saibatudosobreotecnologodeanaliseedesenvolvimentodesistemas

Saiba tudo sobre o tecnólogo de análise e desenvolvimento de sistemas

Você sabe como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Esse Tecnólogo é responsável pela qualificação do futuro profissional para atender uma demanda do mercado de trabalho: a manutenção e a implementação de softwares e sistemas digitais.

Um dos grandes destaques dessa carreira é a possibilidade de atuar em várias empresas, não necessariamente naquelas que têm como foco a tecnologia. Isso porque, atualmente, qualquer tipo de corporação necessita de boas ferramentas para realizar desde lançamentos orçamentários até simples anotações, por exemplo.

E aí, ficou interessado e quer saber tudo sobre a faculdade de ADS? Então, continue a leitura!

Qual é o objetivo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem o objetivo de formar pessoas aptas para atuar na atualização, implementação, projeto, análise e criação de sistemas de informação para diferentes segmentos. Logo, a graduação oferece uma vasta possibilidade de atuação no ramo, marcado pela capacidade de transição entre diferentes nichos do mercado da Tecnologia da Informação (TI).

O curso é do tipo Tecnólogo, ou seja, você entrará em contato com matérias voltadas para a prática profissional e que serão muito úteis para o analista de sistemas em seu dia a dia de trabalho. Assim, nesse tipo de faculdade, os estudantes adquirem a base prática e teórica da programação de projetos computacionais.

Ao concluir a graduação e conquistar o diploma, você estará preparado para atuar com o desenvolvimento de sistemas informatizados nas mais diferentes linguagens operacionais. A rotina do profissional desse ramo não é algo fixo, pois ela depende do campo que ele escolheu para trabalhar e a ainda da área que ocupa dentro da organização ou como autônomo.

No entanto, de maneira geral, a rotina do analista de desenvolvimento de sistemas pode incluir o desenvolvimento de sistemas de informação, a criação e a análise de projetos. Os profissionais também são responsáveis por realizar a manutenção destes e resolver quaisquer problemas que possam surgir. Portanto, é necessário ficar a postos para atender os chamados.

Quais são as principais matérias da faculdade em tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

No Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os estudantes terão várias disciplinas que mesclam conteúdos do ramo de Exatas com tecnologia, como sistemas operacionais e algoritmos e programação estruturadas. No entanto, também estudam outros assuntos, que são fundamentais para que eles aprendam a garantir a segurança e a agilidade dos sistemas que desenvolverão no futuro.

Também existem várias disciplinas de laboratório para ensinar sobre design para web e programação. Veja, abaixo, as matérias de ADS que fazem parte da grade curricular da Ampli:

  • Algoritmos e Programação Estruturada — Algoritmos para Dev;
  • Algoritmos e Programação Estruturada — Programação Estruturada para Dev;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Projeto de Software;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Programação Orientada a Objetos;
  • Análise Orientada a Objetos;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Governança de Tecnologia da Informação;
  • Redes e Sistemas Distribuídos;
  • Desenvolvimento WEB;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Engenharia de Software;
  • Interface e Usabilidade;
  • Sistemas Operacionais;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Desenvolvimento Ágil de Software;
  • Design APIs — APIs e Web Services;
  • Direito Cibernético.

É importante lembrar que os conteúdos dessa graduação, por ser de nível Tecnólogo, são voltados para a prática da profissão no dia a dia e apresentam o mesmo peso na formação profissional.

Qual a duração da faculdade de ADS?

Se você quer seguir na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, provavelmente já se perguntou quanto tempo dura essa graduação, certo? Afinal, conhecer essa informação é importante para se planejar e ter certeza de que vai conseguir concluir.

Aqui na Ampli, essa faculdade tem duração de 2 anos, com uma carga horária total de 2000 horas. Contudo, saiba que esse tempo pode mudar, ok? Isso porque alguns fatores influenciam na duração média que os alunos gastam para concluir a formação, como atraso de disciplinas, reaproveitamento de matérias, se já iniciou a graduação em outra instituição etc.

Assim, é preciso ter em mente que a duração pode não ser a mesma para todos os graduandos. Uma possibilidade é a utilização de créditos referentes a matérias já cursadas, por exemplo, quando você decide fazer uma outra faculdade e utiliza essas disciplinas já feitas para concluir a graduação em um tempo mais curto.

De modo geral, cursos das mesmas áreas possuem matérias em comum, principalmente nas disciplinas dos primeiros períodos. Desse modo, com o uso de créditos, é possível receber o diploma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com mais facilidade.

Contudo, o contrário também pode ocorrer. As DPs, ou dependência de disciplina, fazem com que o aluno prolongue o tempo de formação. Elas ocorrem quando você não consegue atingir a nota mínima necessária para a aprovação no semestre em determinada matéria.

Com isso, é possível ficar de DP nesse conteúdo, sendo necessário refazê-lo, aumentando, nesse caso, a duração do curso de ADS. Contudo, como mencionamos, essa graduação é um tecnólogo, que auxilia na otimização do tempo das disciplinas sem perder a qualidade do ensino. Com isso, fica mais fácil ingressar no mercado de trabalho — maravilha, não é mesmo?

Como consultar o preço do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Para consultar o preço do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é bem simples! Basta acessar o site da Ampli, clicar na aba “cursos”, escolher a opção “graduação” e digitar no campo de busca o nome da graduação de ADS.

Depois, é necessário clicar em “saiba mais” na opção que aparecer. Com isso, você será direcionado para a página do curso e poderá visualizar o preço, além de outras informações, como característica da faculdade, perfil do profissional, grade curricular, mercado de trabalho da área e salário médio do analista.

