Quais são as melhores áreas de Relações Internacionais em 2022?

Apesar da variedade de áreas de atuação, para se dar bem na carreira de Relações Internacionais, é preciso ter bastante jogo de cintura para qualquer uma delas. Algumas skills são fundamentais para quem escolhe ser um internacionalista. Na disputa por qualquer vaga de emprego, a pessoa que vai ser escolhida vai ser a mais capacitada de acordo com a área da empresa. 

No geral, aqueles que têm mais habilidade em negociar e demonstrar um interesse verdadeiro por Economia, História, Política e Direito se destacam bastante. Além disso, o domínio em línguas estrangeiras normalmente são requisitos para as vagas destinadas a um internacionalista. Porém, tudo vai depender da área de Relações Internacionais que você decida atuar. Você sabe dizer quais são as áreas que estão mais em alta?

Conheça as áreas que estão em alta para um Internacionalista!

Relações Internacionais é para quem sabe negociar, resolver disputas ou estabelecer relações. É uma atividade estratégica para empresas e governos que desejam ampliar sua rede de relacionamentos comerciais em escala nacional e internacional. Por ser um profissional muito diversificado, não é à toa que exista um mercado variado e cheio de oportunidades.

No entanto, por mais que a demanda por esse profissional seja grande por causa de sua diversidade, atualmente algumas estão mais em destaque do que outras. Podemos dizer que algumas áreas de atuação se tornaram mais importantes no momento. Por isso, se você, que está prestes a se formar, quer buscar uma especialização, não deixe de conferir alguns setores de atuação que estão em alta no mercado de trabalho.

MelhoresAreas RelacoesInternacionais

Meio ambiente

A necessidade de abordar questões ambientais se expandiu globalmente e deu aos internacionalistas um campo produtivo de atuação, principalmente após a pandemia. É possível atuar na representação de governos, empresas e organizações e de diferentes formas, seja por projetos sociais ou na responsabilidade social de alguma empresa.

A verdade é que as questões ambientais frequentemente atravessam fronteiras internacionais e envolvem outras nações, grupos regionais e organizações internacionais. Como resultado, é preciso muito esforço e conhecimento para formular um plano para resolver os inúmeros problemas globais, onde o internacionalista se enquadra perfeitamente.

Organizações não-governamentais (ONGs) 

Para a continuidade de suas atividades, as ONGs frequentemente precisam buscar financiamento internacional. A figura do internacionalista tornou-se crucial para o sucesso desses negócios. Com isso, essa profissão passa a ser responsável por captar recursos, identificar oportunidades e estabelecer parcerias, principalmente externas.

Além disso, esse setor de atuação está muito conectado com a primeira que citamos, a do meio ambiente. As ONGs são os principais atuantes nas causas sociais e ambientais, o que faz com que se tornem mais demandadas devido a alta necessidade de foco nessas causas. Por isso, se você tem interesse em trabalhar para essas organizações, saiba que é um bom negócio.

Marketing

Com a tecnologia e a internet cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, o marketing e branding está ainda mais em evidência no momento. A necessidade de alguém que conheça bem as realidades locais e internacionais, no sentido cultural e de negócios, também é maior. 

Por isso, o internacionalista faz um match perfeito com as grandes empresas e até mesmo com algumas pessoas físicas. Ele será o profissional perfeito para negociar com empresas e países, além de poder participar ativamente no auxílio ao posicionamento de bens e serviços no mercado global.

Eventos

Outro setor que cresceu bastante para o mercado de trabalho do internacionalista foi a dos eventos. Em especial, a inclusão do Brasil no calendário de grandes competições esportivas internacionais, como Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e Copa das Confederações, impulsionou a carreira do profissional.

Vários espaços de trabalhos foram construídos e ofertados para atender a demanda enorme que é necessária para o porte desses eventos. Com isso, mesmo com o fim desses eventos em específico, ainda foi possível aproveitar as oportunidades que foram criadas para uma área muito promissora e com grande potencial.

Assessorias especializadas

As assessorias especializadas fazem parte de uma área de atuação que nunca perde o foco, principalmente com o desenvolvimento e avanços que o mundo vai dando. Com um mundo globalizado, as empresas brasileiras de vários portes começaram a explorar oportunidades realistas de sucesso no exterior.

Assim, os profissionais que trabalharem em uma agência especializada em internacionalização de empresas, vão ajudar as companhias a se estabelecerem fora do seu país de origem. Ou seja, vão buscar uma garantia de cumprimento da legislação local e vão desenhar um mapa estratégico de atuação e oferta de produtos ou serviços.

Serviço Público

Quando pensamos em serviço público, automaticamente a imagem do diplomata e o Ministério das Relações Exteriores vem à mente. Existem inúmeros internacionalistas trabalhando como diplomatas ou apoiando a diplomacia em todo o mundo. É uma das carreiras mais desafiadoras e bem remuneradas que esses profissionais possuem.

No entanto, essa é uma área que nunca vai deixar de estar em alta, principalmente com o período político de transição que o Brasil vem vivendo. Agora, mais do que nunca, é importante estreitar as relações com os outros países e melhorar a imagem do páis para o mundo.

Mercado Financeiro

Por fim, mas não menos importante, o mercado financeiro entra como um grande foco de atuação de muitos profissionais, mas principalmente para o internacionalista. A pessoa que é formada em Relações Internacionais carrega uma bagagem muito grande que permite ter uma perspectiva horizontal de como o mundo e o mercado global estão funcionando.

O conhecimento teórico do internacionalista o capacita a antecipar ações e algumas tendências do mercado, tornando-o um profissional de grande valia na área de atuação do mercado financeiro. Porém, sabemos que atuar no mercado financeiro requer competências para além do conhecimento tradicional de economia. 

Dessa forma, esse profissional vai buscar qualificar ainda mais as suas nuances para o mundo desse setor. Por isso, é essencial compreender a lógica do mercado internacional e como as flutuações das políticas econômicas e sociais o afetam. Mas é inegável que o internacionalista se forma com uma base teórica fortíssima que abre portas para esse mercado.

Realize seu sonho da faculdade de Relações Internacionais com a Ampli!

O curso de Relações Internacionais é bem amplo e recomendado para todos aqueles que tenham interesse em ter um conhecimento geral em várias áreas. Você já pôde perceber que esse curso te abre muitas portas e te garante mercado de trabalho em áreas muito importantes da atualidade. 
Ficou interessado no que este curso pode te proporcionar? Então não deixe passar a grande oportunidade de começar os seus estudos na Ampli. Se inscreva no curso de Relações Públicas em nosso site, faça um teste de 15 dias grátis e depois pague parcelas que cabem no seu bolso!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo