carreira bancária
- 0 Com

Carreira bancária: quais cursos fazer para trabalhar em banco?

Guia de Profissões

Para quem deseja seguir carreira bancária, é possível atuar tanto em bancos públicos como em bancos privados. No caso de banco público, o profissional deverá escolher uma instituição, buscar pelos editais e já começar a montar uma rotina de estudos para concurso público. Para bancos privados, é necessário buscar por programas de estágio, trainee e outras vagas de emprego. Independente do local de atuação, existem formações específicas para iniciar a sua carreira bancária. Veja abaixo quais são.

Curso de Administração

O administrador pode atuar em mais de uma área dentro do banco. Dessa forma, ele pode trabalhar na gerência-geral, bem como no setor de Recursos Humanos, Comercial e Marketing, por exemplo. O curso de Administração é o que permite ao profissional atuar em mais de uma área. Mas, se caso uma delas chame mais sua atenção, você pode se especializar em um determinado ramo para poder atuar de forma mais efetiva. 

curso de administração ead da ampli

Curso de Análise de Sistemas

O profissional de Análise de Sistemas vai desenvolver, fazer a manutenção e coordenar equipes que desenvolvem softwares de gerenciamento bancário. Isso diz respeito, por exemplo, à construção do site ou aplicativo para celular. Manter a segurança dos dados é outra preocupação, visto que estamos tratando de dados pessoais e de dinheiro guardado.

Veja também: Conheça as profissões em alta no setor da tecnologia.

Afinal, nos dias de hoje, a comunicação dos clientes com o banco é feita praticamente toda via internet. Essas operações precisam ser feitas de forma segura e eficaz, e simplificada também. O cliente deve acessar sua conta com agilidade e fazer transações bancárias com toda a segurança. É aí que entra o profissional de Análise de Sistemas.

curso de análise e desenvolvimento de sistemas ead da ampli

Curso de Ciências Econômicas

Economistas trabalham na parte estratégica dos bancos. Como o mercado financeiro é bastante dinâmico, e depende de conjunturas políticas aqui do Brasil e de outros países, a presença do especialista em Ciências Econômicas ajuda muito nessa análise. Com ela, o banco pode decidir se é hora de investir em novos projetos, abertura ou fechamento de agências, bem como orientar os clientes a respeito de determinadas aplicações financeiras. 

CTA curso de ciências econômicas ead da ampli

Curso de Comunicação Social

Os bancos precisam falar com seus clientes e demais públicos. Dessa forma, a comunicação precisa ser bem abrangente. Há os jornalistas, profissionais de marketing, relações públicas e publicitários. O banco precisa se comunicar com a imprensa para informá-la sobre investimentos, lucros, novos projetos, além de se posicionar no caso de crises institucionais.

Veja também: Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda.

O banco deve, também, se comunicar com seus clientes para que eles conheçam novas oportunidades de negócio, mudanças no sistema financeiro e conhecer a opinião a respeito do trabalho da instituição. Essa comunicação também deve acontecer com seus funcionários. Eles precisam estar atentos e por dentro das novidades do setor bancário e como isso pode afetar diretamente suas vidas..

Curso de Direito

O departamento jurídico dos bancos precisa de advogados e demais profissionais da área do Direito para lidar com as várias regulamentações e leis que regem o trabalho bancário. E há várias legislações em vista, como a trabalhista, no caso de processos de funcionários; a elaboração de contratos, com sua linguagem específica, e a defesa do banco em demais ações judiciais.

Veja também: Mercado de trabalho em Direito.

Esse setor do banco precisa estar antenado com as mudanças na legislação e na edição de portarias e normas pelo Banco Central. Isso tudo para que a instituição possa acompanhar e se defender quando for acionada.

Curso de Logística

Aqui, estamos falando de uma parte operacional que é crucial para o funcionamento do banco. É o profissional de logística que coordena a entrega, por exemplo, dos cartões de crédito aos clientes, por exemplo, mas não só. Novos equipamentos, caixas eletrônicos, materiais de escritório e tudo o que disser respeito ao transporte entre agências, ou da sede para as filiais, é papel do profissional de Logística.

curso de logística da ampli

Curso de Ciências Contábeis

Nesse contexto, o papel do contador é sempre verificar as contas do banco. Por isso, é uma função essencial para controle do dinheiro que entra e sai, para verificação de como fazer investimentos, saldar dívidas e analisar os bens, por exemplo.

Veja também: Mercado de Trabalho em Contabilidade.

Assim, bancos contam muito com o conhecimento do formado em Ciências Contábeis para analisar o seu patrimônio. Assim, o profissional verifica se as finanças estão em ordem, a entrada e saída de recursos e pagamento de funcionários. Ele tem um papel muito importante na auditoria, que analisa de forma bastante criteriosa as contas da instituição, bem como a controladoria, que faz essa administração de forma eficiente. 

Para atuar nessas áreas em particular, embora não seja obrigatório, o profissional pode fazer cursos de pós-graduação em Auditoria e Controladoria. Esses cursos serão um diferencial para o contador no mercado de trabalho.

CTA curso de ciências contábeis da Ampli

COMENTÁRIOS