Concurso público para Perito Criminal: saiba como se preparar!

Como o ingresso na carreira de perito criminal na Polícia depende da aprovação em concurso público, preparar-se para a prova é o começo da jornada. Essa é uma carreira que vale muito a pena para quem é formado em Perícia Criminal ou áreas correlatas.

Primeiro, veja se há concurso público para perito criminal com inscrições abertas e já comece a estudar por meio de provas anteriores. Elas dão pistas do conteúdo que é normalmente exigido nessas ocasiões, o que já facilita um pouco a sua rotina de estudos para concurso.

Para acompanhar a abertura de vagas no setor público, vale acessar sites especializados em concursos todos os dias, ou até criar algum tipo de alerta. Mas, vamos primeiro conhecer como funcionam o concurso público para Perito Criminal.

Concurso público para Perito Criminal

Embora seja importante ler todo o edital, o candidato deve prestar uma atenção especial ao conteúdo da prova. O conteúdo vem geralmente ao final do documento, trazendo as disciplinas que serão pedidas no certame. A prova teórica pode ser aplicada em um ou dois dias, a depender do processo seletivo. Há casos em que uma redação faz parte da prova. Dizemos isso porque as polícias estaduais são independentes para determinar os quesitos a serem avaliados no concurso público para Perito Criminal.

Os conteúdos que geralmente aparecem na prova são os de Língua Portuguesa, Direito, Criminologia, Criminalística, Medicina Legal, Raciocínio Lógico, conhecimentos em Informática, Biologia, Química, Física, Matemática e Contabilidade. Em alguns certames, existem provas de aptidão psicológica e as de aptidão física. 

É fundamental olhar no edital quais pontos de cada uma dessas disciplinas serão abordados no concurso. Isso ajuda na hora de organizar os estudos e de determinar em quais pontos você precisa de estudo mais aprofundado, para se preparar melhor.

Formação para Perito Criminal

Dependendo do estado onde o concurso público para Perito Criminal será aplicado, é necessária formação em nível superior, tanto em licenciatura quanto bacharelado, e alguns já aceitam os de nível tecnológico. Há aqueles concursos que aceitam formação em qualquer área do conhecimento e os que aceitam áreas específicas.

Assim, o edital pode trazer uma lista dos cursos que são aceitos para a carreira, como por exemplo: Análise de Sistemas, Arquitetura, Biologia, Biomedicina, Ciências da Computação, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Investigação e Perícia Criminal, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Química e Tecnologia da Informação.

Veja também: 4 faculdades para se tornar um Perito Criminal.

Embora alguns cursos tenham abordagens diferentes, ao se juntar com profissionais de outras áreas, os conhecimentos se somam e a investigação fica mais completa. Mas, mesmo tendo formações diferentes, a prova é a mesma. Assim, o perito formado em Química pode contribuir muito para a análise de provas encontradas no local do crime ao descobrir de onde ela vem. O profissional de Odontologia pode fazer as provas periciais de arcadas dentárias para identificação de um corpo. E a lista se estende.

Uma vez com o propósito de fazer o concurso público para perito criminal em mente, o próximo passo é estudar.

Como se preparar para a prova?

Estudar a partir de provas de concursos anteriores ajuda muito pois o candidato já pode se basear nas disciplinas que costumam ser pedidas. Dessa forma, primeiro organize um período de estudo. Pode ser todos os dias, duas ou mais vezes por semana, por 15, 30 minutos ou uma hora. Com isso em mente, faça um planejamento de quais conteúdos quer estudar.

Dê preferência para aqueles em que você tem dificuldade ou não teve contato na faculdade. Há cursos livres específicos para carreiras, ou aulas gerais sobre um tema. Assim, se você nunca teve aula de Contabilidade, vale a pena até mesmo comprar um livro ou pacote de aulas sobre o tema. 

cursos livres ampli

Faça provas simuladas periodicamente. Pode ser uma ou duas vezes ao mês, para testar como você está assimilando o conteúdo. Não se desaponte caso você não vá bem no começo. Isso acontece e é uma forma de você saber o que precisa ser reforçado.

E fique de olho nas aberturas de inscrições! Se quiser, mais para treinar, você pode até prestar concursos para áreas semelhantes. É como um treinamento no mundo real. E mantenha sempre o foco! Assim, quando o concurso que você quer finalmente abrir inscrições, você já estará preparado para ser Perito Criminal.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo