Faculdade de Logística: Conheça tudo sobre essa graduação!

O curso de Logística é um dos mais promissores hoje em dia por conta do crescimento do comércio digital. Afinal, a recepção de insumos de fornecedores e o envio de mercadorias para as casas dos clientes requer uma cadeia de distribuição bem-estruturada e ampla. Isso gera um mercado de trabalho vasto e com boas oportunidades profissionais.

E como aprender mais sobre essa área para ingressar nela? Uma alternativa é fazer uma graduação em Logística. A seguir, veja todos os detalhes sobre esse curso superior de curta duração e faça a escolha certa para o seu futuro profissional.

Qual é o objetivo da graduação?

O curso de Logística tem como objetivo fornecer conhecimento e atividades que promovam a aprendizagem sobre esse campo. Para isso, são estudos de caso, aulas expositivas e, dependendo das condições e da modalidade do curso, visitas técnicas a centros logísticos ou organizações do setor.

Isso permite aprender as bases teóricas do setor logístico e entender os diferentes ramos que o compõem, bem como as distintas áreas do mercado que são dependentes dele. Por exemplo, a importação e a exportação no Comércio Exterior e o e-commerce.

Você vai descobrir as diferentes etapas da chamada cadeia de suprimentos (supply chain) e como elas se inter-relacionam. Aliás, veja as principais:

  • compra de insumos, matérias-primas ou itens para revenda;
  • estocagem e armazenagem de insumos e produtos finalizados;
  • embalagem de mercadorias;
  • processamento de pedidos e emissão de documentos;
  • distribuição e transporte de mercadorias;
  • logística reversa para trocas, devoluções, consertos etc.
  • controle de custos e de finanças dos processos e etapas da cadeia (aspecto mais gerencial).

Cada ramo desses conta com processos, materiais, equipamentos e outros elementos essenciais que precisam de planejamento e gestão para que a empresa consiga operar. Para tanto, é preciso adquirir conhecimento nas disciplinas do curso de Logística.

Quais são as principais matérias do curso?

As matérias de um curso de Logística variam conforme os objetivos da instituição de ensino, a duração e o nível de conhecimento abordado. Por exemplo, um Tecnólogo em Logística costuma trabalhar disciplinas de uma maneira distinta do modo com que um Bacharelado ou uma pós em Logística faz.

No entanto, é comum que alguns conhecimentos apareçam em quase todo conteúdo programático, mesmo que com nomes diferentes ou em níveis mais superficiais ou aprofundados. Veja algumas das principais matérias do curso:

Análise de custos

Aqui, você aprende os principais gastos envolvidos em uma atividade produtiva ou não produtiva. Além disso, vai descobrir meios de organizar os custos para manter e gerir melhor a empresa e o seu setor logístico.

Comportamento organizacional e gestão de pessoas

O foco é estudar como as pessoas atuam dentro das organizações, tanto em equipes quanto individualmente. Isso acontece por modelos de cooperação e atuação mais eficazes, além de definir ações que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é um dos focos da graduação de Logística, pois engloba desde a compra de insumos até a entrega de mercadorias ao consumidor final. Aliás, pode ir além até a logística reversa (que vamos ver mais pra frente). Enfim, uma cadeia de suprimentos eficiente proporciona custos e prazos de entrega menores.

Gestão de projetos

Envolve a concepção, o planejamento, a execução e o acompanhamento de ações que pretendem atingir objetivos predeterminados, ou seja, projetos. Em geral, os estudantes precisam desenvolver planos de projetos no curso, o que permite entender os seus riscos e como podem impactar positivamente a empresa.

Gerenciamento de transportes e abastecimento

É muito importante conhecer as tudo o que envolve o transporte, envio, distribuição e abastecimento de mercadorias para garantir a realização dos produtos e serviços. Afinal, são pontos-chave dentro da Logística, afetando diretamente o resultado dos negócios.

Gestão da qualidade

Otimizar serviços, produtos e processos da empresa é um dos principais objetivos da área de qualidade. Além disso, temos a busca pela diminuição de custos com estratégia e responsabilidade para não perder qualidade de operação. Outro foco é a implementação de melhorias contínuas, logo, é uma matéria importante.

Legislação aduaneira

Entender normas, leis, decretos, acordos internacionais etc. que regulamentam a importação e a exportação de produtos é essencial para empresas que atuam com Comércio Exterior. Essa importância se mantém para aquelas empresas com filiais em outros países, ou que realizam parcerias com instituições de fora do Brasil.

Legislação empresarial aplicada

É necessário aprender as leis que regem o âmbito empresarial. Isso permite ao negócio evitar penalizações legais e se manter em conformidade com a legislação municipal, estadual e federal.

Logística internacional

Essa matéria permite entender do mercado logístico global, além de como gerir operações de transporte e distribuição em outras nações. O conteúdo também envolve importação e exportação, modais mais usados em atividades logísticas de comércio exterior, sistemas de envio e recepção de itens, etc.

logística reversa

Aborda processos de retorno de mercadorias (devoluções, trocas, para conserto) ou resíduos de produtos (descarte adequado, reciclagem) aos fabricantes. Nesse caso, aprenderá como implementar tais processos, tornando-os baratos e ágeis;

Métodos quantitativos

Eles são importantes para o planejamento e a tomada de decisões. Afinal, contribuem para a análise de dados e de resultados, bem como para a avaliação da viabilidade de projetos logísticos. Também ajudam no cálculo do tempo de entrega de mercadorias, na estimativa de custos, entre outras ações;

Princípios e modelos de gestão

Aqui, você vai ver quais são os modelos e alicerces fundamentais de uma boa liderança, especialmente da área logística. É necessário ter um bom entendimento deles para aumentar a eficiência dos processos logísticos, superar desafios e eliminar gargalos na cadeia de suprimentos;

Processos logísticos

Um conteúdo específico para o planejamento e implantação de processos logísticos em uma empresa. No caso, poderão ser abordadas estratégias de distribuição, análises de custos, cálculo de tempo de produção e de entrega, delimitação de metas, etc.;

Matemática financeira

A matemática faz parte do dia a dia das empresas, especialmente na parte financeira e contábil. E como isso permeia quase todos os setores de um negócio, pois eles têm custos e orçamentos e demandam aquisições que custam dinheiro, torna-se fundamental saber mais sobre juros, investimentos, financiamentos etc.;

Gestão da produção

É importante entender como são os processos produtivos para conseguir sintonizá-los com os processos logísticos. Quando essa interação é eficiente, os prazos de entrega são mais curtos, e há menos riscos de desabastecimento de insumos e produtos. Isso permite aceitar mais encomendas e ampliar a fabricação de mercadorias;

Planejamento, controle e gerenciamento de materiais

Nessa matéria, você estudará layout de fluxo de materiais, embalagens, gestão de estoques, ferramentas da qualidade, controle de compras, manutenção do que foi adquirido, etc.

Responsabilidade social e ambiental

Fala sobre as responsabilidades e os impactos que organizações têm junto ao meio ambiente e à sociedade;

Empreendedorismo

Você verá os desafios do empreendedor, plano de negócios, oportunidades empresariais, etc. É importante saber sobre as demandas para começar e manter empreendimentos, pois permite um olhar geral sobre os negócios. Esse tipo de visão possibilita estruturar medidas logísticas visando o todo e não só questões isoladas na área;

Sistemas de informação gerencial (SIG)

Programas de gerenciamento são necessários atualmente para a gestão de processos empresariais. Entender sobre eles é necessário para que líderes tenham uma visão melhor sobre dados de distribuição, produção, aquisição de insumos, armazenagem de materiais, vendas e outros, e tomem boas decisões.

Como visto, em Logística, há conteúdos similares aos oferecidos em um curso superior de ADM (Administração). Porém, a formação do bacharel em Administração envolve apenas disciplinas de Logística normalmente mais generalistas. Já em uma graduação em Logística, o conteúdo tende a ser mais específico e aprofundado.

Qual a duração do curso?

A duração do curso de Logística depende do tipo de formação, ou seja, se é Tecnólogo, Bacharelado ou outro. Por exemplo, um Tecnólogo em Logística costuma durar em torno de 2 anos. Uma graduação em Logística (Bacharelado), por sua vez, pode durar cerca de 4 anos.

Aqui na Ampli, o curso de Logística a distância (Tecnólogo) dura 3 semestres (1.700 horas), sendo ideal para quem quer se formar e entrar logo no mercado de trabalho. Não há pausas para férias, portanto, em 1 ano e meio, você já pode sair formado.

Como verificar as condições de pagamento do curso?

É possível consultar as condições de pagamento oferecidas pela instituição de ensino na página de oferta do curso de Logística. Na Ampli, as mensalidades possuem um preço extremamente acessível e você ainda ganha um período de teste grátis.

Basta acessar o site da Ampli > Cursos (no alto da página) > Graduações > Logística. Assim, dá para conferir sempre o valor atualizado.

Como se matricular no curso?

Para conferir a grade curricular e se matricular na Ampli, basta acessar a página do curso de Logística e seguir as orientações. Lembrando que dá para se inscrever e participar do vestibular online (gratuito), ou usar a pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Depois de aprovado, poderá realizar a matrícula. Aliás, ela é grátis. Para se matricular, é necessário:

  • preencher dados complementares, como: endereço, estado civil e número de RG;
  • aceitar as condições e os termos do contrato;
  • definir a forma de pagamento para as suas mensalidades.

Lembrando que será preciso tirar fotos de alguns documentos pessoais e enviá-los por meio de nossa plataforma online. Pronto! A sua matrícula será concluída, e você poderá começar a assistir às aulas na segunda-feira seguinte à inscrição.

Quais as vantagens de um curso de Logística?

Um curso de Logística incrementa o seu currículo profissional, tornando-o atrativo no mercado. Além disso, poderá atuar em vários ramos da cadeia de suprimentos de empresas de diferentes setores e portes. Afinal, quase todo negócio necessita de processos e sistemas de distribuição para as suas mercadorias.

Você terá como optar por segmentos que costumam apresentar bons salários, como o de Comércio Exterior. No Brasil, por exemplo, um dos principais setores é o agronegócio. Para exportar grãos e outras commodities para o mercado internacional é fundamental o trabalho de profissionais de Logística.

Outra vantagem é que o curso permite entender como funciona o escoamento de materiais, os modelos de compra e redirecionamento de produtos para clientes, os processos de transporte e entrega, entre demais fatores essenciais para o comércio. Com esse conhecimento, você poderá montar e operar um negócio online com maior propriedade.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

O curso de Logística normalmente é oferecido, de forma geral, nas modalidades presencial, semipresencial e ensino a distância (EAD). A seguir, veja como cada um funciona e quais são as suas vantagens:

  • presencial — o modelo convencional de ensino, em que as aulas são dadas em um ambiente físico. Os professores repassam presencialmente os seus conhecimentos aos estudantes, que precisam ter um mínimo de frequência às aulas. No geral, os custos deste modelo são mais altos, portanto, as mensalidades também costumam ser maiores;
  • semipresencial — aqui há uma mescla do presencial com o virtual, ou seja, há aulas que são dadas em um espaço físico e aulas que precisam ser acompanhadas remotamente em um ambiente digital. Portanto, não há necessidade de ir tanto à faculdade como na alternativa anterior. Além disso, há certa flexibilidade para acompanhar os conteúdos;
  • ensino a distância — as aulas são transmitidas na plataforma online da instituição de educação. Dependendo da política dela, é possível baixar os arquivos e acompanhá-los de forma offline. Ainda há a possibilidade de assistir às aulas gravadas em horários mais vantajosos para você e quantas vezes quiser, além de as mensalidades serem reduzidas. Essa é a modalidade do Técnico de Logística oferecida pela Ampli!

Faça Logística EAD na Ampli!

Vale destacar a importância de escolher uma boa instituição de ensino para ter acesso a um programa de estudos de qualidade e uma infraestrutura de ponta. Aqui na Ampli, você encontrará alguns diferenciais, como cursos 100% EAD, mensalidades atualizadas apenas pela inflação e foco total no mobile.

Temos um App exclusivo para acompanhamento das aulas, no qual é possível baixar e assistir tudo offline — quando e onde estiver.

Além disso, dá para testar o curso de Logística sem custo. Focamos em flexibilidade tanto para quem quer uma formação veloz quanto para quem não conta com muitos recursos tecnológicos ou financeiros para estudar.

Gostou de conhecer mais sobre essa graduação? Então aproveite para se inscrever no curso de Logística da Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo