Matérias da Faculdade de Gestão Comercial: Conheça as principais disciplinas!

Antes de iniciar qualquer graduação superior, sempre surge aquela dúvida sobre a grade curricular do curso e qual foco as matérias abordam. Isto ajuda o aluno a se preparar melhor para um investimento de tempo e finanças.

Hoje falaremos sobre as matérias abordadas no curso tecnólogo em Gestão Comercial da Ampli. Assim, se você está pensando em iniciar a graduação, já terá uma melhor noção sobre o que te espera.


Vamos lá:

Veja a grade curricular de Gestão Comercial por semestre na Ampli!

Se você chegou até aqui, é porque está seriamente considerando dar um grande passo em relação ao seu futuro profissional e ingressar no curso de Gestão Comercial.

Então confira abaixo uma lista das disciplinas que encontrará na graduação:

1º Semestre:

  • Empreendedorismo
  • Métodos Quantitativos
  • Legislação Empresarial Aplicada
  • Gestão Mercadológica na Era Digital
  • Gestão de Projetos
  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais
  • Matemática Financeira

2º Semestre:

  • Gestão de Pessoas
  • Estratégia Econômica e Empresarial
  • Gestão de Serviços e Varejo
  • Estratégia Empresarial e Negociação
  • Logística e Gestão da Qualidade
  • Responsabilidade Social e Ambiental

3º Semestre:

  • Formação de Preços e Custos
  • Gerência de Vendas
  • Pesquisa Mercadológica
  • Planejamento e Inteligência de Marketing
  • Homem, Cultura e Sociedade
  • Sistemas de Informação Gerencial

Conheça um pouco das principais matérias da faculdade de Gestão Comercial! 

Ao longo dos três semestres da graduação, você se depara com diferentes disciplinas que ajudam na sua capacitação e formação como um profissional requisitado pelo mercado.

Vamos agora conhecer as principais matérias do curso e entender melhor a importância de cada uma delas.

Continue lendo:

Gestão Mercadológica na Era Digital

Nesta disciplina, serão abordadas temáticas referentes à análise ambiental e de mercado; gestão de produtos, serviços, marcas e canais de vendas; gerenciamento de preços e gerenciamento da comunicação e promoção.

O objetivo é ensinar os estudantes a prática de coletar e analisar informações do mercado por meio de ferramentas digitais e virtuais, utilizando-as para a tomada de decisão organizacional.

Entre as vantagens que a eficiente gestão mercadológica traz para negócios estão a otimização de processos, a racionalização de recursos, o aumento da competitividade empresarial, o crescimento da produtividade e o maior alcance de metas.

Estratégia Econômica e Empresarial

Nesta disciplina, serão abordadas temáticas referentes ao mercado, sistema produtivo, planejamento e desempenho; estrutura de mercado, custo e preço de venda; quantificação do lucro e alavancagem financeira e operacional.

A proposta é orientar os estudantes a respeito das ações empresariais necessárias para estimular o potencial de marcas, aproveitar os recursos disponíveis e atingir os objetivos traçados previamente.

Para idealizar e implementar estas estratégias, são considerados elementos como o produto ou serviço comercializado, o segmento de mercado, as condições mercadológicas vigentes e metas de curto e longo prazo.

Logística e Gestão da Qualidade

Aqui, você vai estudar sobre as funções e conceitos de logística; as atividades logísticas; os princípios da gestão da qualidade e o melhoramento da qualidade.

Propõe-se instruir os alunos do curso de Gestão Comercial a compreenderem os processos e mecanismos da cadeia de suprimentos em todos os níveis empresariais, abordando as atividades cabíveis em diferentes etapas.

Dessa maneira, os futuros profissionais se sentirão mais confiantes no ramo de atuação quando precisarem negociar com diferentes fornecedores, administrar estratégias de compras e tratar de aspectos legais e burocráticos.

Formação de Preços e Custos

Esta matéria aborda aspectos introdutórios de custos; detalhamentos específicos de custos e despesas e a formação do preço de venda.

O objetivo da disciplina é debater os principais desafios do profissional responsável pela precificação de produtos e serviços, oferecendo técnicas e táticas usadas no processo de tomada de decisão e de controle de gastos.

Mediante as instabilidades do cenário econômico que ameaçam muito as empresas de diferentes ramos atualmente, o completo domínio destas competências é muito valioso.

Planejamento e Inteligência de Marketing

Nesta disciplina, você vai estudar sobre a análise ambiental e de mercado; o comportamento do consumidor; o sistema de informação de marketing e métricas de marketing.

Mais do que nunca se faz necessário compreender as dores e desejos do público-alvo para que uma empresa obtenha sucesso. Dessa maneira, realizar o planejamento de ações de marketing eficientes se torna primordial.

Com os temas abordados nesta matéria, os alunos se aprofundam nas ferramentas utilizadas para alcançar a compreensão de personas, a definição de valor de produtos e serviços e a implementação de estratégias úteis como benchmarking, Inbound Marketing e produção de conteúdo relevante.

Sistemas de Informação Gerencial

Aqui, os temas abordados se referem a conceitos e princípios de sistemas de informação; sistemas empresariais; comércio eletrônico e gestão de sistemas de informação.

O objetivo é orientar os alunos a dominarem os instrumentos principais para a gestão da informação em empresas, de modo a auxiliar os procedimentos empresariais e facilitar a tomada de decisão.

Com a virtualização de tantos processos em negócios, é muito importante que os colaboradores tenham noções de tecnologia para garantir a segurança de dados e desestimular o vazamento de informações.

Pesquisa Mercadológica

Por meio desta disciplina, você aprenderá sobre métodos e tipos de pesquisa mercadológica; a coleta de dados; o planejamento, execução e análise de resultados; e as tendências em pesquisa mercadológica.

Dessa maneira, os estudantes são orientados a utilizar a pesquisa para o exercício de diversas ações em futuras empresas. É possível aplicá-la para o desenvolvimento de testes de mercado, mensuração de resultados, elaboração de propagandas e análise de dados estatísticos.

Além de dominar os principais instrumentos utilizados na pesquisa mercadológica, os alunos também se familiarizam com meios para prevenir e remediar problemas com base na coleta e interpretação de dados.

Comunicação de Marketing em Meios Digitais

Nesta matéria, você estudará sobre marketing e mídias digitais; a presença digital por meio da construção do branding; o planejamento do marketing digital e redes sociais digitais.

Com o mundo globalizado e cada vez mais digitalizado, dominar técnicas de marketing digital é benéfico para profissionais de diferentes ramos. Assim sendo, a disciplina trabalha as estratégias mais utilizadas na web para alcançar resultados mais lucrativos para marcas.

Ao final, os alunos conhecem táticas de disseminação de informações, uso inteligente de redes sociais e engajamento de público. Algumas das vantagens da implementação destas ferramentas são a fidelização de clientes e o aumento da autoridade de marca.

Venha para a Ampli e invista no seu futuro!

Agora que você conhece todas as disciplinas do curso de graduação em Gestão Comercial, que tal se aprofundar um pouco mais no método de ensino aplicado pela Ampli?

A Ampli oferece uma estrutura excelente aos alunos por meio de plataformas virtuais, de modo que o ensino remoto não seja de nenhuma maneira menos completo do que o ensino tradicional seria. É o modelo ideal para quem preza custo-benefício, flexibilidade e qualidade.

Inscreva-se no tecnólogo EAD em Gestão Comercial da Ampli e comece a transformar o seu futuro profissional.

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