O que faz quem trabalha em Logística? Quais as funções desse profissional?

Quem deseja trabalhar com logística escolhe um campo de atuação bastante múltiplo e útil, que basicamente conversa com diferentes segmentos de mercado e apresenta excelentes oportunidades de desenvolvimento de carreira e ótimos salários.

Optar por uma faculdade é a melhor forma de se especializar para ingressar e se manter no mercado, da mesma forma é importante ter em mente qual caminho pretende seguir para atingir os objetivos com mais rapidez.

Hoje, o nosso artigo foca nos muitos cargos possíveis que um profissional de logística pode ocupar, ajudando assim a tomar essa decisão e desenvolver a carreira. Confira agora.

Qual a função da área logística e o que faz este profissional em diferentes cargos e segmentos?

A área de logística é um elemento fundamental para o sucesso de empresas, de todos os portes, que comercializem e distribuam produtos diversos. A eficiência das operações depende diretamente das etapas de planejamento, controle, armazenagem e distribuição das mercadorias.

É um setor estratégico que vai além dos trâmites de carga e descarga de produtos, assim também contribui para a agilização e aperfeiçoamento de processos, a redução de custos, a introdução da inovação, o aumento da produtividade e o aumento de lucros.

Para tudo isso acontecer, existem diversos profissionais desempenhando funções em diferentes cargos. Conheça alguns deles:

O que faz um assistente/auxiliar de logística?

No mercado de trabalho de logística, este é um dos cargos mais comuns para quem está iniciando, um cargo excelente para adquirir aprendizado e experiência.

Sendo conhecido como assistente, auxiliar ou mesmo analista de logística, este profissional participa dos processos de planejamento de espaços e distribuição de mercadorias, atua na separação e envio de materiais com base nos prazos, analisa inventários de produtos e emite notas fiscais.

Pode também ser responsável pela garantia da segurança das cargas transportadas, o contato com fornecedores e clientes, o controle de custos de produção, o processamento de pedidos, a embalagem e estocagem de mercadorias.

Seu trabalho é muito importante para que a organização atenda a prazos, reduza custos e considere alternativas de logística que façam sentido para o aperfeiçoamento de operações e a facilitação da tomada de decisão.

Quais as funções de um coordenador de planejamento e controle de produção?

Quem opta por trabalhar como um coordenador de planejamento e controle de produção (PCP) terá como principal objetivo avaliar e monitorar todas as etapas do processo produtivo com base nas metas e diretrizes estabelecidas pela organização.

Visando contribuir para o sucesso de vendas e o aumento da produtividade, o coordenador pode elaborar e sugerir ações preventivas ou soluções para problemas encontrados de modo a atender às demandas da empresa.

Tanto no momento da análise quanto no momento da proposta de melhorias, o coordenador precisa levar em consideração as prioridades dos departamentos de vendas e produção em harmonia com o objetivo geral da organização.

Assim sendo, o papel deste profissional é fundamental para o funcionamento ágil e eficiente das tarefas relativas aos setores de vendas e produção. Quem ocupa o cargo de coordenador de PCP geralmente já possui alguns anos de experiência com logística e assim se estabelece na função que possui uma boa remuneração.

O que faz um operador logístico?

Um operador logístico é o profissional que cuida do processo todo que garante que tenhamos acesso a uma determinada mercadoria em uma loja ou supermercado, por exemplo. Desde a obtenção dos insumos até a chegada nos pontos de venda, o processo todo é orquestrado pelo operador.

O profissional trata dos trâmites da aquisição da mercadoria, o controle de estoque e armazenagem, a gestão de pedidos, a gestão de transporte e enfim a distribuição dos produtos.

Além de cuidar e supervisionar tais processos, o operador também precisa saber utilizar os recursos financeiros da organização de maneira inteligente e estratégica e implementar medidas que minimizem o desperdício, considerando o nível de satisfação de clientes, o que impacta diretamente nos lucros.

Nesta gestão de recursos, o operador considera custos fixos e variáveis como a manutenção de veículos, subsídios para motoristas, documentações necessárias para os transportes e taxas rodoviárias, por exemplo.

Obrigações de um coordenador de comércio exterior

O coordenador de comércio exterior trabalha em empresas que atuam com importação e exportação. Os salários para este profissional são bem vantajosos e um dos requisitos para conseguir atuar no cargo, sobretudo pelo caráter minucioso e cauteloso de lidar com documentações, é o diploma de curso superior.

Seu principal papel é agir diretamente em negociações internacionais, lidando com questões mais burocráticas como a revisão e aprovação de documentos e sugerindo projetos logísticos que beneficiem ambas as partes. Sua rotina também inclui a classificação e análise de contratos de ordens de compras.

Para quem deseja construir uma carreira nesta função, é importante possuir conhecimentos técnicos e teóricos sobre os processos de negociações internacionais e imprescindível dominar idiomas estrangeiros.

É um cargo com requisitos um tanto mais específicos e rígidos, mas a compensação é bastante positiva.

Quais as funções de um controller logístico?

O controller logístico possui uma atuação mais administrativa dentro da cadeia logística e seu trabalho é essencial para a saúde financeira dos negócios. Não é um cargo que está totalmente consolidado no mercado de trabalho, mas isto significa que o potencial de crescimento é gigantesco.

Quem possui afinidade com finanças, cálculos e gestão financeira estratégica pode se dar muito bem como controller. Este é o profissional que consegue definir solidamente o desempenho da empresa por meio do monitoramento de dados e uma gestão otimizada de custos.

Para alcançar o objetivo tem o auxílio os sistemas de informação eficientes e inovadores, então também é interessante que o profissional já possua habilidade com tais ferramentas.

Com a Ampli o sonho da faculdade pode estar a seu alcance!

Se você deseja investir em um futuro em logística, independentemente de qual nível objetive alcançar, a melhor decisão é buscar o aprendizado e a qualificação adequados por meio da graduação e da pós-graduação. Nisto a Ampli é especialista!

Com o Tecnólogo EAD em Logística na nossa instituição, você dedica 1 ano 6 meses de estudo para um futuro longo e promissor na profissão que almeja para si.

O curso tem uma carga horária de 1700 horas e você tem total autonomia para montar a grade de estudos de acordo com a sua disponibilidade.

Conheça agora todos os benefícios de estudar na Ampli e se inscreva no vestibular online de maneira fácil e rápida.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo