A administração é uma das profissões mais tradicionais e essenciais para o sucesso de negócios de qualquer ramo ou porte. É um campo de conhecimento generalista que fornece diversas possibilidades de atuação para o profissional.
Confira abaixo o nosso artigo que traz as principais atribuições de um administrador em diferentes cargos:
Descubra o que faz um profissional de Administração em diferentes cargos e setores!
O profissional de administração pode trilhar diversos caminhos na carreira a partir de suas afinidades, objetivos e preferências. É um dos campos mais diversos para quem gosta de se desafiar, testando possibilidades diferentes ao longo do tempo.
Leia abaixo os principais cargos que separamos para tratar no artigo de hoje:
O que faz um administrador?
Um administrador é o profissional responsável pelo gerenciamento de recursos e estratégias de uma organização. Ele desempenha um papel primordial na manutenção da saúde dos negócios e na garantia da qualidade de operações diversas.
O profissional tem um olhar atento e é capaz de analisar a empresa de forma holística, reduzindo gastos e maximizando lucros, para auxiliar na tomada de decisão que pode impactar o presente e o futuro da organização.
Entre as funções desempenhadas pelo administrador estão a liderança de equipes, o desenvolvimento de projetos, a definição de estratégias, a elaboração de cronogramas, a negociação com fornecedores, o controle de recursos internos e o desenvolvimento de soluções táticas.
Os processos burocráticos compõem grande parte da rotina do administrador, tudo com o objetivo de ajudar ao time e a empresa a atingirem as metas traçadas e expandirem as operações conforme o possível. O administrador também é o profissional encarregado de auxiliar a organização a navegar melhor ao longo de desafios corporativos.
O que faz um profissional de logística e compras?
O profissional que trabalha com logística e compras fica encarregado de administrar as operações que permeiam a aquisição, o armazenamento e o transporte de materiais diversos.
Entre suas atribuições cotidianas estão a elaboração de processos e trajetos com base na eficiência e rapidez, o gerenciamento de equipamentos utilizados na manipulação de produtos, a organização de armazéns com foco em redução de desperdícios e custos.
Ele também fica responsável por comprar suprimentos, controlar o estoque, gerenciar a distribuição entre fábricas e centros, e comunicar-se com fornecedores, departamentos internos e clientes a respeito de prazos e necessidades de compras.
Um dos principais objetivos do profissional da área é garantir que os processos logísticos aconteçam da forma mais inteligente, rápida e integrada. Todas estas características resultam na otimização de processos e qualidade no trabalho.
Um conhecimento muito vantajoso para quem deseja atuar nesta área é o domínio de sistemas eletrônicos e técnicas de armazenagem, muito úteis para as rotinas logísticas.
O que faz um profissional de gestão financeira?
Todo negócio de sucesso depende de uma boa gestão de finanças e este pode ser um dos caminhos de atuação para o administrador. Quem atua como gestor financeiro fica encarregado de cuidar das operações que envolvam as entradas e saídas de recursos da organização.
Entre as funções desempenhadas estão o controle do fluxo de caixa, a análise de indicadores de desempenho e relatórios econômicos, o pagamento de fornecedores e colaboradores e a cobrança de clientes.
O gestor financeiro ainda faz um levantamento de riscos econômicos com base nas condições do segmento de mercado e propõe estratégias para otimizar o lucro das empresas, considerando o mercado competitivo e cada vez mais global.
Ele ainda faz o monitoramento de resultados financeiros como custos de manutenção, retorno de lucros e investimentos. Seu papel é essencial no que diz respeito a otimizações e melhorias que podem ser implementadas em negócios e ao potencial de crescimento de organizações.
O que faz um profissional de recursos humanos?
Sabia que um administrador também faz um excelente trabalho no departamento de recursos humanos? Inclusive, o administrador pode se dar muito bem nesta área, uma vez que ela requer processos bastante estratégicos.
O profissional desta área se responsabiliza por funções diversas como a contratação, realocação, treinamento e dispensa de colaboradores, a aplicação de atividades de integração e team building, a organização e aplicação de salários e benefícios, o planejamento de planos de carreira.
Ele ainda atua em conjunto com o CEO da empresa para definir diretrizes importantes como os valores e a visão da organização, traça perfis comportamentais, oferece feedbacks, organiza cursos e palestras e coleta dados relevantes para manter o ambiente da empresa saudável e otimizar o clima organizacional.
Quem trabalha no RH visa aprimorar a cultura organizacional e prevenir conflitos entre colaboradores e as lideranças. Assim sendo, características importantes para tal profissional incluem o conhecimento sobre a gestão de pessoas, proatividade e habilidades interpessoais.
O que faz um profissional de controladoria?
Quem atua com controladoria tem como foco a gestão da qualidade por meio do planejamento e organização de questões orçamentárias e administrativas.
Entre as funções exercidas pelo profissional estão a elaboração de planos de acordo com os objetivos da organização, a interpretação de relatórios e demonstrativos, a identificação e reparação de desperdício de recursos e o monitoramento de procedimentos fiscais.
É também responsável pela proteção de ativos da empresa por meio de auditorias, o monitoramento constante do cenário econômico do segmento e a análise da concorrência a fim de antecipar riscos ou necessidades.
Desse modo, o controlador utiliza informações de despesas fixas e variáveis e dados internos gerais para fazer previsões realistas de modo a maximizar rendimentos e evitar o descumprimento de normais burocráticas.
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