Descubra as matérias de Relações Internacionais

Para aqueles que estão decidindo cursar Relações internacionais, as matérias da grade curricular são fatores decisivos neste momento. É a partir do conhecimento das matérias que o estudante vai escolher ou não o curso que deseja, pois, é somente com elas, que a afinidade será reconhecida.

Por isso, a primeira dica que te damos é: nunca escolha prestar vestibular para um curso sem antes checar quais são as matérias que você estudará ao longo dos semestres. Por isso, continue a leitura deste artigo e descubra quais são as matérias de Relações Internacionais antes de você optar por este curso.

As matérias básicas do curso de Relações Internacionais

Sabendo quais são as matérias básicas do curso de Relações Internacionais, você consegue ampliar o seu olhar para a profissão, permitindo uma visão completa da sua carreira no futuro. Ou seja, você consegue perceber se quer ou não aprender o conteúdo oferecido, tomando uma decisão coerente com suas ambições e desejos para a vida profissional.

Sendo assim, pode-se dizer que todos os cursos de graduação, seja ele qual for, terão matérias básicas e teóricas no início dos seus períodos e com Relações Internacionais não é diferente. Existem algumas matérias que qualquer faculdade que você vá, essas matérias (ainda que mudem um pouco o nome) estarão presentes.

Para te ajudar, listamos as matérias de Relações Internacionais que você verá em qualquer universidade. Confira a seguir quais são essas matérias e veja qual o grau de afinidade que você pode ter com elas durante o curso.

  • Introdução ao estudo das Relações Internacionais;
  • História do Mundo Moderno;
  • Teoria das Relações Internacionais (I e II);
  • Sociologia das Relações Internacionais;
  • Ciência Política;
  • Direito Internacional e Direitos Humanos;
  • Fundamentos da Economia;
  • Economia Brasileira Contemporânea;
  • Fundamentos do Comércio Internacional;
  • Política Externa;
  • Geopolítica;
  • Economia Internacional;
  • Integração Regional;
  • Negociações Internacionais;
  • Segurança Internacional;

É importante lembrar que acima trouxemos algumas nuances básicas que toda faculdade de Relações Internacionais irá proporcionar ao seu aluno. No entanto, nem sempre a grade curricular de uma faculdade terá as mesmas matérias que as outras. Mas tenha certeza que todo esse conteúdo será trabalhado e muito mais.

As matérias de RI que os alunos mais gostam!

Todo mundo sabe que em cada curso existe aquela matéria preferida e que os alunos gostam mais de estudar e assistir às aulas, não é mesmo? Acredito que em todos os cursos, principalmente os mais teóricos, as disciplinas queridinhas giram em torno das que têm os trabalhos e aulas mais práticas, concordam? E no curso de RI essa premissa também é verdadeira, existem matérias mais práticas.

Matérias com simulações

Na faculdade de Relações Internacionais é possível ter matérias em sua grade curricular que proporcionem atividades de simulações — que agradam os alunos pela dinamicidade. Por exemplo, pode ser comum você fazer uma simulação de negociação internacional em alguma matéria, onde toda a sala será dividida.

Além disso, também é muito frequente a aparição de simulados da ONU (Organização das Nações Unidas) como atividade extracurricular para o aluno. Essa pode ser uma atividade que você e seus colegas e professores organizem ou até mesmo de alguma outra faculdade, onde você fará apenas a inscrição, participe e receba a certificação.

Comércio Exterior (COMEX)

Além das simulações que são as práticas mais frequentes vistas no cenário do estudante de RI, as aulas de COMEX também podem ser atrativas para muitos alunos. Isso ocorre devido aos trabalhos que os professores passam para seus alunos, tornando a experiência do dia a dia desse profissional muito mais de perto. É somente com essas experiências que o aluno vai escolhendo o seu futuro.

Atividades extracurriculares

Outra forma muito atraente para os alunos — como mencionei com um exemplo da simulação da ONU — são as atividades extracurriculares da faculdade. Muitas universidades engajam os seus alunos em atividades extras e práticas, proporcionando uma vivência excelente ao aluno. Um bom exemplo a ser dado é a respeito das Empresas Júnior, que são criadas e geridas pelos alunos.

Comece o curso de Relações Internacionais na Ampli

Veja a grade curricular de Relações Internacionais na Ampli!

Agora vamos mostrar a você como é a grade curricular do curso de Relações Internacionais da Ampli que você conclui em 3 anos e 6 meses (totalizando 2800 horas). Lembrando que a Ampli tem todos os seus cursos reconhecidos pelo MEC e te oferece mensalidades irrecusáveis! Confira a seguir a matriz do curso de RI divididas em 7 semestres.

1º semestre

Negociação e Gestão de Conflitos – o conflito e o ambiente de negociação

Negociação e Gestão de Conflitos – a ética e os fundamentos da negociação

Ciência Política

Formação Social, Histórica e Política do Brasil

Economia Política

Sociedade Brasileira e Cidadania

2º semestre

Métodos Quantitativos

Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito

História Econômica Geral

Fundamentos das Relações Internacionais

Economia Brasileira I

Língua Inglesa I

3º semestre

Geopolítica

História das Relações Internacionais

Teoria das Relações Internacionais I

História das Relações Internacionais do Brasil

Análise de Política Externa

Geografia das Relações Internacionais Contemporâneas

4º semestre

Projeto de Extensão I — Relações Internacionais

Economia Internacional

Pensamento Científico

Teoria das Relações Internacionais II

Economia Política Internacional

Política Internacional Contemporânea

5º semestre

Política Externa Brasileira

Direitos Humanos e Organismos Internacionais

Língua Inglesa II

Finanças Internacionais

Segurança Internacional

Projeto de Extensão II — Relações Internacionais

6º semestre

Direito Internacional

Relações Internacionais Contemporâneas — América

Instituições Internacionais

Relações Internacionais Contemporâneas — Europa

Política de Defesa e Estudos Estratégicos

7º semestre

Integração Regional e Blocos Econômicos

Relações Internacionais Contemporâneas — Ásia, Oriente Médio e África

Comércio e Negócios Internacionais

Trabalho de Conclusão de Curso

Projeto de Extensão III — Relações Internacionais

A Ampli te ajuda a conquistar o sonho do diploma em Relações Internacionais!

Agora que você sabe um pouco mais do que será estudado no curso e está mais perto do sonho de cursar Relações Internacionais, a Ampli será sua aliada nessa trajetória! Ela te oferece praticidade, melhor preço e o conforto e a concentração que você desejar para assistir as suas aulas!
Não perca mais tempo, entre agora no site da Ampli, se inscreva em nosso site, faça o processo seletivo e depois pague as parcelas que cabem no seu bolso! Com certeza você não irá se arrepender!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo