Comércio Exterior o que faz
- 0 Com

O que se faz em Comércio Exterior? Confira as principais funções desse profissional!

Guia de Profissões

O que se faz em Comércio Exterior

Para quem está em busca de uma profissão promissora e com ótimas oportunidades de trabalho, uma boa opção é fazer a faculdade de Comércio Exterior. Essa carreira abrange operações de venda e compra de mercadorias entre países de vários continentes.

Mas, afinal, o que um profissional de Comércio Exterior faz? Uma das atribuições desempenhadas por ele é a gestão de importação e exportação e a fiscalização do fluxo de produtos. Para se destacar e exercer as atividades com excelência, é importante ter domínio de línguas estrangeiras e o conhecimento sobre regras tributárias.

Ficou interessado e quer saber quais são as funções do profissional de Comércio Exterior? Então, continue a leitura!

Saiba o que faz um profissional de Comércio Exterior

Se você já ficou em dúvida entre os cursos de Relações Internacionais ou Comércio Exterior, saiba que, apesar de serem parecidos, são bem diferentes na prática. Aqui, você vai conhecer as principais atribuições exercidas pelo profissional de Comércio Exterior. Fique ligado!

Quais as funções do profissional de Comércio Exterior?

Como o nome sugere, o profissional de Comércio Exterior é responsável por mediar as ações de venda e compra que ocorrem entre países. Por isso, caso as empresas inglesas queiram vender algo para o Brasil, por exemplo, é ele quem realiza toda a pesquisa de mercado, como:

  • quais são as taxas de impostos sobre os itens;
  • quais as leis de exportação e importação de ambos os países;
  • quais produtos vendem mais no Brasil na área que a empresa atua.

Além disso, quem opta por essa carreira pode exercer outras funções que envolvem o planejamento e a análise de estratégias de tendências de mercado e custos de transporte.

O que faz um profissional de Comércio Exterior em Importação e Exportação?

Os profissionais que atuam na área de exportação e importação apresentam várias capacitações, e conhecer aspectos socioeconômicos, matérias-primas e produtos dos países é essencial para mediar e realizar bons negócios.

Nesse cargo, você ficará responsável por garantir que os processos ocorram de modo ágil e correto e que sigam de acordo com as leis dos países envolvidos nas negociações. Portanto, inclui lidar com os documentos necessários e a conversão de moedas utilizadas.

Quais as atribuições um profissional de Comércio Exterior em Consultoria e Marketing Internacional?

Se quer saber quais são as atribuições desempenhadas pelo profissional de Comércio Exterior em Consultoria e Marketing, saiba que ele pode trabalhar em diversas empresas, auxiliando empreendimentos que desejam negociar no exterior.

O especialista dessa área tem como função avaliar o mercado e o modo com que os produtos em questão se adaptarão na cultura do país visado. Além disso, cabe a esses profissionais escolherem a melhor maneira de divulgar e avaliar se as embalagens serão atrativas para o público-alvo.

Outra atividade desenvolvida é traçar um plano de negócio mais efetivo, a fim de que os acordos internacionais se tornem um sucesso.

O que faz um profissional de Comércio Exterior em Gerenciamento de Cargas e Logística?

Outra especialidade em alta que o profissional de Comércio Exterior pode atuar é no Gerenciamento de Cargas e Logística. Aqui, você será responsável por realizar o controle do fluxo de desembarque e embarque, e a verificação de que tudo está conforme o previsto.

Também precisa definir o modo mais adequado de realizar o transporte e, portanto, o especialista costuma atuar em locais em que as cargas chegam e logo são despachadas.

De maneira geral, arquitetar aspectos logísticos é bastante complexo, principalmente quando envolve negociações e contratos. Logo, esses profissionais devem conhecer sobre aspectos culturais, numéricos, legislativos, de câmbio, entre outros.

Qual é o cargo de um profissional de Comércio Exterior em Aduaneira?

A aduaneira é um órgão público responsável pela fiscalização das mercadorias que entram e saem do país, garantindo que tudo esteja na legalidade. Logo, é a opção de carreira ideal para o estudante que deseja ser aprovado em um concurso público.

Nessa área, as atribuições do profissional de Comércio Exterior se resumem a cuidar de toda a documentação necessária para a verificação dos produtos. Ele pode trabalhar em postos de chegada e saída, como portos, aeroportos ou fronteiras.

Quais as atribuições de um profissional de Comércio Exterior em Negociações Internacionais?

As funções desempenhadas pelo profissional de Comércio Exterior que deseja seguir na área de Negociações Internacionais são muito diversas. Ele visa tanto os fornecedores quanto clientes, propondo acordos que beneficiem ambos os lados.

Assim, você pode trabalhar em empresas, ser um funcionário público ou um consultor autônomo. Independentemente da atuação, o objetivo desse especialista é oferecer bons negócios.

Quais as funções de um profissional de Comércio Exterior em Consultoria?

O consultor de Comércio Exterior tem como objetivo contribuir para que a empresa realize exportações e importações de maneira ágil, sem ter problemas com a burocracia. Outra função desempenhada é a liberação de cargas que chegam ao Brasil.

A Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

A Ampli é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação e pós-graduação 100% a distância. Assim, o aluno tem toda a liberdade para estudar quando e onde quiser, podendo conciliar os estudos com os outros afazeres da rotina.

A graduação em Comércio Exterior faz parte dos cursos superiores mais rápidos oferecidos por nossa faculdade, pois, por ser uma graduação tecnológica, você consegue conquistar o diploma em apenas 1 ano e 6 meses. Durante esse tempo, serão abordados conteúdos como Logística, Comércio Internacional, Legislação e Prática Aduaneira, etc.

Ao final do curso, você estará preparado para definir processos logísticos, atender clientes estrangeiros, entender contratos financeiros entre países, entre outros. Além disso, poderá receber excelentes remunerações. O salário do profissional de Comércio Exterior é de R$ 4.026,00*.

Outro diferencial da nossa instituição são os preços acessíveis e que cabem no seu bolso. Tudo pensado para te dar aquela força para realizar os estudos.

Agora é com você!

Depois de descobrir o que faz o profissional de Comércio Exterior, comece seu futuro já. Estude na Ampli e tenha acesso a um dos melhores ensinos a distância do país!

Gostou de saber os cargos do profissional de Comércio Exterior e quer se destacar na área? Então, inscreva-se no vestibular online da Ampli!

*Fonte: vagas.com.br em Jun/22

COMENTÁRIOS