Um ponto muito interessante é que todos as graduações oferecidas pela Ampli apresentam uma mensalidade diferenciada no mercado, com condições acessíveis para todos os bolsos. Incrível, não é mesmo?

Assim, você consegue cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma faculdade reconhecida, de muita qualidade e pagando um preço justo, sem comprometer o orçamento.

Como se matricular no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Se já decidiu que quer seguir carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, deve estar curioso e ansioso para saber como fazer a matrícula nessa graduação, certo? Então, vamos explicar o passo a passo! Confira abaixo:

  • primeiro, você deve acessar o site da Ampli, ir na aba “cursos” e selecionar a opção “graduação”;
  • depois, basta selecionar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • no lado inferior direito da tela, clique na opção “experimente 1 mês grátis”;
  • adicione o seu nome completo, o número de celular e o seu e-mail;
  • depois, basta clicar no botão “inscreva-se de graça”;
  • você será redirecionado para escolher a forma de ingresso que deseja, com a opção do vestibular online ou uso da nota do Enem;
  • após isso, informe os seus dados pessoais, como número de CPF, data de nascimento e endereço;
  • por fim, basta concluir a inscrição e você receberá um e-mail solicitando todos os documentos que devem ser enviados.

Viu só como é fácil se inscrever no curso de ADS da Ampli? Em poucos passos, você fica mais próximo de realizar o sonho de ingressar no ensino superior!

Em que modalidades o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é oferecido?

Na Ampli, você poderá cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, na modalidade 100% online. Essa é uma excelente opção para quem está em busca de flexibilidade na rotina.

Nesse caso, você não precisa se deslocar até a faculdade durante os 5 dias da semana. Isso porque as aulas, os materiais e as atividades referentes ao curso — como apostilas, livros, conteúdos interativos e algumas avaliações — ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As videoaulas a distância são gravadas pelos professores, que disponibilizam os materiais na plataforma online, para que os estudantes possam assisti-las quantas vezes forem necessárias.

É importante ter em mente que o diploma de uma graduação a distância tem a mesma validade que o de uma graduação presencial, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, existem outras vantagens do EAD que fazem diferença para a formação do aluno, como:

  • maior disciplina;
  • contato maior com as tecnologias;
  • preço das mensalidades mais em conta;
  • flexibilidade de horários.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas proporciona ao aluno uma formação de qualidade e abrangente, com os mesmos benefícios que uma graduação presencial. No entanto, apenas a metodologia usada que se difere, pois se utiliza meios eletrônicos para que ela possa acontecer.

Como é o mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O mercado de trabalho para o formado no Tecnólogo em ADS é muito vasto e está em constante expansão. Isso porque esse é um campo cada vez mais necessário, já que a tecnologia está sendo usada em vários processos do nosso dia a dia.

Por conta disso, o profissional da área pode atuar como prestador de serviço autônomo, oferecendo suporte técnico especializado para organizações ou ainda como analistas e desenvolvedores de sistemas. Tudo isso em empresas de tecnologia, comércio, indústria, startups, ensino e pesquisa, companhias de comunicação e até mesmo no setor público.

Uma das vantagens de seguir carreira nesse ramo é que os analistas de sistemas podem atuar nas mais diferentes áreas e são bastante requisitados por vários tipos de empresas. Abaixo, você vai conhecer alguns dos principais campos de atuação. Confira!

Desenvolvimento de softwares

Nessa especialidade, o profissional é responsável por desenvolver programas intuitivos e eficientes, com o objetivo de entender o que se passa na mente dos usuários. Desse modo, é possível se especializar em sistemas operacionais para internet, caixas automáticos, sistemas operacionais etc.

Infraestrutura de TI

Os responsáveis pela infraestrutura de TI devem conhecer a fundo as estruturas de rede, os parques computacionais, as comunicações entre software e hardware etc. Logo, o analista de desenvolvimento de sistemas é um dos grandes responsáveis por atender as demandas das organizações na área da tecnologia, além de apresentar soluções mais seguras e rápidas.

Backend

Se o seu objetivo profissional é atuar nos bastidores de um software, fazendo com que o servidor, a camada frontend e o banco de dados funcionem em sincronia, o backend é uma ótima alternativa para seguir carreira.

No dia a dia das equipes de TI, os profissionais do ramo ainda precisam conhecer em detalhes a infraestrutura dos sistemas, as linguagens de programação — além de ter, no mínimo, um conhecimento básico de interface e experiência do usuário.

Afinal, é o trabalho do analista de sistemas que possibilita a atuação do programador frontend (responsável pelos cuidados da aparência das aplicações).

Como a Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Para realizar o sonho de fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e ter uma formação completa e de qualidade, estudar em uma instituição de ensino renomada faz toda a diferença para a sua aprendizagem. A Ampli é uma faculdade que oferece cursos de graduação e pós-graduação a distância, e você terá aulas com um corpo docente qualificado para oferecer um ensino condizente com as exigências do mercado.

Além disso, a faculdade de ADS faz parte dos cursos superiores mais rápidos, como já mencionamos. Também oferecemos outros diferenciais exclusivos para a sua formação, como:

  • o primeiro mês de matrícula é gratuito;
  • não existem pausas para férias e, com isso, você se forma mais rápido;
  • o valor das mensalidades é único;
  • você pode assistir às aulas pelo celular, sendo possível baixá-las e assisti-las sem internet.

Agora é com você!

Agora que já sabe como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, lembre-se de que, para se dar bem no mercado de trabalho da área, o primeiro passo é investir na formação superior. Por isso, estude na Ampli e tenha acesso a um dos melhores ensinos a distância do país!

Gostou do post e quer estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Ampli? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

*Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo