Saiba tudo sobre a Faculdade de Estética e Cosmética!

Após o ensino médio, entrar na faculdade é o caminho mais recomendável para quem deseja ocupar vagas valorizadas no mercado de trabalho. Mas, diante de tantas opções de curso, como tomar essa decisão do jeito certo? Uma dica é escolher uma faculdade que tenha a ver com suas aspirações pessoais e profissionais.

Por exemplo, se você gosta de ficar por dentro de assuntos do mundo da beleza e da saúde, por que não pensar em trabalhar com isso no futuro? A faculdade de Estética e Cosmética pode ser a opção ideal para você investir em uma carreira profissional.

Neste post, vamos explicar detalhe por detalhe tudo que você precisa saber antes de se matricular no curso de Estética e Cosmética. Vamos lá?

Qual é o objetivo da graduação em Estética e Cosmética?

Por não conhecer bem o curso, muita gente acaba abandonando a ideia de estudar Estética e Cosmética na faculdade, ou investe em um curso técnico parecido — perdendo a oportunidade de ter um diploma superior no currículo e uma formação especializada.

Para você que está na dúvida, o melhor a se fazer é conhecer de perto esse curso superior para, então, tomar a decisão de investir nele ou não. A gente quer ajudar você nisso e apresentamos aqui o objetivo de uma graduação em Estética e Cosmética.

Basicamente, o tecnólogo tem vários objetivos. O principal deles é qualificar os profissionais para trabalhar com diversos procedimentos estéticos em clínicas de estética, salões de beleza, hotéis, spas, resorts e hospitais.

Contudo, você vai aprender não apenas a lidar com os procedimentos práticos da profissão. No curso superior de Estética e Cosmética, você vai aprender a fundo os produtos, os materiais usados nos procedimentos e as medidas de segurança.

O curso também incentiva os profissionais a empreender e a oferecer atendimento em domicílio na área de estética. Na grade curricular você vai aprender a gerir o relacionamento com os clientes, bem como organizar as finanças e a gestão administrativa.

Em todos os ambientes de trabalho, o esteticista formado no curso superior pode atender como um generalista ou, então, buscar uma especialização.

Quais são as matérias de Estética e Cosmética?

Se você tem curiosidade para saber o que vai estudar durante o tecnólogo, aqui está a resposta. Abaixo, confira a grade curricular completa do curso de Estética e Cosmética na Ampli:

1.° semestre

  • Competências para a Vida;
  • Biossegurança;
  • Empreendedorismo;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Ética, Política e Sociedade.

2.° semestre

  • Primeiros Socorros;
  • Imagem Pessoal e Visagismo;
  • Química Geral;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Capilar;
  • Técnicas de Massagem Facial;
  • Estética Aplicada nas Intervenções Médicas Corporais.

3.° semestre

  • Anatomia Geral e Comparada;
  • Eletrotermofototerapia;
  • Fisiologia Comparada;
  • Recursos Cosméticos Aplicados à Estética;
  • Técnicas de Massagem Corporal;
  • Técnicas Orientais Aplicadas à Estética.

4.° semestre

  • Terapias Alternativas e Qualidade de Vida;
  • Procedimentos Estéticos Pré e Pós-Operatórios;
  • Cosmetologia Aplicada às Disfunções Estéticas;
  • Estética Aplicada às Intervenções Médicas Faciais;
  • Cosmetologia e Estética;
  • Recursos Estéticos Manuais.

Há aulas do curso voltadas para as práticas utilizadas nos procedimentos estéticos, como drenagem linfática, limpeza de pele e cuidados com a saúde capilar.

Há também as matérias que abordam as questões da Biologia e de Química por trás da realização dos procedimentos estéticos. Nessas matérias, você vai aprender o funcionamento do corpo humano e a composição de cosméticos e de produtos estéticos.

Qual a duração do curso de Estética e Cosmética?

A duração varia de acordo com as instituições que oferecem o curso de Estética e Cosmética. Na Ampli, a graduação é oferecida no formato de Tecnólogo e tem duração de 2 anos (4 semestres). Trata-se de um curso mais focado, diferentemente do tradicional Bacharelado — este tem duração de 4 a 5 anos e forma bacharéis.

No Tecnólogo em Estética, a grade curricular enxuta tem o foco nas competências que o esteticista mais vai precisar usar nas suas áreas de atuação. Assim, você sai da graduação enquanto tecnólogo capacitado para as práticas que as empresas da área mais valorizam no profissional.

Qual a diferença da faculdade para o técnico em Estética e Cosmética?

Como dissemos no início, muita gente perde a oportunidade de ter um diploma de graduação por investir apenas no curso técnico de Estética. Para saber se realmente vale a pena entrar na graduação em vez do técnico, é preciso saber as distinções entre os dois.

A principal diferença é que o curso superior tem uma abordagem mais ampla e aprofundada dos procedimentos estéticos.

O profissional técnico tem o foco na realização prática desses procedimentos, enquanto o graduado, além de dominar a parte prática, tem o conhecimento teórico que fundamenta suas responsabilidades com o paciente.

Mesmo quando a graduação é do tipo Tecnólogo, ela tem uma abordagem diferente do curso técnico. Ou seja, técnico e Tecnólogo em Estética são diplomas e atuações bem diferentes.

É normal que o esteticista tecnólogo tenha mais embasamento e segurança para selecionar, indicar e utilizar as melhores técnicas e os produtos mais adequados para cada caso.

Isso faz com que as clínicas de estética geralmente contratem esteticistas graduados e, de preferência, com uma especialização no currículo, para ocupar cargos de gestão.

Cargos mais altos na hierarquia das empresas, além de oferecerem salários maiores e melhores condições, demandam mais responsabilidades e um nível de conhecimento mais aprofundado na área do que cargos para técnicos e profissionais generalistas.

Então, se você tem o sonho de fazer uma pós-graduação e alcançar cargos valorizados no mercado de trabalho de Estética e Cosmética, o ideal é começar na graduação.

Como consultar o preço do curso de Estética e Cosmética?

A questão financeira é uma das que mais preocupam os estudantes que buscam entrar na graduação. O custo de fazer faculdade pode ser elevado, principalmente se você não pesquisar os preços das faculdades e acabar se matriculando na mais cara de todas.

No site oficial da instituição de ensino, você pode consultar diretamente o preço do curso superior. Procure o curso desejado e entre na página principal onde estão as principais informações sobre ele.

Quais são as principais formas de ingresso para o curso?

Agora, chegou o momento de conhecer as principais opções de ingresso no curso de Estética e Cosmética, bora lá?

Vestibular

O vestibular pode ser presencial ou online dependendo da faculdade. No presencial, o estudante comparece no dia ao local determinado pela faculdade. Já no vestibular online, a prova é aplicada no formato digital, e o aluno não precisa sair de casa para participar.

A prova costuma ser a mesma aplicada no formato presencial e online. Contudo, devido à flexibilidade do formato online, o estudante tem mais chances de conseguir a aprovação.

Nota do Enem

A pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é outra forma comum de entrar no ensino superior. A maioria das faculdades particulares aceita a nota do Exame como forma de o estudante entrar direto no curso sem precisar fazer a prova do vestibular.

Como se matricular no curso de Estética e Cosmética?

Uma vez que você encontrou a graduação, resta saber como dar início à sua matrícula. Aqui na Ampli, o processo é tão fácil que você nem precisa sair de casa. Tudo online!

Veja o passo a passo para se matricular no curso de Estética e Cosmética na Ampli.

1. Inscreva-se no vestibular online da Ampli

A prova é aplicada pela internet, e o estudante pode agendar o melhor horário da sua agenda para fazê-la.

A prova de vestibular da Ampli é uma pequena redação entre 100 e 250 palavras. O tema é uma pergunta específica à qual o estudante precisa responder por meio do texto. Ah: você pode escrever a redação pelo celular mesmo. Geralmente, leva entre 5 e 10 minutos.

Sua redação será corrigida com base em quatro critérios: expressão escrita formal, desenvolvimento do tema, estrutura e recursos linguísticos.

Vale lembrar que, além do vestibular online, você pode optar por entrar no curso na Ampli com sua nota recente do Enem.

2. Matricule-se sem sair de casa

A matrícula na Ampli é gratuita, e você não precisa pagar nenhuma taxa. O processo todo é feito em nossa plataforma online. São três etapas:

  1. preencher dados complementares, como RG, endereço e estado civil;
  2. aceitar os termos do contrato;
  3. escolher a forma de pagamento para as mensalidades.

