Faculdade de Letras: Tudo que você quer saber sobre essa graduação

A faculdade de Letras é um dos cursos mais famosos. Dá para cursar licenciatura ou bacharelado, mas você já sabe tudo que precisa para se decidir sobre essa graduação?

Quem é estudante de Letras faz o que?

Bom, ao se matricular o estudante tem a opção de escolher entre a modalidade bacharelado, para pesquisas acadêmicas ou licenciatura, para formação de professores. Ambas têm a finalidade de formar profissionais habilitados em conhecimentos específicos do curso, seja para a área da pesquisa ou outras. 

Ao concluir o curso, o aluno formado em licenciatura, atuará principalmente na rede de ensino pública ou privada, enquanto o aluno do bacharelado tem outras opções que não são voltadas para sala de aula.

Licenciatura em Letras

O curso de Graduação em Letras, voltado para ensino de língua portuguesa e suas respectivas habilitações, tem o intuito de formar profissionais capacitados nas áreas de atuação da linguagem, gramática e literatura. Quem optar por essa habilitação tem a possibilidade de entrar em contato com matérias que lidam com questões importantes e cotidianas das instituições de ensino. 

As disciplinas voltadas para sala de aula são importantes para o conhecimento acerca de pedagogias que levam o aluno ao conhecimento, por isso, a metodologia presente nelas é o diferencial para a prática docente. Tais matérias buscam contextualizar o ambiente escolar de maneira teórica para que, no período de estágio, o estudante possa ampliar o conhecimento junto às práticas didáticas. 

Bacharelado em Letras 

O bacharelado em Letras é uma habilitação na qual os estudantes podem optar para dedicar-se à pesquisa, pois o curso de letras possui relação direta com outras áreas que são estudadas ao longo dos anos, como por exemplo a linguística, ciência que estuda as manifestações da linguagem. Esta habilitação não se restringe a nenhuma área, porém, como não trabalhará conteúdos de educação, o estudante que optar pelo bacharel, não deve lecionar. Após formado, ou mesmo durante o curso, o estudante pode trabalhar com tradução, editoração, redação e em outras áreas que utilizem a linguagem como o principal recurso para o trabalho, como áreas do marketing, por exemplo. 

Quem se forma em Letras faz o que? 

Essa é uma decisão importante, afinal de contas, a escolha do bacharelado ou licenciatura impactará diretamente nas matérias e, também, na habilitação do profissional ao final do curso. A Ampli tem oferta do curso de licenciatura, que tem por finalidade a colocação no mercado de trabalho, formando um perfil proativo para a sala de aula. 

Matérias da faculdade de Letras 

Talvez o que muitos estudantes irão se deparar ao longo do curso é a dinamicidade que a faculdade oferece, pois em cada matéria há um especialista na área, sendo possível, ao final do curso, procurar especializações em cada uma das áreas para título de especialista, ampliando ainda mais os conhecimentos do curso de Letras. Conheça algumas matérias da grade curricular da graduação em Letras Português:

  • História da língua portuguesa
  • Práticas pedagógicas
  • Literatura e Linguística
  • Letramento e alfabetização
  • Semântica
  • Educação inclusiva
  • Gestão educacional
  • Libras
  • Semiótica
  • Projeto de ensino

Todas essas matérias possuem áreas a serem desenvolvidas para a pesquisa, e que dão título de especialistas para aqueles que pretendem seguir estudando, como por exemplo o título de formação em Letras com ênfase em sociolinguística, que habilita o estudante a sociolinguística.  

Ao optar pela modalidade de licenciatura é possível começar a pensar a carreira com possibilidades de estágios em escola, aulas particulares e outros segmentos que demandem a necessidade de um profissional qualificado no ensino de língua portuguesa, auxiliando no ensino-aprendizagem e orientando outros estudantes. 

A licenciatura em Letras na Ampli pode ser concluída em 2 anos e 4 meses. Durante esse período o aluno tem contato com as matérias essenciais sobre linguagem e didática.

CTA LetrasPortugues halfpost

Perfil do aluno de Letras 

O perfil profissional do estudante de letras está diretamente relacionado com a capacidade de sempre estar buscando atualizações em relação às novidades que a área pode proporcionar, como as mudanças ortográficas que determinam novas regras para a língua portuguesa. Com isso, listamos características que são indispensáveis para esse profissional:

  • Proatividade
  • Boa leitura e interpretação 
  • Curiosidade 
  • Busca por aperfeiçoamento 
  • Pensamento crítico 
  • Habilidades de oratória 
  • Ótima comunicação
  • Entre outros. 

Além dessa lista, outras qualidades permeiam o mundo da educação uma vez que, é na docência que o profissional utilizará todo o conhecimento adquirido, buscando se conectar aos novos desafios da profissão. Por isso é indispensável que o desejo de sempre conhecer e aprender esteja presente na jornada do profissional. 

O mercado para a formação em Letras 

O mercado de trabalho para profissionais formados em letras não é restrito à educação, pois a licenciatura permite que o profissional adquira conhecimentos amplos que podem ser utilizados nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Atualmente, há uma necessidade de profissionais que dominem a escrita da língua portuguesa em meios cada vez mais alternativos de leitura, como a internet. Por isso, o amplo conhecimento das regras gramaticais é um diferencial utilizado em muitas empresas na hora da contratação. Além do mais, a área da pesquisa não é restrita apenas ao bacharelado, estudantes podem ingressar a qualquer momento em uma especialização, buscando aperfeiçoar alguma área do curso de letras. 

Comece sua licenciatura em Letras na Ampli

Junto com a Ampli você pode dar início aos seus estudos com mais autonomia e liberdade de fazer suas aulas quando e onde quiser!

Venha dar um up na sua carreira com o curso de graduação em Letras Português, Inglês ou Espanhol, abrindo caminho para destacar-se no mercado de trabalho! O curso garante que o aluno tenha acesso a todas as disciplinas essenciais para a formação docente, incluindo o estágio obrigatório, essencial para a formação. Faça sua matrícula no curso de Letras na Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo