Pós-Graduação em Gestão da Qualidade: Conheça essa especialização!

Quem é graduado em administração, gestão, produção industrial, finanças, entre outros cursos da área organizacional tem uma ampla variedade de MBAs e especializações disponíveis no mercado. Uma nem tão conhecida do grande público, mas que pode ajudar o formado a ter boas oportunidades profissionais é a pós em Gestão da Qualidade.

Se você é graduado e está em busca de um curso lato sensu para aprimorar seus conhecimentos profissionais ou impulsionar seu currículo, essa pode ser a opção que você procura. Por outro lado, se você ainda está em busca da sua graduação ideal, conhecer as opções para se especializar é um bom caminho para ajudá-lo na sua escolha.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a pós-graduação em Gestão da Qualidade? Continue a leitura para conhecer mais sobre essa área de atuação!

O que é a pós-graduação em Gestão da Qualidade?

A pós em Gestão da Qualidade é um curso para graduados de diferentes áreas que querem aprender sobre processos produtivos e gerenciais no campo empresarial ou, ainda, melhorar os conhecimentos que já têm sobre eles. Isso tudo com foco em resultados.

Em suma, o curso de Gestão da Qualidade é voltado para profissionais de vários segmentos do mercado, que atuam ou podem atuar em empresas de portes distintos. Nesse curso, o aluno verá como otimizar fluxos de trabalho, rotinas dos departamentos e outras ações do dia a dia dentro de uma empresa para assegurar maior consistência, ou seja, uma boa qualidade de execução e de gestão.

Qual é o objetivo da pós-graduação?

O objetivo da pós-graduação em Gestão da Qualidade é aperfeiçoar as habilidades profissionais relacionadas ao planejamento, à implementação e ao acompanhamento ou monitoramento de rotinas operacionais e demais processos. Isso de acordo com elevados padrões de qualidade para diminuir custos, otimizar a eficiência da produção e reduzir desperdícios.

Dessa forma, o curso pretende oferecer instrumentos e recursos didáticos e informacionais para que os alunos atuem de forma eficiente, conforme o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Isso tendo em vista a garantia do padrão de qualidade em empresas.

Dependendo da modalidade da pós, como em um MBA, o foco será repassar conhecimentos que ajudam o profissional a compreender a abordagem de negócios em relação aos processos de fabricação de mercadorias e aos modelos de excelência. Isso com a finalidade de oferecer insumos para a tomada de decisões gerenciais conforme a estratégia de uma empresa.

Como é o mercado de Gestão da Qualidade?

A área de gestão da qualidade é importante para as empresas estabelecerem sistemas e processos que asseguram níveis elevados de excelência, melhoram a satisfação do cliente, evitam desperdícios, entre outros benefícios.

O planejamento e a aplicação de um conjunto de ações com o intuito de entregar aos clientes serviços ou produtos com alto nível de qualidade aumenta a credibilidade dos negócios. Isso, aliás, é conhecido como Quality Assurance (QA), algo como “Garantia da Qualidade”.

Muitas empresas, de diferentes segmentos, contam com a ajuda de profissionais do campo da qualidade para implementarem esse conceito. Além disso, eles atuam no controle de qualidade industrial, no controle estatístico de processo, no controle de qualidade de alimentos, entre outras atividades fundamentais para a sobrevivência e crescimento de diversos tipos de negócios. Isso em áreas como logística, produção, finanças, etc.

Sendo assim, veja alguns dos principais postos e áreas de trabalho do setor de qualidade:

  • supervisor de processos de qualidade;
  • coordenador da qualidade;
  • fiscal da área de qualidade;
  • auditor;
  • profissional que atua em modelagem de processos;
  • assistente de controle de processos;
  • consultor, etc.

Além disso, poderá ser o responsável por organizar processos empresariais para que o negócio consiga certificações de qualidade internacional. Por exemplo, as normas ISO (International Organization for Standardization) e as certificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Alguém que faz uma pós na área de qualidade pode adquirir um conhecimento fundamental para se tornar um bom gestor (coordenador, supervisor, gerente, etc.) nesse campo. Afinal, o gestor da qualidade busca e gerencia a eficiência e qualidade em todas as fases da produção, reunindo dados para avaliação da funcionalidade dessas etapas. Tudo para identificar erros e, assim, desenvolver soluções para a resolução desses problemas.