Após a escolha do método de pagamento, a matrícula estará efetuada, e suas aulas já iniciam na segunda-feira seguinte!

3. Envie os documentos necessários

Feita a matrícula, você deverá enviar fotos de alguns documentos para a Ampli, como RG ou CNH, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Em caso de perda ou não acesso fácil a esses documentos, você terá até 3 meses para enviá-los, após a confirmação da matrícula.

Em que modalidades o curso de Estética e Cosmética é oferecido?

A modalidade para o curso de Estética varia de acordo com a instituição de ensino. As modalidades mais comuns para esse curso são: presencial ou EAD (Ensino a Distância).

O presencial é a modalidade tradicional, mas já existem muitas faculdades, como a Ampli, que oferecem o curso de Estética e Cosmética totalmente no formato EAD.

Enquanto a modalidade presencial demanda o comparecimento do aluno ao campus da faculdade em um ritmo diário, o EAD permite que o aluno acesse todos os materiais e acompanhe as aulas pela plataforma online da faculdade.

Se você tem uma rotina apertada e precisa de flexibilidade para estudar, o formato EAD pode ser a melhor opção. Caso contrário, se você sente que precisa estar na sala de aula física para aprender, o presencial é uma alternativa.

Outra diferença entre as modalidades é o preço da mensalidade. Os cursos EAD cobram mensalidades mais acessíveis ao público, porque a faculdade corta uma série de custos com infraestrutura — que estão envolvidos na oferta do curso presencial.

O aluno que estuda no presencial acaba gastando com transporte de ida e outra da faculdade e alimentação na rua quando necessário. Dentre as vantagens do EAD, os custos com transporte e alimentação na rua são eliminados, e você estuda no conforto de casa.

Viu que são muitas diferenças? Você precisa pesar esses aspectos antes de escolher a modalidade na qual vai cursar Estética e Cosmética.

Como pagar menos no curso de Estética e Cosmética?

Existem diversas formas de evitar uma mensalidade alta para iniciar e concluir a graduação sem prejuízo financeiro. O primeiro passo é saber qual faculdade oferece o preço que cabe no seu bolso.

Se a questão financeira é uma prioridade para você, talvez o formato EAD pode tornar o investimento na sua educação mais acessível. Como vimos, os cursos no formato EAD cobram mensalidades mais baratas do que as mensalidades do presencial.

Por que fazer o Tecnólogo em Estética e Cosmética da Ampli?

Chegou a hora de escolher uma instituição de ensino? Considere a chance de estudar na Ampli. Aqui, você tem acesso não só a professores qualificados e educação de qualidade, mas também a uma graduação voltada ao mundo real.

O Tecnólogo de Estética e Cosmética na Ampli tem o foco de preparar você para a realidade do mercado de trabalho. Quer saber mais? A seguir, confira as principais vantagens de iniciar sua graduação aqui na Ampli!

Período de testes grátis

Sim, é isso mesmo! Você não paga nada para começar a estudar na Ampli. A mensalidade começa a ser cobrada depois de um período de testes, para você avaliar se curtiu o conteúdo e a plataforma. Se você decidir cancelar a matrícula dentro desse período, pode fazer isso sem prejuízo financeiro.

Rápida duração

Forme-se em 2 anos! Esse é o tempo de duração do curso de Estética e Cosmética na Ampli. Você ainda pode diminuir mais esse período de formação, assistindo às aulas e cumprindo as atividades no seu tempo ocioso.

Isso é possível porque a plataforma online da Ampli fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então, você pode estudar na hora que bem entender!

Valor único

A mensalidade da Ampli nos cursos de graduação é a partir de R$ 149,99*. Os valores são fixos e não passam por reajustes absurdos — não precisa se preocupar, ok?

Aula pelo celular

O aluno da Ampli pode usar o aplicativo da faculdade no celular para estudar de onde quiser. Por lá, você também pode baixar as aulas e assistir quando ficar offline.

O que está esperando? Faça sua inscrição no vestibular!

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado de conhecer os detalhes do curso de Estética e Cosmética. Agora, você já tem informações suficientes para decidir se esse é ou não o caminho certo para sua vida profissional.

Aproveite para garantir sua vaga no curso de Estética e Cosmética da Ampli: inscreva-se em nosso vestibular online e participe da prova sem sair de casa.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo