As áreas de gestão comercial e processos gerenciais são responsáveis pela parte administrativa de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Embora essas áreas tenham sinergia, elas possuem campos de atuação diferentes.
Enquanto do lado da gestão comercial o profissional cuida das várias etapas de vendas da empresa, do lado de processos gerenciais, o especialista deve acompanhar tudo o que envolve a produção: gerir a chegada dos insumos, otimizar os processos de produção, gerenciar estoque e garantir a entrega do produto final. Mas, afinal, qual curso escolher: gestão comercial ou processos gerenciais? Hoje, vamos te ajudar a tomar essa decisão!
Como é o curso de Gestão Comercial?
O curso de gestão comercial é oferecido na modalidade presencial e EAD e tem duração média de 1 ano e 6 meses. Neste curso, o estudante tem aulas de Negociação, Gestão, Inteligência em Marketing e Varejo para possibilitar a atuação eficiente na área.
Veja também: Gestão Comercial tem Matemática? Conheça as matérias do curso!
Essa formação é mais voltada para a gerência do departamento comercial em si, dessa forma, o profissional lidará com todas as etapas que compreendem a venda de um produto. Ele também precisará definir os preços das mercadorias para a venda, no processo chamado de precificação.
É no processo de precificação que o profissional tem a visibilidade do quanto a empresa usou e gastou com matéria-prima, energia elétrica, água e demais insumos. Além disso, considera-se o valor pago pelas horas trabalhadas dos funcionários e o uso do espaço e equipamentos. Mas não é algo fora da realidade: hoje há sistemas que facilitam muito esse trabalho do gestor. Assim, ele conseguirá elaborar os preços de uma forma mais precisa e rápida.
Para ser bem sucedido em gestão comercial, o profissional deverá ter determinação, bom relacionamento interpessoal, gostar da parte de vendas, ser organizado e gostar de gerenciar um trabalho ou uma equipe. Para quem desejar aprofundar os conhecimentos na área, uma pós-graduação em gestão comercial é a melhor opção.
Como é o curso de Processos Gerenciais?
Enquanto a gestão comercial se preocupa com a venda do produto, na área de processos gerenciais administram as áreas da empresa como um todo. Todos os departamentos devem estar em sintonia para que a produção flua de forma suave. Assim, desde a chegada dos insumos ao armazenamento em estoque, o caminho que eles fazem na linha de produção até chegar ao transporte devem estar sincronizados.
Dessa forma, os estudantes de Processos Gerenciais têm aulas de Gestão de Projetos, Sistemas de Informação Gerencial, Análise de Custos, Matemática Financeira, Gestão da Produção, Microeconomia, Contabilidade, Gestão Organizacional, Processos Logísticos e Planejamento Financeiro.
O profissional de processos gerenciais tem um perfil mais analítico; dessa forma, deve gostar de números e ter visão estratégica. Além disso, ele precisa ser organizado, comprometido com os objetivos e resultados, ter capacidade de tomar decisões e perfil de liderança. Geralmente os alunos que fazem o curso são pessoas que pretendem abrir seu próprio negócio, e essa formação fará a diferença, especialmente se o profissional seguir em uma especialização em processos gerenciais.
Gestão Comercial ou Processos Gerenciais?
Em ambas as áreas, gestão comercial ou processos gerenciais, são profissionais bastante procurados pelas empresas, até pelas suas habilidades. O aumento das vendas, que é gradativo mas constante, demanda profissionais que saibam lidar com o processo produtivo e de vendas. Assim, a presença destes especialistas se faz fundamental.
Para o mercado de trabalho em gestão comercial, indústrias e comércio varejista são alguns dos locais que mais procuram estes profissionais. A habilidade de lidar com a questão de elaboração de preços, bem como a negociação com os clientes está entre os quesitos mais buscados. São eles também que trabalham com o setor de Marketing para pensar em campanhas de divulgação de novos produtos e reforçar as marcas já existentes.
Para o mercado de trabalho em processos gerenciais, empresas que estão retomando de forma total as atividades, ou que pretendem comprar outras, precisam da avaliação de um especialista. São eles que veem se é viável comprar uma outra organização por meio da análise de riscos, estrutura logística e de produção, por exemplo. Neste caso, o especialista pode tanto ser um funcionário de uma empresa quanto um prestador de serviços, e fazer consultoria para outras corporações.