Quais são as principais opções de pós-graduação em Gestão da Qualidade?

Existem diferentes opções de pós-graduação para quem deseja se aperfeiçoar em Gestão da Qualidade. No modelo stricto sensu temos o mestrado em Gestão da Qualidade. Já no modelo lato sensu encontramos três tipos principais:

  • a especialização em Gestão da Qualidade;
  • o mestrado profissional em Gestão da Qualidade;
  • o MBA (Master in Business Administration) em Gestão da Qualidade.

Algumas dessas opções podem ser específicas para certas áreas, como gestão da qualidade em saúde ou voltada para o controle de qualidade de alimentos. Na Ampli, oferecemos a especialização em Gestão da Qualidade e o MBA em Gestão da Qualidade. Além disso, temos uma opção de graduação na área, isto é, o tecnólogo em Gestão da Qualidade.

O que se aprende na especialização em Gestão da Qualidade?

O curso tem o intuito de ajudar o profissional a desenvolver certas competências necessárias para a sua atuação na área de qualidade. Por exemplo, a habilidade de implementar sistemas de gerenciamento da qualidade para assegurar o aprimoramento contínuo das atividades de trabalho.

Outra característica fomentada é a habilidade para monitorar o processo de fabricação e venda de serviços e produtos, assegurando o emprego das normas e padrões de qualidade demandadas pelos sistemas de certificação.

Outra habilidade que pode ser adquirida durante o curso é a capacidade de fazer a gestão de projetos e produzir relatórios de performance. Esses conhecimentos são importantes para que os profissionais atuem com base em padrões internacionais, normas e regulamentos internos e conceitos sustentáveis.

Como é o conteúdo programático?

As habilidades específicas poderão ser aprendidas e desenvolvidas nas 400 horas de carga horária do curso de especialização em Gestão da Qualidade da Ampli. No curso, você verá diferentes temas que possibilitam a melhor qualificação profissional, aumentando as suas chances de atuação no mercado de trabalho. Veja exemplos:

  • gestão da estratégia empresarial;
  • funções matemáticas e estatística descritiva;
  • controle estatístico da qualidade
  • métodos quantitativos;
  • sistemas de produção industrial;
  • logística e gestão da qualidade;
  • gestão de projetos etc.

O que se aprende no MBA em Gestão da Qualidade?

As mesmas competências desenvolvidas na especialização são trabalhadas no MBA, com a diferença de haver conteúdo voltado propriamente ao aprimoramento da liderança. Isso ocorre aqui, na Ampli, em que são abordadas a liderança estratégica, a motivação e as relações interpessoais. Ainda há enfoque no gerenciamento de pessoas e no desenvolvimento de um plano de recrutamento e seleção.

Dessa forma, ele poderá desenvolver a habilidade de gerenciar e liderar projetos capazes de beneficiar a eficiência da produção, bem como diminuir desperdícios e custos. Isso com o propósito de obter resultados palpáveis para as empresas.

Além disso, o profissional aprende como estabelecer metas e objetivos que determinarão os processos de gerenciamento da qualidade e da produção. Também verá meios para acompanhar a fabricação e comercialização de mercadorias e serviços, garantindo a implementação das normas e diretrizes de qualidade exigidas por sistemas de certificação da área de qualidade.

Em suma, o curso engloba os conceitos gerais e fornece os recursos necessários para o trabalho no setor de gestão da qualidade tanto em organizações privadas quanto em entidades públicas. Isso partindo de uma visão holística dos campos que permeiam os processos de produção de produtos.

Como é o conteúdo programático?

Para acomodar o conteúdo adicional de liderança e gestão de pessoas, a carga horária do MBA, na Ampli, é de 480 horas, ou seja, é maior que na especialização. No curso, serão abordados temas que visam a preparação de profissionais para ocuparem postos de liderança em projetos que envolvem qualidade, bem como eficiência operacional. Veja alguns desses temas:

  • comportamento organizacional;
  • gestão da estratégia empresarial;
  • gestão da qualidade;
  • gestão de pessoas;
  • métodos quantitativos;
  • funções matemáticas e a estatística descritiva;
  • sistemas de produção industrial;
  • controle estatístico da qualidade (CEQ);
  • gestão de pessoas e plano de recrutamento e seleção etc.

Quem pode fazer a pós-graduação em Gestão da Qualidade?

Os critérios para admissão em uma pós na área variam conforme a instituição de ensino. Aqui, na Ampli, tanto a especialização quanto o MBA têm como público-alvo os profissionais que apresentam as seguintes características:

  • são graduados nos cursos de finanças, gestão, produção industrial e cursos afins;
  • contam com experiência em determinados campos, como na área operacional, na produção de mercadorias e no processo de fabricação;
  • querem aprofundar e atualizar os seus conhecimentos.

O MBA ainda é destinado aos profissionais que já são líderes em empresas ou desejam liderar projetos. Também há outros pontos importantes em relação às duas modalidades:

  • especialização: o aluno da especialização em Gestão da Qualidade sabe trabalhar em equipe, tendo um bom relacionamento interpessoal. Também se encontra empenhado em desenvolver as próprias competências, estando em contínua atualização;
  • MBA: o aluno do MBA em gestão da qualidade tem perfil detalhista e analítico, sendo capaz de atuar bem em equipe. Também avalia a performance e a evolução do trabalho, além de delegar responsabilidades.

Qual a duração do curso?

O curso de especialização em Gestão da Qualidade tem duração de 5 meses (400 horas), enquanto a MBA na área tem duração de 6 meses (480 horas). Para que você possa se formar mais rápido, não há pausas para férias.

Como consultar o preço do curso?

Você poderá consultar o preço do curso desejado no site da Ampli, ou seja, basta acessar a área de especialização em Gestão da Qualidade ou de MBA em Gestão da Qualidade para conferir os valores.

Ah, e você tem direito a um período de teste grátis! Inclusive, você não paga multa ou outro valor caso cancele dentro desse período. Também não há reajustes abusivos, pois as atualizações são feitas com base na inflação.

Como se matricular no curso?

Para se inscrever, acesse a página do MBA ou da especialização e clique no link da inscrição. Após isso, defina o seu curso e informe os seus dados de contato. Em seguida, é preciso fazer a matrícula em nossa plataforma online de acordo com os seguintes passos:

  • preencher seus dados de cadastro, como endereço, RG, estado civil, dentre outros;
  • ler e aceitar os termos do contrato;
  • decidir o modo de pagamento para as próximas mensalidades.

Depois dessa definição, a sua matrícula se encontrará efetivada e as suas aulas começarão na segunda-feira seguinte. Lembrando que a matrícula também é grátis! Além disso, será necessário enviar fotos de alguns documentos para nós. São eles:

  • CNH ou RG;
  • CPF;
  • certificado de término da graduação (ensino superior).

Se você não tem acesso fácil a esses documentos, terá até 3 meses para enviá-los depois da confirmação de sua matrícula. Dessa forma, terá um bom tempo para conseguir a segunda via deles.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

A pós em Gestão da Qualidade pode ser encontrada nas modalidades presencial e EAD (Ensino à Distância). Aqui, na Ampli, você encontrará a segunda opção, a qual apresenta as seguintes características:

  • as aulas são gravadas, o que permite que você assista o conteúdo no momento mais apropriado para as suas necessidades, onde estiver e de qualquer dispositivo (smartphone, notebook, tablet, etc.);
  • as aulas podem ser baixadas para que você possa assisti-las quando não estiver conectado à internet;
  • as disciplinas do curso são acessadas por intermédio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nele, você ainda encontrará uma biblioteca virtual para ajudar nos estudos e suporte online;
  • o curso oferece a possibilidade de estudo por meio do computador ou por nosso aplicativo exclusivo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS);
  • as provas são aplicadas ao final de cada disciplina para que os conhecimentos adquiridos possam ser avaliados;
  • a apresentação do Trabalho de conclusão de Curso (TCC) é opcional para você conseguir o certificado de conclusão de curso. Preparamos um FAQ em que poderá ter mais informações sobre isso.

Agora é com você!

A pós-graduação em Gestão da Qualidade pode incrementar o seu currículo, aumentando as suas chances de conseguir postos de trabalho de alto nível em empresas dos mais variados segmentos. Se você está em busca da graduação ideal, saiba que os conhecimentos adquiridos nessa especialização poderão atualizá-lo em relação às melhores práticas na área, contribuindo para impulsionar os seus resultados depois de formado.

Ficou interessado em atuar nessa área? Inscreva-se no vestibular e inicie agora mesmo a sua jornada na área de Gestão de Qualidade!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo