Ciências Contábeis e Administração: quais são as diferenças entre as áreas?

O curso de Ciências Contábeis e Administração muitas vezes podem ser opções de um mesmo estudante ao escolher qual carreira seguir. Afinal, são duas áreas que tratam da rotina das empresas, lidam com números e fazem contas. Mas, essas profissões lidam com essa rotina de forma diferente.

Em linhas gerais, o profissional de Administração trabalha no gerenciamento das atividades de uma instituição. Assim, ele pode ser um gerente que acompanha a empresa como um todo, ou departamentos específicos. O especialista em Ciências Contábeis, por sua vez, lida diretamente com a parte financeira e o patrimônio. 

Vamos conhecer essas duas carreiras com mais detalhes.

Quais são as diferenças entre Ciências Contábeis e Administração?

Enquanto o curso de Administração confere uma formação mais generalista, o curso de Ciências Contábeis capacita o estudante para atuar na área contábil e financeira das empresas. Para escolher a área que melhor se adequa a você, vale levar em consideração se deseja ter muitas opções de atuação no mercado de trabalho ou se deseja focar em uma área específica.

Abaixo, conheça as disciplinas estudadas nos cursos de Ciências Contábeis e Administração e quais são as possibilidades de atuação no mercado para essas duas áreas.

Como é a formação em Administração?

O curso de Administração tem duração de três a quatro anos e é oferecido na modalidade bacharelado. É uma das carreiras mais buscadas nos sites de instituições de ensino superior e nos vestibulares. Como sua formação é bastante ampla, com disciplinas que vão da Contabilidade ao Marketing, forma profissionais que podem atuar em diversas frentes.

Essa diversidade pode ser vista na grade curricular do curso. Aulas de Teoria da Administração, Análise de Investimentos, Economia e Mercado de Capitais fazem parte do bloco mais técnico. Afinal, o administrador vai gerenciar uma empresa ou seus departamentos e, por isso, precisa conhecer um pouco mais de cada um. O profissional também atuará em setores estratégicos para realizar planejamentos e se preparar para o futuro e seus desafios.

CTA Curso de administração da Ampli

No curso, há disciplinas que lidam com Marketing, Gestão Organizacional, de Pessoas e de Projetos. Por fim,  há, ainda, aulas de Análise de Custos e Contabilidade. São áreas com as quais o profissional pode se identificar para poder trabalhar depois de formado. Da mesma forma, poderá entender um pouco mais sobre cada uma delas. Por mais que ele não lide diretamente com a parte financeira da empresa, é fundamental compreender o que são e como funcionam essas áreas.

Como é a formação de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis também tem duração entre três e quatro anos e é oferecido na modalidade de bacharelado. Há disciplinas em comum com o de Administração, como Economia, Gestão de Projetos, Comportamento Organizacional e Análise de Custos. Isso acontece porque o contador lida com rotinas empresariais e é importante que ele conheça como uma empresa funciona.

Mas, a área de atuação das Ciências Contábeis é mais focada na gestão do patrimônio e da parte financeira. Assim, aulas de Contabilidade Comercial, do Setor Público, Social, de Custos e Trabalhista, bem como Legislação e Planejamento Tributário fazem parte. 

CTA curso de ciências contábeis da Ampli

É o contador o responsável pela análise das receitas e despesas da empresa, bem como pela verificação dos ativos (que são os bens) e passivos (que são as obrigações). Tudo isso entra na conta para que os gestores possam saber como está a saúde financeira. Isso faz toda a diferença porque, com esses dados, a direção poderá investir ou sanar problemas. No final do curso, o contador pode se inscrever no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e ter seu registro profissional. Isso o habilita a ser o responsável pelas finanças das empresas e a assinar documentos contábeis.

Mercado de trabalho em Administração

Por ter uma formação mais generalista, o administrador pode escolher entre vários campos de trabalho. Afinal, empresas precisam de profissionais que saibam gerenciar. Assim, o especialista pode escolher trabalhar com Marketing, para acompanhar a divulgação da marca entre seus diversos públicos. Em Recursos Humanos, ele vai gerenciar o departamento que cuida das pessoas da empresa, contratos de admissão e demissão, comunicação interna e obrigações trabalhistas.

Em Logística, ele pode ver de perto como está a cadeia de distribuição de suprimentos a outros departamentos ou entre unidades da mesma empresa. No setor público, ele tem uma participação importante: gerenciar os valores destinados a investimentos ou à manutenção dos trabalhos já desenvolvidos. Na parte financeira, ele também pode atuar por meio do acompanhamento dos gastos e receitas. Mas,  não pode assinar documentos contábeis, embora converse bastante com os contadores.

O administrador pode, também, ter seu próprio negócio. E nesse campo, poderá empreender em qualquer área. A grande vantagem é que ele saberá gerenciar todos os processos, desde a matéria-prima até a entrega do produto final. 

Mercado de trabalho em Ciências Contábeis

Os contadores atuam mais especificamente no departamento financeiro de empresas de vários setores. Afinal, essas empresas precisam de quem cuide das contas para acompanhar o caminho do dinheiro. Só assim os gestores poderão tomar decisões sobre novos investimentos, sanar problemas de despesas excessivas e manter todo o trabalho nos trilhos.

Veja também: Mercado de trabalho em Contabilidade.

Dentro das Ciências Contábeis, o profissional poderá atuar de forma generalista, fazendo os cálculos de receitas, despesas, da taxa de depreciação (que é o quanto um bem perde de valor ao longo do tempo), assim como muitas outras funções. É ele quem assina os documentos contábeis e é o responsável. Um desses é o balanço patrimonial, um verdadeiro mapa com todas as informações financeiras da empresa em um determinado tempo. É esse mapeamento que traz o quanto a empresa teve de lucro, prejuízo, o quanto investiu, gastou, quais são suas propriedades, entre várias outras informações.

Além de trabalhar em departamentos internos, o contador poderá ser um consultor especializado, orientando diretores, gestores e empresários sobre o dia a dia de suas empresas. Além disso, o profissional poderá ter seu próprio escritório de Contabilidade e fazer esse trabalho de registros contábeis e balanços patrimoniais para diversas empresas.

Uma área em crescimento é a de Controladoria. Esse é um ramo da Contabilidade que não somente acompanha o dia a dia financeiro, mas, também, aponta caminhos para uma gestão de qualidade dos bens da empresa. Outra que merece destaque é a de Perícia Contábil. Aqui, os profissionais estudam todos os documentos financeiros em busca de irregularidades e, por fim, fazem um laudo apontando inconformidades.

CTA Pagamento Ampli
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo