Antes de optar por uma graduação, é fundamental conhecer as atribuições e o cotidiano da área de atuação pretendida. O curso de Publicidade e Propaganda abrange os aspectos humanos e gerais da comunicação social, abordando tanto a prática quanto a teoria.
Essa faculdade é a melhor alternativa para quem é comunicativo e criativo, tem espírito empreendedor e olhar inovador. Os profissionais também devem ter facilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares e flexibilidade para exercer as atividades em diferentes funções e ambientes.
Ficou interessado e quer saber tudo sobre a área e o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda? Então, continue a leitura para conhecer mais!
Como funciona a área da Publicidade e Propaganda?
Quando se fala em Publicidade e Propaganda, a primeira coisa que vem à cabeça são os anúncios de televisão e mídia impressa, não é mesmo? De fato, o profissional dessa área trabalha — e muito — na criação dessas peças.
Mas o que se aprende nesse curso vai além da elaboração de anúncios. Afinal, a indústria desse setor movimenta muito dinheiro no país todos os anos. Assim, na teoria, a publicidade não se resume apenas à ação de promover uma venda.
Ela é mais relacionada à ideia de divulgação de produtos, serviços ou marcas, apresentando-os aos consumidores e promovendo um exercício de aceitação ao público. Por apresentar esses objetivos, a publicidade tenta entreter e informar de modo criativo com a intenção de gerar o conhecido “boca a boca”, fazendo com que as pessoas falem sobre a empresa de maneira espontânea.
Já a propaganda é responsável pela venda de uma ideia e, para isso, usa técnicas de persuasão em seu discurso com o objetivo de motivar uma determinada ação, seja ela de adesão a uma causa ou de compra.
Na prática, os dois conceitos caminham juntos e funcionam de modo complementar. Portanto, é essencial que o curso consiga reunir essas duas áreas em uma única formação.
A graduação tem duração de 2 anos e 7 meses e é do tipo Bacharelado. Apesar do curto período, ainda exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso e a prática em estágio. Algumas das principais disciplinas estudadas são:
- Análise de Discurso;
- Criação Publicitária;
- Planejamento e Inteligência de Marketing;
- Ilustração Digital;
- Transmídia e Storytelling na Comunicação;
- Propaganda Política;
- Direção de Arte.
Como está o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda no Brasil?
Quem opta pela área tem a sorte de encontrar um mercado de trabalho bastante vasto. Símbolo de glamour da profissão, as famosas agências de publicidade apresentam vários departamentos, como produção gráfica, mídia, criação, planejamento, tráfego e atendimento.
Nesse caso, você pode exercer as atividades de acordo com suas especializações e habilidades. Dentro de empresas, é possível trabalhar em departamentos de Comunicação e Marketing, em conjunto com profissionais das áreas de Relações Públicas e Jornalismo.
O objetivo é cuidar da imagem da organização frente ao público externo e interno, além de intermediar o relacionamento da companhia com as agências de propaganda. Outro ramo com boas possibilidades de atuação é nos veículos de comunicação, negociando espaço de mídia para que os anunciantes divulguem seus serviços e produtos.
Com o avanço tecnológico e um mundo cada vez mais conectado, o publicitário tem pela frente o desafio de conseguir se adaptar às mudanças e sair dos meios tradicionais para desenvolver uma estratégia que atinja o público-alvo, garantindo a interação do consumidor com as marcas.
Algumas das atividades mais comuns da rotina do publicitário são:
- coordenar campanhas, o que garante a integração das equipes envolvidas;
- realizar pesquisas de mercado para determinar oportunidades de marketing, além de planejar campanhas;
- fazer reuniões com clientes para decisões de campanha;
- gerir contas, incluindo a observação do cronograma dos projetos e ajustando a campanha de acordo com o propósito dos clientes;
- prospectar novos clientes e implementar técnicas de venda.
Em relação aos salários, o publicitário recebe remunerações atrativas: a média é de R$ 3.523,41*, mas o teto salarial pode chegar a um valor de R$ 8.888,26* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais — muito bom, não é mesmo?
No entanto, a média pode variar bastante de acordo com a experiência e o tipo de empresa em que o profissional atua:
- agências de Publicidade: R$ 5.136,72*;
- consultoria em Publicidade: R$ 4.810,81*;
- desenvolvimento de programas de computador e software em geral: R$ 3.904,60*;
- atividades de consultoria em gestão empresarial: R$ 3.772,16*.
Quais são as tendências da Comunicação Social na área da Publicidade e Propaganda?
Como os consumidores de hoje não são mais os mesmos de alguns anos, o profissional deve adaptar as suas estratégias para atender melhor o público que está se formando.
Veja, a seguir, as principais tendências para o futuro da Publicidade e Propaganda!
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma ótima maneira para personalizar campanhas. Afinal, ela auxilia a filtrar uma grande quantidade de dados em tempo real. Com a ajuda de profissionais especializados em mineração e análise de dados, é possível sugerir o melhor procedimento para os clientes, prever resultados e encontrar padrões.
Com isso, a sua estratégia de publicidade ganha mais precisão, escala e velocidade.
Ampliação das redes sociais
O aumento no acesso aos perfis corporativos e pessoais em redes sociais já é uma tendência. Apesar de não ser tão recente, não para de crescer, sendo que as mídias são parte essencial das estratégias de publicidade de todo empreendimento.
Algumas delas já estabeleceram maneiras populares de divulgação, como links patrocinados. Além da possibilidade de acompanhar o resultado da campanha em tempo real, as redes sociais apresentam um ótimo benefício: é possível segmentar a clientela.
Predominância do mobile
Os smartphones dominam o mundo e, assim, o profissional de Publicidade e Propaganda usará essa informação para vender mais. Por essa razão, haverá a predominância do mobile, com a inclusão desses dispositivos nas ações de comunicação de companhias de vários portes nos próximos anos.
Quem deseja melhorar o resultado e não perder espaço para a concorrência deve criar formatos que possam ter acesso por meio de tablets e celulares. Sites responsivos não são apenas uma boa alternativa, mas sim uma obrigação para quem deseja se manter no mercado.
Quais são as principais atuações do publicitário?
Apostar nas áreas da Publicidade e Propaganda mais promissoras é uma maneira que o publicitário tem para potencializar os seus ganhos. Contudo, para se dar bem, é essencial se especializar e se manter atualizado. Confira algumas especialidades em alta!
Atendimento
Essa área é responsável por mediar os clientes e a agência de publicidade. Os profissionais devem produzir briefings para campanhas, coletar informações etc. É um campo de atuação que necessita de bastante jogo de cintura para lidar com as solicitações da clientela de última hora.
Portanto, ser comunicativo, proativo e conhecer sobre negócios é importante para se dar bem nessa carreira.
Mídia
O campo da mídia é responsável por selecionar os canais de comunicação em que a campanha será veiculada. Nesse caso, o publicitário deve negociar espaços publicitários, fazer o planejamento e cuidar do budget para tais campanhas.
Essa área está muito em alta. Logo, se você é uma pessoa organizada, sabe interpretar pesquisas e dados e tem facilidade com números, essa pode ser uma excelente opção para seguir carreira.
Planejamento
Também conhecido como planner, os profissionais são responsáveis pela análise de oportunidades do mercado, conhecimento do público, identificação de canais de comunicação e criação de ações e estratégias para a equipe executar. Para exercer as atividades nessa área, é importante ter um perfil analítico e conhecer todas as esferas da agência.
Pesquisa
A área da pesquisa é responsável por coletar as informações importantes para rodar qualquer projeto ou campanha do cliente. As principais responsabilidades do publicitário incluem a busca por informações do mercado, do público-alvo e de concorrentes.
Design
A equipe de design é responsável pela parte gráfica das peças da campanha, como design de produtos, peças online e impressas, entre outras. Para atuar como designer ou diretor de arte, é fundamental ter muita bagagem cultural, que ajude na criatividade no momento de elaborar as peças.
Logo, é um profissional que precisa buscar as melhores soluções para o trabalho.
Como ingressar no mercado de Publicidade e Propaganda?
Para ingressar no mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda, é necessário cursar uma graduação na área e desenvolver algumas habilidades que serão fundamentais para a atuação profissional. Confira, abaixo, algumas dicas importantes!
Tenha um portfólio atraente
Montar um portfólio é tão importante quanto apresentar o currículo no momento de prospectar clientes ou candidatar a vagas. Afinal, esse documento é um dos cartões de visitas do publicitário.
Nesse caso, o recomendado é que você tenha um espaço virtual, em que constem os seus melhores trabalhos, com imagem das peças e um texto breve descrevendo o que foi elaborado e qual foi a sua função na campanha.
Faça um bom networking
Outro passo fundamental para quem atua com Publicidade e Propaganda é fazer networking. Manter uma boa relação com os colegas de profissão e uma postura são atitudes que garantem indicações para as melhores oportunidades que o mercado de trabalho oferece.
Invista na formação superior
Não adianta ser indicado para ótimas vagas de emprego se o publicitário não for capaz de se manter no cargo, concorda? Por essa razão, é fundamental ter uma boa formação, que possibilite que você execute as tarefas diárias da profissão com segurança e qualidade.
Lembre-se de que a área permite várias possibilidades de atuação, valorizando os profissionais responsáveis, dinâmicos e criativos. Uma boa formação é muito importante para entregar campanhas de excelência, independentemente da área escolhida para atuar.
Conheça o perfil do profissional de Publicidade e Propaganda
Todas as profissões demandam um perfil profissional específico. Assim, é preciso entender o que faz o profissional do ramo antes de definir se essa é a melhor carreira para você. Confira, a seguir, as principais características de um publicitário!
Criatividade
A criatividade é uma habilidade essencial na rotina de qualquer publicitário. Assim, a imaginação e a inteligência devem aparecer juntas desde a execução de vídeos para mídia até o planejamento de arte.
Curiosidade
Quem deseja seguir carreira em Publicidade e Propaganda deve ter curiosidade e vontade de aprender. Logo, os profissionais precisam ser inquietos, inovar com soluções que valorizem o trabalho e ter disposição para correr atrás de referências.
Os publicitários também devem ter gosto pela leitura. Vale acompanhar blogs, revistas e jornais que abordem as principais tendências e assuntos do momento. Nesse caso, é importante se desafiar e ir em busca de fontes para não deixar de lado boas ideias.
Flexibilidade
A atuação em Publicidade e Propaganda nunca é realizada por apenas um indivíduo. Por isso, aprenda a lidar com pessoas e seja paciente para contornar possíveis divergências.
Além disso, é preciso ter flexibilidade em relação a rotinas e horários. Isso porque, no dia a dia dos publicitários, existirão tarefas diferentes. Como o fluxo de trabalho pode variar bastante, os profissionais precisam estar cientes que poderão passar noites em claro até encontrar a melhor resposta.
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*Sujeito a alterações