Atualmente, todas as empresas precisam de um trabalho eficiente de divulgação de produtos e serviços, além da construção da identidade e imagem da marca. E para que uma marca se estabeleça no mercado e conquiste clientes, existe o publicitário, profissional responsável por fazer a mensagem da empresa chegar ao público. Nesse artigo falaremos sobre o mercado de trabalho em publicidade e propaganda, áreas de atuação e faixa salarial do profissional.
Formação em Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Publicidade forma profissionais capazes de planejar e gerenciar campanhas publicitárias em diferentes meios de comunicação, como rádio, TV, internet e mídias impressas. Essas campanhas publicitárias podem ser realizadas estrategicamente em prol de uma marca ou figura pública, como artistas, celebridades, influenciadores digitais e pessoas politicamente expostas. Essa formação é oferecida como bacharelado por faculdades EAD e presenciais e tem duração entre 3 e 5 anos.
A grade curricular do curso aborda conteúdos teóricos e generalistas sobre comunicação, artes e marketing, além de conteúdos práticos voltados para o mercado de trabalho em publicidade e propaganda como Criação e Produção para TV, Cinema e Internet, Redação Publicitária, Transmídia e Storytelling na Comunicação e Gerenciamento de Marcas.
De forma geral, a maioria das instituições de ensino solicitam a elaboração do TCC como requisito para ser aprovado na graduação e obtenção do diploma. É muito importante também que durante o curso o estudante realize estágios na área, para se preparar para o mercado de trabalho em relações internacionais.
Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda
O mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda é amplo e o profissional da área encontra uma diversidade grande de caminhos para seguir, tanto no departamento de marketing, publicidade e relações públicas das empresas específicas, como em agências. Além da atuação no setor privado, é possível atuar como consultor freelancer, em campanhas pontuais. Vamos conhecer com mais detalhes algumas das principais opções de trabalho para o profissional da área.
Áreas de atuação em Publicidade e Propaganda
Criação e Produção
Se você gosta de trabalhar exercendo a criatividade, a área de criação e produção é ideal. Aqui, o profissional atua no planejamento de peças para mídias digitais e roteiros para campanhas publicitárias, de acordo com as demandas do mercado e do público-alvo. Essas campanhas podem ser internas, para conscientização e engajamento dos colaboradores, ou externas e envolvem a execução de comerciais, anúncios, criação de landing pages e hotsites e até mesmo jingles.
Mídias Sociais
Quem trabalha nessa área fica encarregado de definir os veículos de comunicação (como internet, rádio ou TV) mais adequados para a promoção de campanhas publicitárias. O profissional realiza toda a pesquisa e planejamento, adequando o orçamento disponível e negociando os espaços de comunicação. Nessa área, é possível trabalhar também como Social Media, cuidando de tudo o que envolve as mídias sociais das empresas, e Produtor de Conteúdo, engajando o público através da redação publicitária.
Marketing Digital
O mercado de trabalho em marketing digital segue sendo uma das áreas mais promissoras desde a popularização da internet. Dessa forma, é basicamente essencial que uma empresa faça investimentos na área de marketing e o profissional de publicidade e propaganda pode fazer toda a diferença nesse setor. Aqui, ele fica responsável por desenvolver estratégias relacionadas a divulgação de produtos e serviços em formatos digitais variados, distribuição de conteúdo nos canais digitais e relacionamento com o público.
Pesquisa e planejamento
Ao atuar em agências de publicidade, produtoras audiovisuais ou como consultor, o profissional de publicidade e propaganda fica responsável por desenvolver ações para captar e fidelizar clientes das marcas, com base no estudo do perfil do público e no levantamento de dados sobre novas tendências e oportunidades de mercado.
Eventos
O publicitário também poderá atuar no planejamento e coordenação de eventos que tem como objetivo a divulgação O publicitário também poderá atuar no planejamento e coordenação de eventos físicos e online, que tem como objetivo a divulgação de produtos, serviços, marcas ou ideias. Seja para promover uma peça publicitária, um conteúdo audiovisual ou para arrecadar fundos para alguma causa.
Propaganda Política
Na área de propaganda política, o profissional de publicidade é responsável por estabelecer a estratégia de comunicação de um partido político ou candidato específico, com o objetivo de aproximar essas figuras dos seus eleitores. Dessa forma, o profissional da área usa técnicas de comunicação e persuasão no ambiente político, a partir do estudo da opinião pública e do cenário econômico, político e social vigente.
Quanto ganha um profissional de Publicidade e Propaganda?
Um profissional de Publicidade e Propaganda ganha em média R$ 3.426,81*, de acordo com a pesquisa do salario.com.br. É muito comum que o profissional da área tenha jornadas de trabalho de uma média de 42 horas semanais.
*Acesso em novembro de 2021
Salário por porte da empresa
O profissional poderá atuar em empresas públicas ou privadas, ou até mesmo atuar de forma autônoma, oferecendo serviços diversos. Veja abaixo a média salarial por porte da empresa.
- • Microempresa: a partir de R$ 2.781,28
- • Pequena e média empresa (PME): a partir de R$ 3.333,40
- • Grandes empresas: a partir de R$ 3.473,59
Cidades com maiores salários
Vale lembrar que a média salarial é calculada a partir de dados de salário de várias cidades. Assim, os valores mudam bastante dependendo do município onde o profissional trabalha, bem como o tipo de atividade que ele desempenha.
- • São Paulo, SP: média salarial de R$ 4.833,08
- • Rio de Janeiro, RJ: média salarial de R$ 3.829,08
- • Porto Alegre, RS: média salarial de R$ 2.705,00
- • Curitiba, PR: média salarial de R$ 2.606,69
- • Recife, PE: média salarial de R$ 2.309,70