para divulgar seus saberes ao público. Outra opção é prestar consultorias ou auxiliar indústrias em questões de segurança alimentar e desenvolvimento de produtos. A formação traz, ainda, uma boa bagagem para quem quer empreender na área.

Qual é o perfil do estudante de Gastronomia?

Algumas habilidades são cruciais para se dar bem na faculdade e aproveitar a fase dos estudos ao máximo. Pense que muitas das competências desenvolvidas ao longo do curso de Gastronomia também serão suas aliadas no exercício de diversas atividades profissionais.

Entre as características desejáveis aos alunos, podemos destacar:

  • disciplina — relevante para inúmeros perfis, a organização pessoal fará com que você dê conta de todos os conteúdos e aprenda a estruturar sua rotina desde cedo, com horários apropriados para cada tarefa;
  • capacidade de liderança — o trabalho com alimentação costuma envolver muitas pessoas, por isso, vale a pena enfrentar o desafio de conduzir equipes para lidar com a pressão e opiniões distintas das suas;
  • apreço por diferentes culturas — o estudante precisa ter vontade de explorar e compreender as tradições gastronômicas de vários povos, a fim de criar uma base sólida de referências;
  • espirito empreendedor — a inovação é necessária em diversas áreas, por isso, quem tiver cabeça aberta para propor novas soluções certamente terá facilidade para surpreender o mercado.

Quais são as principais matérias da faculdade de Gastronomia?

Apesar de ser cumprida em menos tempo que os cursos com grau de bacharelado, a graduação tecnológica engloba várias disciplinas importantes. A proposta é garantir uma formação mais técnica, com foco no preparo e no manuseio dos alimentos.

A seguir, você confere as matérias mais comuns do curso de Gastronomia.

Empreendedorismo e Inovação

Muitos profissionais desejam abrir o próprio negócio e administrar espaços com qualidade. Para esse grupo, nada melhor que encontrar uma cadeira que ensine como iniciar o processo. Você vai aprender a elaborar plano de negócios, aplicar metodologias de gestão e identificar oportunidades do mercado.

História da Gastronomia

A grade curricular do curso superior também traz um panorama das práticas que marcaram o ato de se alimentar ao longo dos anos. Nas aulas de história, os alunos conferem a origem de alguns costumes e regras alimentares, as diferenças entre culturas e detalhes curiosos sobre diferentes períodos.

Cozinha Nutricional

Discussões sobre dieta equilibrada e comida saudável são cada vez mais comuns no curso de Gastronomia. A ideia é garantir que os futuros profissionais possam atender à demanda crescente por receitas nutritivas, que promovam a saúde física e o bem-estar mental de toda a população.

Cozinha Brasileira

Você tem curiosidade em explorar a culinária típica de diferentes regiões do país? Esse tema será recorrente em sua rotina como estudante de Gastronomia, com aulas que abordam práticas presentes do norte ao sul do Brasil. Formas de preparo e diversidade de ingredientes estão entre os itens mais discutidos.

Panificação

Essa matéria tão popular na faculdade apresenta as turmas ao delicioso mundo dos pães e demais receitas que têm a farinha como base. Não é à toa que também existe como pós em Gastronomia. Você vai descobrir como preparar e gerir a produção dos inúmeros quitutes que costumamos encontrar nas melhores padarias.

Confeitaria

Sobremesas em forma de cremes, bolos e tortas de todos os tipos também são abordadas no tecnólogo em Gastronomia. Assim, se você tem interesse em se especializar nesse universo, poderá começar os estudos com a disciplina que se dedica a transformar simples ingredientes em doces incríveis.

Higiene e Microbiologia dos Alimentos

Essa disciplina da graduação aborda a adequação do ambiente e os cuidados envolvidos no preparo das refeições. A intenção é mostrar como diferentes micro-organismos interagem com os alimentos, quais transformações ocorrem a partir disso e os efeitos que uma possível contaminação gera à saúde.

Planejamento de Cardápio

Aqui, a proposta é identificar toda a estrutura necessária para servir comida em determinado espaço. Isso inclui o tamanho da cozinha, tipos de equipamentos e utensílios, número de funcionários e área de estoque. Você também vai aprender a gerenciar os custos para a produção de alimentos e bebidas.

Responsabilidade Social e Ambiental

Essa disciplina aborda desde políticas até assuntos de gestão corporativa, considerando que a atuação do gastrônomo ou gastrólogo também pode ser favorável à preservação dos recursos. Você vai participar de discussões sobre crises e aprender a propor soluções viáveis, visando redução do desperdício e do consumo.

Carnes, Aves e Pescados

Não tem como passar pela cozinha sem aprender o básico das proteínas mais populares em diversas receitas. Com divisões específicas entre esses ingredientes (classificação e características), o curso de Gastronomia vai apresentar as melhores formas de preparar carnes (bovina, suína), aves e pescados.

Cozinha Fria

Uma parte bem interessante da grade curricular é aquela que ensina sobre a produção dos chamados pratos frios, ou seja, que devem ser consumidos gelados ou em temperatura ambiente. É o caso de algumas sopas, molhos, saladas, aperitivos, conservas, sanduíches e variedades de queijos.

Fundamentos da Cozinha Profissional

Aqui, o estudante tem contato com os princípios da cozinha clássica, de modo que saiba como preparar molhos, sopas e até misturas que levam amido. É uma matéria importante para garantir o domínio das bases e servir de inspiração para novos experimentos, os quais podem levar a criações inusitadas.

Bebidas

Como o próprio nome entrega, é a parte do tecnólogo que se dedica a mostrar preparos de diversas bebidas. As receitas são variadas e muitas podem servir como acompanhamento de pratos específicos. Você vai aprender a produzir misturas ricas em aroma e sabor, bem como harmonizar os líquidos com determinadas receitas.

Qual é a duração do tecnólogo em Gastronomia?

A graduação tecnológica pode ser cumprida em até 2 anos. Ela atrai principalmente os estudantes que desejam se capacitar em um curto período para ingressar no mercado.

Se você também quer construir sua carreira quanto antes, saiba que a formação de tecnólogo representa uma excelente alternativa. Isso porque agiliza o domínio de conhecimentos técnicos, destacando-se em relação ao perfil de bacharel que demanda, em média, 4 anos de formação.

Na Ampli, o curso de Gastronomia dura apenas 1 ano e 6 meses. O preparo é intenso e concentra as disciplinas mais importantes para atuar na área. Ou seja, é possível reduzir o tempo de estudos sem perder a qualidade dos conteúdos que levam o novo profissional ao sucesso.

Terminando o nosso curso superior, você poderá gerenciar diversos estabelecimentos ou ocupar cargos relevantes em empresas que lidam com alimentação. Empórios, bistrôs, padarias, hotéis, restaurantes e até indústrias fazem parte dos locais de atuação dos gastrólogos.

Como consultar o preço da graduação em Gastronomia?

Em suas pesquisas, você verá que o valor das mensalidades varia bastante. Tudo depende do currículo, da modalidade de ensino e da qualidade do tecnólogo em Gastronomia.

O importante é encontrar uma opção que caiba no seu bolso, de modo que o cumprimento de toda a grade ocorra sem percalços financeiros. A boa notícia é que muitas instituições de ensino já trabalham com programas que reduzem o preço das faculdades.

A intenção é facilitar o ingresso e estimular a permanência dos alunos até a obtenção do diploma. Para isso, são ofertadas bolsas, descontos e até incentivos a estudantes que têm dificuldade em custear os estudos por conta própria.

A dica é entrar em contato com a instituição de ensino e ver a possibilidade de negociar. Sempre há uma saída para diminuir o valor das mensalidades e completar a graduação dos seus sonhos.

Na Ampli, por exemplo, você encontra várias graduações no modelo de ensino a distância. É o caso do tecnólogo em Gastronomia, que traz praticidade aos estudantes e reduz custos. O modelo EAD tem o mesmo peso das faculdades tradicionais e pode ser bem vantajoso do ponto de vista financeiro.

Com aulas remotas, é possível disponibilizar mensalidades acessíveis e com um valor super diferenciado. Trata-se de uma boa notícia para quem quer planejar os estudos e ter uma previsão realista dos gastos, certo? Você evita preocupações com o orçamento para manter o foco nos aprendizados.

Como se matricular no curso de Gastronomia?

O processo de inscrição tem sido cada vez mais tranquilo em diversas faculdades. Hoje, é comum encontrar formulários online para se candidatar às vagas sem sair de casa. Não tem comodidade maior que cumprir todas as etapas no ambiente digital.

Como você pode imaginar, existe curso de Gastronomia com seleção online. A graduação da Ampli aceita inscrições pelo portal da própria instituição, onde também é possível realizar o vestibular. Basta ter um celular ou computador em mãos e iniciar o processo na internet.

Se você fez o Enem, tem a opção de usar a nota do exame na prova do vestibular. A avaliação consiste em uma pequena redação, com 100 a 250 palavras, que deve responder a uma questão específica. Na correção, serão considerados critérios como expressão escrita, estrutura, recursos linguísticos e desenvolvimento do tema.

Ao obter aprovação, você já pode partir para a etapa de matrícula, que, assim como a do vestibular, é completamente gratuita. O passo a passo também ocorre no ambiente digital, via celular ou computador, e consiste na ordem abaixo:

  • preencher dados complementares, como RG, endereço, estado civil, entre outros;
  • aceitar os termos do contrato;
  • escolher a forma de pagamento para as mensalidades seguintes.

Assim que selecionar o método de pagamento, você terá sua matrícula concluída e já pode aguardar o início das aulas. Prático e rápido, não?

Em que modalidade o curso é oferecido?

Tem rotina de estudos para todos os gostos e necessidades. O fato é que muita gente precisa contar com flexibilidade para conciliar rotinas e dar conta de todas as atividades consideradas importantes. Isso inclui tanto o trabalho e a faculdade quanto os momentos de descanso.

Pois bem, o curso de Gastronomia da Ampli é ofertado na modalidade EAD. Esse modelo chama a atenção por contar com o apoio das tecnologias em vários processos, desde as aulas até a aplicação de provas e dinâmicas em grupo.

Diferentemente das graduação presenciais, semipresenciais ou híbridas, essa opção não demanda deslocamentos até a unidade de ensino. Ou seja, você terá condições de adequar a agenda de aprendizados ao seu ritmo e realidade, sem que isso represente perda de desempenho.

As turmas do EAD têm o suporte de material audiovisual, conteúdo didático exclusivo e até mesmo de aplicativos mobile para gerenciar seus estudo. inclusive, é possível baixar as aulas para conferir tudo no instante mais oportuno, sem depender de conexão com a internet.

Em resumo, o ensino a distância é ideal para quem busca mais autonomia para definir seus horários e cumprir os cronogramas propostos. Ele pode até trazer um aumento de produtividade, afinal, você estará priorizando os períodos com maior pico de energia para consultar as matérias.

Hora de dar um passo importante rumo ao futuro profissional!

E então, o que achou das informações sobre o curso de Gastronomia? Elas correspondem ao que você espera para construir uma carreira de sucesso? Lembre-se de que a estrutura de uma boa faculdade é essencial para se destacar e ter acesso a oportunidades constantes de crescimento.

Quer começar os seus estudos agora mesmo? Aproveite e inscreva-se em nosso vestibular pelo portal Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo