Saiba como funciona o curso em Gestão da Qualidade!

Nos últimos tempos, diversas graduações surgiram com o objetivo de modernizar a formação dos jovens e prepará-los para trabalhar em importantes e novos segmentos do mercado, como é o caso do curso de Gestão da Qualidade.

De modo geral, a faculdade prepara o futuro profissional para avaliar resultados, treinar equipes, planejar soluções e analisar processos. Além disso, você aprenderá a como lidar com todas as etapas do negócio, desde a seleção de funcionários qualificados, a escolha das matérias-primas, até a definição dos métodos de produção para haver o mínimo de desperdício.

Ficou curioso? Quer saber em detalhes como é a faculdade de Gestão da Qualidade? Então, continue a leitura para conhecer mais!

Qual é o objetivo da faculdade de Gestão da Qualidade?

A Gestão da Qualidade é uma área que, por muitos anos, foi associada à Administração e incorporada por ela dentro do mercado. No entanto, trata-se de um campo separado e com objetivos específicos.

O curso de Gestão da Qualidade é responsável por formar profissionais aptos para acompanhar os processos que envolvem linhas de produção, ações ambientais nas empresas, realização de projetos, rotina de trabalhos e ofertas de serviços, como órgãos públicos, varejo, comércio, empreiteiras, transportadoras, indústrias, etc.

Esse monitoramento é realizado não apenas para que elas se mantenham dentro das previsões dos prazos de entrega e despesas do produto, mas também para que:

  • garantam a aprovação junto às organizações de certificação de qualidade, como NBR, ECOCERT, HACCP e ISO;
  • evitem questões legais em decorrência de serviços ou produtos oferecidos com produção irregular, problemas técnicos, defeitos ou falhas;
  • cumpram políticas de sustentabilidade divulgadas nas mídias e em materiais publicitários;
  • estejam em conformidade com a legislação de proteção ambiental.

A faculdade de Gestão da Qualidade da Ampli é oferecida na modalidade Tecnólogo, ou seja, apresenta uma duração menor que Bacharelado ou Licenciatura, por exemplo.

O principal objetivo é formar profissionais voltados para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, é uma graduação que agrega bastante valor ao currículo de quem já trabalha em qualquer área, pois fornece conhecimentos de gestão e de estratégia que capacitam os profissionais a buscar os melhores resultados, seja na gestão de pessoas, na comercialização de produtos ou na prestação de serviços.

Quais são as principais matérias do Tecnólogo em Gestão da Qualidade?

Como você percebeu, a Gestão de Qualidade é uma atividade em que se realiza a administração dos padrões de qualidade e da eficácia de serviços e produtos. O tecnólogo de Gestão apresenta disciplinas que têm como foco o desenvolvimento de aptidões que possibilitam aos profissionais:

  • aprofundar os conhecimentos sobre sistemas de certificação, como ABNT, ISO e Inmetro;
  • aprender metodologias de projetos;
  • aplicar e conhecer ferramentas de qualidade nos processos organizacionais;
  • identificar situações nas quais é importante aplicar sistemas de auditoria de qualidade.

No caso da graduação em Gestão de Qualidade da Ampli, você forma uma base sólida na área no primeiro semestre, com as matérias de Gestão de Pessoas, Orçamentos e Custos Industrias e Empreendedorismo.

É nesse módulo que os conceitos mais básicos serão explorados, explicando por que é fundamental ter ética e seguir determinados princípios e valores, como o uso consciente de recursos naturais, além de como empreender, calcular e planejar com segurança e objetividade.

Além disso, você terá acesso a dois conteúdos fundamentais: Gestão de Pessoas e Fundamentos de Administração e Economia. Ambas abordam sobre como é possível ser bom gerindo pessoas, como motivar equipes de trabalho a se engajarem em um projeto e como fomentar o crescimento de cada membro do time.

Esses conhecimentos são muito importantes para quem deseja se tornar um profissional responsável por analisar e implementar mudanças empresariais. Na segunda parte da faculdade de Gestão da Qualidade, os graduandos entram em contato com matérias mais específicas e técnicas da profissão.

Alguns exemplos incluem Metrologia e Controle Geométrico, Qualidade e Sistemas de Produção, Ferramentas de Qualidade e Estratégia de Qualidade. Esses conteúdos são essenciais principalmente para quem for atuar em organizações que buscam certificações como as fornecidas pela ISO.

Outras disciplinas fundamentais para o aprendizado dos graduandos incluem Auditoria de Sistemas de Qualidade e Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Esses assuntos são de interesse de quem quer atuar como consultor autônomo para empresas que estão renovando ou implantando certificações.

Assim, podemos dizer que, na Ampli, a grade curricular abrange disciplinas que auxiliam os alunos a adquirirem conhecimentos sobre padrões e normas de qualidade, desenvolvendo as habilidades necessárias para torná-los profissionais alinhados às expectativas do mercado.

Qual é a duração do curso de Gestão da Qualidade?

Um grande benefício do Tecnólogo em Gestão da Qualidade é o seu tempo de duração. Na Ampli, você conquistará o diploma em apenas 1 ano e 6 meses (3 semestres), ficando preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Ao longo da graduação, os alunos focam os estudos na capacitação técnica direcionada ao desenvolvimento de atividades de qualidade e controle de produtos, processos e rotinas de uma empresa.

Por ser uma faculdade com formação em curto período de tempo, se comparado ao Bacharelado e a Licenciatura, os alunos conseguem usufruir das vantagens de se formar rapidamente.

Isso com a certeza de ter acesso a uma matriz curricular eficiente, aprendendo com o auxílio de professores qualificados e recebendo uma formação que se alinha às expectativas do mercado.

Apesar de ser uma graduação de curta duração, saiba que ela não é fixa, viu? Isso acontece porque alguns fatores influenciam no tempo em que o graduando leva para concluir esse Tecnólogo, como atraso em alguma matéria, reaproveitamento de disciplinas, entre outros.

Caso fique de DP (dependência de disciplina) em algum conteúdo, ou seja, não tenha passado em alguma matéria, saiba que isso poderá aumentar o tempo de curso. Isso acontece quando o aluno não consegue atingir a nota mínima necessária para ser aprovado no semestre.

Dessa forma, é importante refazer esse conteúdo, prolongando, assim, a duração da graduação em Gestão da Qualidade. Além disso, caso tenha iniciado o tecnólogo em outra instituição de ensino, você poderá utilizar os créditos de disciplinas já cursadas para concluir a faculdade em um tempo menor — muito bom, não é mesmo?

Qual é o preço do curso de Gestão da Qualidade?

Aqui na Ampli, o Tecnólogo em Gestão de Qualidade é construído de modo dinâmico e único. Ele fortalece as possibilidades dos graduados entrarem no mercado de trabalho. Assim, buscamos proporcionar um ensino de excelência a um preço bastante acessível, como um diferencial do mercado.

A nossa intenção é incentivar a entrada de cada vez mais pessoas no ensino superior e, por isso, oferecemos um valor que cabe no seu bolso. Com isso, fica mais fácil ingressar na faculdade de Gestão da Qualidade sem se preocupar se vai conseguir pagar as mensalidades em dia. Para conferir com precisão os valores vigentes, acesse o link de inscrição no vestibular!

Como se matricular no curso de Gestão da Qualidade?

Após conhecer os detalhes do curso de Gestão da Qualidade, já decidiu que quer seguir carreira nessa área? Então, deve estar curioso para saber como se matricular na graduação, certo?

A primeira etapa consiste em escolher a melhor faculdade para estudar, que ofereça benefícios exclusivos aos seus alunos. Na Ampli, você terá acesso a um ensino de qualidade e, para realizar a matrícula no Tecnólogo em Gestão da Qualidade, é bem simples. Confira o passo a passo que preparamos:

  • ao acessar o site da Ampli, clique na aba “cursos” e marque a opção “graduação”;
  • depois, você precisa selecionar o ctecnólogo de Gestão da Qualidade;
  • no lado inferior direito da tela, clique na opção “experimente grátis”;
  • será necessário acrescentar o seu e-mail, o nome completo e o número de celular;
  • depois, basta clicar no botão “inscreva-se de graça”;
  • você será redirecionado para escolher a forma de ingresso que deseja, incluindo o uso da nota do Enem ou o vestibular online;
  • informe os seus dados pessoais, como data de nascimento, endereço e número de CPF;
  • por fim, basta concluir a inscrição e você receberá um e-mail solicitando todos os documentos necessários.

Viu só como é rápido e fácil fazer a inscrição na graduação em Gestão de Qualidade? Em poucos minutos, você fica mais perto de realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Em que modalidades o curso de Gestão da Qualidade é oferecido?

A faculdade de Gestão da Qualidade forma um Tecnólogo em Gestão de Qualidade, sendo capacitado para avaliar, planejar e gerenciar processos, operações e pessoas. Na Ampli ela é oferecida na modalidade EAD, que proporciona mais flexibilidade aos alunos EAD e buscam estratégias de ensino-aprendizagem ativas, tornando-os protagonistas.

Elas possibilitam o desenvolvimento de aptidões e uma formação integral, usando recursos que permitem a aplicação dos conteúdos práticos adaptados à modalidade de ensino EAD. Sem falar no uso de experimentos demonstrativos gravados e simuladores.

Mas como funciona o curso de Gestão da Qualidade a distância? Nesse caso, as atividades, aulas e materiais de estudo ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, não é necessário comparecer ao polo para realizar testes e provas presenciais.

Esse formato é a melhor escolha para quem está em busca de uma formação de nível superior, com custo mais baixo, a um prazo menor e que permita o ingresso no mercado de trabalho mais facilmente. Confira outras vantagens do EAD:

  • protagonismo do aluno;
  • menos distrações;
  • acesso à internet e dispositivos eletrônicos;
  • desenvolvimento de habilidades digitais.

É importante lembrar que o diploma de uma graduação a distância tem o mesmo valor que o de uma graduação presencial, ambos com reconhecimento do MEC.

Qual é o perfil do profissional de Gestão da Qualidade?

O dia a dia do profissional que atua com a Gestão de Qualidade consiste na prática de ações de controle, gerenciamento e planejamento da qualidade de serviços ou produtos. Mas, afinal, além da boa formação e dos conhecimentos das disciplinas abordadas na graduação, quais são as outras habilidades essenciais para quem atua nesse setor?

Para ter sucesso na profissão, é muito importante que os estudantes desenvolvam aptidões que auxiliem no desenvolvimento das atividades na rotina de trabalho. Confira algumas características!

Organização

Como em seu dia a dia de trabalho o gestor de qualidade deve analisar as práticas adotadas, coordenar equipes e implementar mudanças, a organização acaba sendo uma habilidade importante para promover o desenvolvimento da companhia e atingir resultados.

Comunicação

Os profissionais que apresentam um perfil comunicativo e que conseguem manter um diálogo com vários setores da organização são consideradas pessoas ideais para atuar com a Gestão da Qualidade.

Os gestores devem ter a habilidade para se comunicar de modo eficiente dentro da empresa, pois a posição demanda trocas constantes.

Visão estratégica

O trabalho dos gestores de qualidade é focado na aplicação de técnicas de excelência em uma companhia. Portanto, é essencial que eles conheçam as tendências de mercado e saibam como combiná-las para trazer um ótimo resultado, sempre otimizando o uso de recursos financeiros.

De modo geral, as atividades de gestão necessitam da capacidade estratégica e de uma visão que possibilite mobilizar recursos e aplicá-los da melhor forma possível com o objetivo de atingir metas de longo prazo.

Como a Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Se o seu sonho é cursar Gestão da Qualidade e ingressar no mercado de trabalho da área, saiba que a Ampli pode auxiliá-lo nessa missão! Somos uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação e pós-graduação totalmente a distância, com matriz curricular atualizada e professores mestres e doutores experientes.

Também temos vantagens exclusivas para a sua formação, que inclui:

  • valor acessível das mensalidades;
  • período de testes depois da matrícula grátis;
  • ausência de pausas para as férias (com isso, você consegue se graduar mais rápido).

Estude na Ampli!

Agora que já sabe como é o curso de Gestão da Qualidade, o próximo passo é investir na formação superior. Por isso, estude na Ampli e tenha acesso a um dos melhores ensinos a distância do país!

Gostou do conteúdo e quer fazer a graduação em Gestão da Qualidade na Ampli? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo