O que faz um economista
- 0 Com

O que faz um economista? Conheça as principais funções desse profissional!

Guia de Profissões

O que faz um economista

Basta ligar a TV ou abrir um portal de notícias para conferir diversas informações sobre Economia. Não há como negar que esse é um assunto importante e que impacta diretamente as nossas vidas, certo? Mas, afinal, o que se faz em economia?

Muita gente não sabe como pode ser a rotina desse tipo de profissional. Para desvendar a curiosidade e trazer opções de atuação para quem está pensando em escolher a faculdade de Ciências Econômicas, confira a seguir o conteúdo que preparamos!

Veja o que faz um economista em diferentes cargos e setores

O estudante que faz uma graduação na área de Economia (que também é conhecida como Ciências Econômicas) recebe uma formação generalista, desenvolvendo diferentes habilidades ao longo do curso e abrindo um espectro bastante diverso de atuação no mercado de trabalho.

Depois de concluir essa primeira etapa, é possível escolher segmentos de especialização. As experiências conquistadas nessa jornada e os próprios interesses de cada profissional podem fazer a diferença na hora de decidir sobre isso. Aproveite para conhecer algumas das principais possibilidades agora!

Quais as atribuições do economista que trabalha com estudos de mercado?

Duas disciplinas muito importantes de Economia são Microeconomia e Macroeconomia. Além de todos os outros conhecimentos que complementam a formação, é fato que os economistas saem da faculdade com uma boa visão estratégica.

Então, uma das oportunidades é trabalhar com estudos de mercado, analisando cenários, fazendo cálculos, avaliando a viabilidade de projetos e ajudando na tomada de decisões.

Tanto o setor público como o setor privado demandam esse tipo de profissional, já que esse estudo prévio pode ser determinante para colocar ideias em prática ou não, evitando situações muito arriscadas e que possam ter resultados desastrosos.

O que faz quem tem o cargo de orientador financeiro?

Pessoas físicas e jurídicas que não têm todo o conhecimento econômico de um profissional formado em Economia costumam precisar de orientação financeira. Por exemplo, isso serve para tomar decisões sobre financiamentos a longo prazo, investimentos, riscos etc.

A partir de uma análise das possíveis situações, o economista apresenta para seus clientes diferentes perspectivas e ajuda com a sua opinião de especialista.

Quais as funções do profissional em Comércio Exterior?

Outra vertente bastante explorada pelos economistas é o comércio internacional de serviços e produtos. Nesse sentido, é importante entender de variações de câmbio, custos das transações, legislações ligadas ao comércio exterior, entre outros detalhes.

Quem acompanha as movimentações do cenário mundial e o que acontece na economia de cada país certamente tem boas chances de facilitar os negócios entre nações. Isto é, não basta ter um bom produto e querer vender para fora, mas fazer isso com cuidado e suporte de alguém que entende do assunto.

O que faz quem atua no mercado financeiro?

Bolsas de valores, bancos, corretoras e seguradoras estão entre os principais locais de trabalho para economistas no mundo inteiro. É preciso dominar as questões econômicas em âmbito nacional e internacional, além de acompanhar tudo o que acontece no mercado.

Para quem pensa em conseguir oportunidades fora do Brasil, esse pode ser um bom segmento. Uma boa dica é apostar na fluência de outros idiomas (especialmente do inglês) durante a faculdade para facilitar o acesso ao mercado estrangeiro.

O que faz quem trabalha com auditoria e fiscalização?

A facilidade com números também possibilita focar na área de auditoria e fiscalização, o que inclui órgãos públicos, empresas e afins. Um auditor é aquele que analisa detalhadamente as atividades e processos, principalmente da parte financeira, fiscal e contábil.

Portanto, o economista tem a capacitação necessária para atuar nessa área, ajudando outras instituições a garantirem a otimização e regularidade dos seus processos. Os auditores ou fiscais podem ser contratados para atendimentos exclusivos ou prestar serviços para diferentes clientes.

O que faz o administrador de empresas?

Toda empresa (pública ou privada) precisa prezar pela estabilidade financeira, tendo um profissional competente e responsável para exercer o cargo da sua administração. Fazer contas, analisar contratos, definir investimentos, conferir dados e realizar pagamentos estão entre as tarefas que um gestor financeiro desempenha dentro de uma instituição.

É comum encontrar economistas que se dedicam à parte administrativa, ajudando no desenvolvimento de negócios saudáveis e prósperos. Isso pode acontecer a partir da contratação desses profissionais, mas muitos também decidem abrir os seus próprios empreendimentos e assumem funções de economista como gestores.

Como atua o profissional que vai para docência e pesquisa?

A carreira acadêmica é mais uma alternativa para os economistas. Quando a gente pensa sobre o que faz um economista, é natural imaginar que eles estão no mercado financeiro, dentro das empresas ou trabalhando em órgãos do governo, mas muitos desses profissionais estão em universidades ensinando e pesquisando.

Inclusive, eles são extremamente necessários para a qualificação de novas pessoas e também para a evolução da área, desenvolvendo conceitos, estudos, políticas, tendências, etc. Por exemplo, alguns economistas conciliam outras atividades com a docência pelo fascínio com o universo da educação.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Tem interesse em fazer o curso de Economia? Depois de conhecer todas essas possibilidades de atuação, fica ainda mais claro como essa é uma área realmente interessante e cheia de oportunidades. Então, não perca mais tempo e dê o primeiro passo para realizar esse sonho com a Ampli!

Temos mais de 70 opções de cursos a distância e com mensalidades que cabem no seu bolso. Um deles é o de Ciências Econômicas, um bacharelado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e com duração de aproximadamente 3 anos, que oferece todas as vantagens do EAD.

A verdade é que as diferenças entre as modalidades presencial, EAD e semipresencial se tornaram um fator importante ao escolher um curso nos dias de hoje. Com maior flexibilidade, você pode ter uma rotina mais produtiva e até começar a trabalhar enquanto estuda.

A graduação tem o objetivo de formar profissionais capacitados para administrar, analisar e compreender a realidade socioeconômica regional e mundial, auxiliando na manutenção da saúde financeira das organizações. Porém, como vimos, os conhecimentos podem ser aplicados de diversas formas.

Durante os anos de estudo são abordados temas como Estatística, Relações Econômicas Internacionais, Teoria Microeconômica e Macroeconômica, Mercado de Capitais e Economia Brasileira. É uma formação realmente completa e atualizada para todo aluno EAD que quer se formar com um profissional de excelência para o mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que faz um economista, se pensa mesmo em seguir essa carreira, basta começar a se preparar.

Que tal inscrever-se no nosso vestibular? Não deixe essa oportunidade passar! Faça sua inscrição e estude pelo celular ou computador de onde estiver.

COMENTÁRIOS