Como está o mercado de trabalho para Relações Internacionais em 2023?

Se você tem vontade de cursar Relações Internacionais, mas sempre escuta comentários como “viaja muito com é essa profissão, não é mesmo?” ou “ah, então você vai ser diplomata!”, saiba que não é bem assim. Na realidade, o campo de atuação de um internacionalista é muito vasto e o seu mercado tem aumentado.

Descubra como está o mercado de trabalho para as áreas de Relações Internacionais

Para que esse profissional seja bem sucedido em qualquer área de atuação das relações internacionais será necessário algumas habilidades em comum. Essas habilidades se dão, por exemplo, uma boa comunicação, capacidade de negociação e visão de mundo – sem falar em que aprender um outro idioma seja essencial.

Porém, apesar da alta concorrência, o mercado de trabalho em RI atualmente está bem diversificado e em alta, mesmo com as dificuldades causadas pela crise econômica atual. A necessidade desse profissional em diferentes mercados tem se tornado essencial. Confira a seguir algumas das áreas de atuação desse profissional:

  • Consultorias e Assessorias;
  • Diplomacia;
  • Área acadêmica;
  • ONG’s (Órgãos Não Governamentais) e o Terceiro Setor;
  • Comércio Exterior e Logística;

Estágio de Relações Internacionais

Uma das maiores preocupações do estudante na hora de escolher qual curso deseja prestar vestibular e se matricular é quando se pensa sobre os estágios. É muito comum que algumas faculdades não exijam essa experiência durante o curso para se matricular. Porém, a verdade é que a experiência se torna fundamental na hora de conseguir um emprego depois de formado.

Por isso, tenha em mente qual a necessidade que o profissional da área que você deseja atuar precisa ter. Invista em treinamentos e cursos para que você se destaque em qualquer entrevista de estágio em Relações Internacionais – ou qualquer outro curso que você escolher. O importante é investir nas habilidades necessárias e se engajar em atividades extracurriculares, mostrar interesse.

O mercado de trabalho para aquela pessoa que está formada é muito semelhante àquele que ainda está estudando. Porém, quando o assunto é sobre quais são os locais mais comuns de encontrar os profissionais de Relações Internacionais, pode-se dizer os seguintes:

  • Consulados;
  • Multinacionais e indústrias;
  • Empresas de importação e exportação;
  • Órgão públicos de qualquer esfera;
  • Organizamos internacionais – como as Nações Unidas (ONU);
  • ONGs.
Comece o curso de Relações Internacionais na Ampli

Você sabia que o internacionalista pode se registrar no CRA?

Outra informação muito importante e que você talvez não saiba é que o profissional de Relações Internacionais tem a sua profissão regulamentada pelo Conselho Regional de Administração (CRA). Muitos estudantes não sabem disso e não acompanham as informações que esse Conselho pode oferecer.

Além de estar legalmente habilitado ao exercício da sua profissão, o Conselho também oferece alguns benefícios para quem está registrado e com sua anuidade em dia. Com o CRA também é possível encontrar oportunidades de emprego! Então não deixe de conferir todas as possibilidades de achar a sua profissão dos sonhos.

Transforme o seu sonho em realidade com a Ampli! 

Na Ampli você pode cursar Relações Internacionais num tempo mais curto, já que estuda no seu ritmo e pode acessar as aulas pelo computador e celular, assim sua sala de aula é onde e quando você quiser. Acesse a página da Ampli e faça sua matrícula agora mesmo!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo