Gestão Comercial: saiba tudo sobre esse curso tecnólogo!

A graduação em Gestão Comercial é a melhor formação profissional para quem já terminou o Ensino Médio e quer trabalhar na área de vendas. O curso também é bastante recomendado para quem já atua na área e deseja ampliar o seu repertório.

Um gestor comercial trabalha em um mercado de trabalho gigante no Brasil, mas as melhores oportunidades estão destinadas a profissionais qualificados. Por isso, o diploma pode ser a chave para alcançar cargos de liderança e salários acima da média.

Neste post, nós da Ampli vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o curso de Gestão Comercial: objetivo, grade curricular, modalidades de ensino e muito mais. Então, o que está esperando? Continue a leitura e venha tirar suas dúvidas com a gente!

Qual é o objetivo do curso de Gestão Comercial?

O tecnólogo em Gestão Comercial tem o objetivo de formar lideranças capazes de atuar nos setores de compra e venda de produtos ou serviços.

Para quem gosta de trabalhar com vendas, a graduação em Gestão Comercial é uma fonte de técnicas, ferramentas e aprendizados comportamentais que auxiliam a se tornar um bom negociador e saber se comunicar com ainda mais confiança para fechar bons negócios.

Espera-se que o profissional recém-formado tenha habilidades para assumir tarefas como pesquisas de mercado, formação de preços, gestão de equipes, relacionamento com os clientes e fornecedores e definição de pontos de vendas.

Ao longo do curso, o aluno de Gestão Comercial aprende a:

  • gerenciar a produtividade do setor de vendas;
  • garantir a qualidade na entrega de produtos e serviços aos clientes;
  • elaborar os planos de ação para a área de vendas;
  • gerenciar recursos para reduzir custos e aumentar os lucros;
  • promover treinamentos para os profissionais de vendas;
  • monitorar e gerenciar métricas de vendas e marketing;

Por ser oferecido no formato tecnólogo, tem um foco nas competências que os alunos precisarão aplicar no mercado de trabalho.

Quais são as principais matérias da faculdade de Gestão Comercial?

O curso de Gestão Comercial tem muito a oferecer para quem tem afinidade com números e raciocínio lógico, mas não para por aí.

Se você tem interesse em ingressar nesta graduação, é importante saber que a capacidade de organização e habilidades com negociação e relacionamento com pessoas são assuntos que também farão parte da sua rotina de estudos.

Que tal saber um pouco mais? A seguir, confira uma breve descrição das principais matérias que estão na grade curricular de Gestão Comercial na Ampli.

Empreendedorismo: oportunidade empreendedora

No primeiro semestre, estão as matérias que introduzem os estudantes nos pilares do curso. A matéria de “Empreendedorismo: oportunidade empreendedora” é uma delas, porque apresenta o panorama do empreendedorismo no Brasil e noções básicas sobre como encontrar oportunidade empreendedora.

Métodos Quantitativos

Os métodos quantitativos devem fazer parte do repertório de qualquer profissional de Gestão Comercial. São métodos para quantificar um problema e entender a dimensão dele.

A matéria de “Métodos Quantitativos” é uma das que fazem parte do primeiro semestre de Gestão Comercial e tem o objetivo de apresentar conceitos gerais sobre os métodos quantitativos, como função afim, função quadrática e estatística inferencial.

Gestão de Projeto

As habilidades de delegar tarefas, determinar tempo para o cumprimento de responsabilidades e monitorar resultados estão envolvidas na gestão de projetos, algo bastante comum na rotina de um gestor de comércio.

Na matéria de “Gestão de Projeto”, que faz parte do primeiro semestre do curso de Gestão Comercial, os alunos são introduzidos às melhores práticas para assumir a liderança em diferentes tipos de projetos na área de vendas.

Gestão de Pessoas

Um gestor comercial precisa saber como acompanhar o trabalho de equipes, buscar maneiras de simplificar tarefas e aumentar a produtividade.

No segundo semestre de Gestão Comercial na Ampli, você aprenderá como funcionam os processos envolvidos nessas responsabilidades, como plano de recrutamento e seleção, programa de interação de funcionários e pesquisa de clima organizacional.

Matemática Financeira

“Matemática Financeira” é outra matéria que faz parte do segundo semestre de Gestão Comercial. Aqui, o objetivo é familiarizar os estudantes a noções da matemática financeira aplicadas à área comercial.

É a oportunidade para aprofundar conhecimentos muitas vezes vistos no Ensino Médio, como juros, parcelamento e investimento.

Estratégia Empresarial e Negociação

Sendo outra matéria do segundo semestre do curso, “Estratégia Empresarial e Negociação” visa ensinar aquilo que está no coração da gestão comercial: a negociação.

Os estudantes aprendem desde o básico sobre como funciona a negociação até estratégias de comunicação, gestão de conflito e avaliação aplicadas à rotina do gestor comercial.

Formação de Preços e Custos

A gestão dos custos relacionados às operações e a formação de preços são aspectos centrais para a administração de uma empresa. Por isso, no terceiro semestre, os estudantes encontram a matéria “Formação de Preços e Custos”.

É a oportunidade de aprender como determinar o valor cobrado por certo produto ou serviço e estratégias para manter a organização de gastos e investimentos das empresas.

Sistemas de informação gerencial

Os gestores comerciais lidam com tecnologias que armazenam informações e documentos sobre clientes, fornecedores e sobre a própria empresa em que trabalham. A matéria de “Sistemas de Informação Gerencial” visa familiarizar os estudantes com esses sistemas.

É uma matéria que faz parte do terceiro (e último) semestre de Gestão Comercial. Aqui, os alunos aprendem, por exemplo, como funcionam os sistemas de ERP, CRM e SCM.

Pesquisa Mercadológica

“Pesquisa Mercadológica” é outro exemplo de matéria que faz parte do terceiro semestre de Gestão Comercial.

O objetivo é introduzir os alunos nos principais métodos e tipos de pesquisa de mercado, maneiras de como coletar dados, planejar pesquisas e avaliar e interpretar os resultados.

Planejamento e Inteligência de Marketing

É papel do gestor de comércio ajudar na captura, organização e análise de dados para guiar decisões de marketing da empresa. Na matéria de “Planejamento e Inteligência de Marketing”, no terceiro semestre do curso, os alunos aprendem todos os passos para assumir essas responsabilidades no mercado de trabalho.

Qual a duração do curso?

Na Ampli, o curso de Gestão Comercial é formado por 3 semestres com duração de 1 ano e 6 meses (carga horária total de 1700 horas).

Por ser oferecido no formato tecnólogo, o curso tem uma grade curricular enxuta, que privilegia as competências práticas, em vez da parte teórica da gestão comercial. Isso permite que o estudante se forme em menos de 2 anos.

Como verificar as condições de pagamento do tecnólogo em Gestão Comercial?

Você está querendo saber se o valor da mensalidade vai caber no seu bolso? Então, é hora de consultar os valores e as condições de pagamento do curso.

Antes de fazer sua pesquisa, é preciso saber que o valor da mensalidade varia de acordo com a faculdade. Cada instituição de ensino tem a autonomia do Ministério da Educação (MEC) para definir o preço cobrado.

Além disso, existem três fatores que interferem no valor da mensalidade:

  • localidade — estado, cidade e bairro onde está localizada a unidade da faculdade;
  • turno — manhã, tarde ou noite;
  • modalidade de ensino — Ensino a Distância (EAD), presencial ou semipresencial.

Observação: os cursos EAD oferecem aos estudantes as mensalidades mais acessíveis, comparadas às outras modalidades de ensino.

Agora que você já tem tudo que precisa para consultar os valores e condições de pagamento, visite o site oficial da faculdade e busque a página do curso de Gestão Comercial.

Nessa página, estão todas as informações que você precisa saber antes de fazer sua matrícula, inclusive o valor da mensalidade e todas as condições de pagamento, como bolsas de estudo, descontos e garantias.

Como se matricular na graduação em Gestão Comercial?

Não vê a hora de fazer sua matrícula no curso de Gestão Comercial? Então, venha aprender a se matricular com o nosso passo a passo.

Cada instituição de ensino tem um processo de matrícula próprio. Na Ampli, a matrícula é divida em três etapas:

Participe do vestibular online

O vestibular da Ampli é gratuito e funciona no formato 100% a distância. O candidato pode fazer a prova online e receber o resultado dentro de pouco tempo.

Outra opção é utilizar uma pontuação do Enem para pular a prova de vestibular e garantir sua vaga.

Faça sua matrícula online

Efetuada sua inscrição, o próximo passo é preencher a ficha de matrícula na plataforma online da Ampli com dados pessoais, como nome, RG, CPF e e-mail. Em seguida, basta escolher a melhor forma de pagamento.

Envie documentos pessoais

Na última etapa, é necessário enviar fotos de documentos pessoais no espaço solicitado dentro da plataforma da Ampli. Os documentos requeridos são: RG ou CNH, CPF e Certificado de conclusão do Ensino Médio.

Pronto! Feito isso, sua matrícula estará concluída, e as aulas do seu curso já começam na segunda-feira seguinte.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

O curso superior de Gestão Comercial é geralmente oferecido nas duas modalidades de ensino mais comuns: EAD e presencial.

Abaixo, entenda como funcionam essas duas modalidades de ensino e descubra qual delas tem mais a ver com você.

Presencial

No formato presencial, os alunos precisam comparecer presencialmente às aulas e atividades do curso que são realizadas em uma unidade da faculdade.

Os encontros presenciais costumam acontecer em um ritmo diário e em horários pré-determinados pela faculdade. A presença pode contar na avaliação final do estudante para obter aprovação nas matérias.

Apesar de garantir acesso à infraestrutura física da faculdade, como bibliotecas e salas de multimídia, o formato presencial não oferece flexibilidade de horários, algo que pode ser fundamental para quem concilia trabalho e estudo.

É uma opção destinada aos estudantes com disponibilidade para comparecer às aulas presenciais e que não querem abrir mão do contato com professores e colegas de turma.

EAD

Todas as aulas, atividades e avaliações do curso EAD são realizadas na plataforma online da faculdade, conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O aluno EAD pode estudar de casa ou onde quiser, desde que tenha acesso à internet para acessar a plataforma online da faculdade.

É uma oportunidade para cortar gastos com transporte de ida e volta para a faculdade, além de eventuais gastos com alimentação na rua. Outra vantagem do EAD é que o aluno não precisa perder tempo ou se desgastar no trânsito.

É a opção ideal para quem precisa de flexibilidade de horários! Você pode organizar seu cronograma de estudos como achar melhor, dedicando os horários em que estiver mais livre para assistir às aulas e realizar as atividades.

Por que estudar Gestão Comercial na Ampli?

Se você ainda não sabe se é uma boa ideia entrar no curso superior da Ampli, queremos mostrar todos os diferenciais da nossa faculdade.

Aqui na Ampli, estamos sempre preocupados em oferecer cursos de nível superior que combinem flexibilidade, qualidade e preços acessíveis.

Curta duração

O tecnólogo em Gestão Comercial é perfeito para quem busca uma formação rápida para entrar no mercado de trabalho. Em menos de 2 anos, você obtém seu diploma superior e pode disputar vagas de liderança na área de vendas.

Aulas EAD pelo celular

Ao se matricular na Ampli, você pode baixar o aplicativo da faculdade no celular e assistir às aulas offline, sempre que estiver sem internet à disposição.

Nota máxima do MEC

O curso de Gestão Comercial da Ampli tem nota 5 (máxima) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com os critérios do Ministério, cursos com conceito 5 são considerados de excelência no país, considerando aspectos como qualidade da grade curricular, infraestrutura e corpo docente.

Valor acessível

Nossa mensalidade é acessível e pensada para ser um alívio no bolso de todos os estudantes que querem ter uma formação superior em seu currículo e futuro profissional.

Período de testes Grátis

Você só começa a pagar a mensalidade depois de experimentar o ambiente virtual e as aulas. Além disso, você pode cancelar sua matrícula antes de acabar o período gratuito, sem sofrer qualquer prejuízo.

Comece sua graduação!

Viu como funciona o curso de Gestão Comercial? Para garantir sua vaga e contar com o máximo de flexibilidade para estudar, não perca tempo e comece sua vida universitária na Ampli.

Aproveite para fazer sua inscrição online no site da Ampli e começar sua graduação em Gestão Comercial!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo