carreira em ti
- 0 Com

8 passos para iniciar sua carreira em TI

Guia de Profissões

carreira em ti

O mercado de trabalho em Tecnologia da Informação (TI) vem se destacando nos últimos anos. Com o uso constante da internet, computadores e celulares, é natural que esse setor se torne cada vez maior e mais importante.

A necessidade por profissionais qualificados e atualizados vem aumentando cada dia mais. Muitas empresas não conseguem desenvolver produtos ou dar velocidade a novos projetos porque faltam especialistas para participar do processo de criação. Assim, para quem quer iniciar a carreira em TI, é bom ficar atento às movimentações do mercado e as novas tendências tecnológicas. Veja aqui 10 dicas para te ajudar a ingressar nessa área.

Escolha um curso que atenda às suas necessidades

Dependendo da carreira em TI que você escolher, veja se é necessário ter algum tipo de certificado ou diploma na área. Assim, é possível verificar qual curso é o mais indicado para se formar naquela área específica. Em relação à cursos superiores, os tecnólogos costumam ser as melhores opções para quem quer começar. Com um curso tecnólogo, é possível se formar mais rápido e ter o diploma em 1 ano e meio. Assim, dá para se planejar e conseguir uma vaga de emprego em um médio prazo. 

cursos de tecnologia EAD da Ampli

Outro detalhe fundamental é ver a qualidade do curso. Veja se a instituição de ensino superior é credenciada no MEC, se o curso é reconhecido e qual é a percepção de quem já é aluno. Em muitos casos, é possível encontrar uma instituição de ensino EAD, o que pode facilitar para muitas pessoas que têm dificuldade de se deslocar até a faculdade. Além disso, as mensalidades são mais em conta.

Se dedique aos estudos

Antes do vestibular ou do ENEM, crie uma rotina de estudos para ter um bom desempenho na prova da faculdade que quer estudar. Planilhas costumam funcionar bem: você faz um calendário semanal ou mensal com os dias livres e os conteúdos que precisam ser estudados. Faça simulados periodicamente para testar seus conhecimentos.

Veja também: 5 dicas de como estudar para o vestibular.

Uma vez já aprovado, continue estudando, mas agora para esse campo de estudo. Quem quer iniciar a carreira em TI precisa sempre estar atualizado com a área. Novas tecnologias aparecem, bem como novas linguagens de programação.

Busque um estágio na área

São os estágios que fazem o aluno colocar em prática o que se aprende em sala de aula, seja ela física ou virtual. Empresas de TI, agências de marketing e publicidade, e-commerces e toda empresa que possui um departamento de tecnologia, procuram por estagiários. Para as instituições é bom, pois, em muitos casos, é possível treinar os estagiários para ocupar vagas de desenvolvedores júnior.

Para o estudante, é ótimo também. É a oportunidade de conhecer de verdade como é o seu futuro trabalho. Organizações como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) têm parcerias com empresas e disponibilizam vagas de estágio em diversas cidades.

Outro ponto importante é que, na maioria dos casos, o estágio em tecnologia pode ser remoto ou home-office. Dessa forma, é importante se preparar para entrevistas de emprego online.

Estude inglês

O inglês é a língua universal da TI. Os nomes dos programas, linguagens, aplicativos e tudo o que está envolvido com esse mundo está em inglês. Não adianta somente saber o básico ou o vocabulário técnico. Para ficar em dia com as novidades, e até mesmo se comunicar, o conhecimento do idioma é fundamental.

O ideal mesmo é saber falar com fluência, isso conta muitos pontos em processos seletivos. Vagas de emprego em empresas internacionais, além de oferecerem melhores salários, representam um salto na carreira em TI. Mas, para ser aceito nelas, o inglês fluente é essencial.

Comece um curso assim que ingressar na faculdade. Faça as aulas dentro do seu ritmo, estude nos intervalos, assista a filmes e seriados com legenda e aproveite ao máximo o curso. É o idioma que será sua ferramenta para entender as novidades da TI sem ter de depender de dicionários. Se for o caso, há empresas que exigem certificados de proficiência no idioma. É interessante fazer cursos preparatórios e realizar as provas. Eles dão ainda mais peso para o seu currículo.

Tenha curiosidade

Sempre procure soluções para problemas, ou investigue como eles podem ocorrer. A curiosidade é o que move a tecnologia da informação, e muitos aplicativos ou programas surgiram porque o profissional se dedicou na pesquisa de algo novo. Essa característica é bastante elogiada entre os recrutadores, que buscam quem tem curiosidade para aprender sempre mais.

Faça networking

O networking é uma forma de manter uma rede de contatos profissionais. Ter o e-mail e redes sociais profissionais de pessoas da mesma área que você, é algo muito bom quando você precisa de alguém para apoiar em um trabalho. Ou até mesmo para saber de vagas abertas. Mas, não é pura e simplesmente procurar aquela pessoa somente quando precisar. Converse e mantenha uma amizade profissional. Isso pode trazer muitos bons frutos na sua carreira em TI.

Observe o mercado de trabalho

Esteja sempre de olho no mercado de trabalho. O que as empresas buscam? Quais formações são as mais desejadas? Quais cursos ou certificações elas requerem? Isso serve como um mapa de como as coisas estão agora, e serve para balizar sobre a necessidade de se manter atualizado. O futuro é uma incógnita, e se precisarmos procurar uma vaga de trabalho, devemos estar preparados para o que o mercado pede.

CTA cursos livres com certificado da Ampli

Veja as empresas que têm treinamentos

Há organizações que oferecem treinamentos especialmente para os estagiários ou recém-formados. É uma ótima oportunidade para conhecer o dia a dia da empresa e receber uma formação específica para determinados programas ou linhas de programação. Isso também pode constar no seu currículo como uma formação adicional.

COMENTÁRIOS