Áreas do Comércio Exterior: Saiba onde esse profissional pode atuar!

Se você tem o sonho de construir uma carreira internacional no meio corporativo, vale a pena conhecer as áreas de atuação de Comércio Exterior. Quem atua nesse campo lida diretamente com questões financeiras, logísticas e comerciais envolvidas na importação e na exportação de produtos. O melhor de tudo é que o mercado de trabalho para quem faz a graduação de Comércio Exterior é amplo.

Em razão da circulação cada vez maior de mercadorias entre as fronteiras de países e de continentes, a gama de habilidades desenvolvidas pelo profissional de Comércio Exterior se torna ainda mais valiosa. Neste post, vamos explicar quais as principais áreas de atuação do profissional de Comércio Exterior. Confira e veja tudo sobre a carreira!

Conheça as áreas em alta de Comércio Exterior

Você que está se preparando para entrar na faculdade já pode ir conhecendo as áreas de Comércio Exterior para buscar oportunidades de estágio quando chegar lá. Gostou dessa ideia? Confira, abaixo, as áreas mais bem-pagas de Comércio Exterior.

Agenciamento de carga

O agente de carga internacional é responsável pelo planejamento do transporte de mercadorias. Isso inclui processos como seguro, frete e todas as etapas para que nenhuma entrega se perca.

O agente também pode ficar responsável por desenvolver soluções para o transporte em qualquer modal: aéreo, marítimo ou terrestre.

Gerenciamento financeiro e cambial

Ao contrário do agente de carga, o profissional capacitado para o gerenciamento financeiro e cambial lida com questões mais de ordem administrativa. É quem deve analisar as melhores taxas de câmbio para compra ou venda de mercadorias, avaliar investimentos e até mesmo empréstimos.

Serviço público

O comércio exterior do Brasil não é centralizado, o que significa que existem órgãos públicos para processos específicos, como a Câmara de Comércio Exterior (Camex), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e Aduaneira, órgão público que serve para fiscalizar tudo o que entra ou sai do país,

Como servidor público, o profissional de Comércio Exterior pode realizar funções variadas. Por exemplo, um servidor aprovado em um concurso para compor a equipe da Camex pode atuar nas estratégias para incentivar a abertura comercial do Brasil, discutir relacionamento com outros países etc.

Consultoria e marketing internacional

O consultor em Comércio Exterior trabalha junto a uma empresa ou de maneira autônoma. É quem fica responsável por assessorar gestores que querem começar a negociar internacionalmente, comprando ou vendendo para empresas de outros países.

Para isso, o consultor precisa fazer uma análise de mercado, estudar maneiras de como uma mercadoria pode ser adaptada para se adequar ao mercado externo, avaliar o melhor método de divulgação, embalagens, entre outras questões.

Veja o que considerar para escolher a faculdade

Para atuar com Comércio Exterior, é interessante contar com algumas qualificações no currículo. O diploma de graduação, por exemplo, é um requisito muitas vezes obrigatório para participar de seleções de cargos com maior grau de qualificação.

A dúvida entre escolher Relações Internacionais ou Comércio Exterior é bastante comum, uma vez que são áreas próximas e com atuações nos mesmos segmentos. No entanto, existem diferenças que devem ser consideradas na decisão.

No geral, o curso de Comércio Exterior é mais focado em aspectos comerciais e conta com disciplinas práticas, enquanto Relações Internacionais tem uma formação mais teórica e prepara profissionais para negociações diplomáticas amplas.

E aí, já tomou sua decisão? Se você quer construir uma carreira em Comércio Exterior, conheça logo abaixo dicas para buscar uma faculdade.

Avalie a grade curricular

A grade curricular reúne as disciplinas do curso e está organizada em semestres/períodos. Todas as grades normalmente ficam disponibilizadas no site oficial da instituição de ensino, o que facilita a consulta de quem ainda não é um estudante da instituição.

Você pode fazer uma consulta no documento para avaliar esse aspecto. Por exemplo, veja se as disciplinas abordam questões alinhadas às demandas que o profissional vai encontrar no mercado de trabalho.

Priorize a flexibilidade na graduação

Pode ser interessante entender os diferenciais que uma instituição de ensino tem a oferecer, porque muitos benefícios ajudam você a ingressar no curso escolhido.

Por exemplo, se fez alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recentemente, saiba que muitas faculdades aceitam a nota do Exame como forma de ingresso. Assim, você pode usar o Enem para ingressar no curso e pular a prova do vestibular.

Considere o custo-benefício

É possível aproveitar as iniciativas que a faculdade oferece para melhorar a experiência de quem está na graduação, como o suporte ao aluno e as vantagens do EAD para cursos a distância.

Então, considerando a mensalidade que você vai precisar pagar todo mês, fica mais fácil avaliar se vale a pena ingressar em determinada faculdade.

A Ampli te ajuda a realizar o sonho da faculdade

Agora que você conhece as áreas mais bem-pagas de Comércio Exterior, conheça todas as vantagens de estudar na Ampli e se preparar para esse mercado de trabalho.

Aulas pelo celular

Os cursos de graduação da Ampli são oferecidos no formato de Ensino à Distância (EAD), com avaliações, atividades e aulas online.

Sendo aluno EAD, você pode estudar pelo computador ou pelo celular. No aplicativo Ampli, você tem a opção de utilizar sua conexão Wi-Fi para baixar as aulas e assistir sem internet.

Sem mensalidade abusiva

A mensalidade na Ampli para os cursos de graduação é a partir de R$ 149,99*. Além do valor acessível, você não precisa se preocupar com reajustes abusivos.

Graduação mais rápida

A graduação em Comércio Exterior na Ampli tem duração de 1 ano e 6 meses. É a oportunidade ideal para quem está em busca de cursos superiores rápidos.

O tempo reduzido se deve ao formato do curso Tecnólogo, que tem um foco maior na parte prática da profissão e permite que os estudantes aprendam com as situações que futuramente vão encontrar na realidade de trabalho.

Vestibular online

Aqui na Ampli, você se inscreve e realiza o vestibular sem sair de casa. A prova digital é feita pelo celular ou computador, isso ficará por sua conta.

Você também não precisará pagar nada para participar do vestibular online nem para fazer a matrícula posteriormente. Maravilha, não é?

Inscreva-se já no vestibular!

Viu como é extensa a gama de profissões na área de Comércio Exterior? Agora que já conhece as principais áreas de trabalho e as facilidades de um curso 100% online, será mais fácil tomar uma decisão segura de se matricular na graduação.

O que está esperando? Aproveite a visita para se inscrever no vestibular online da Ampli e garantir sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo