Conheça tudo sobre o que área de Marketing pode te oferecer!

O Marketing é uma área com bastante importância no mercado há muito tempo. Mas sabia que a demanda e a valorização de profissionais explodiu nas últimas duas décadas?

Você sabe, por exemplo, o que é Marketing Digital? A união de tecnologia, internet, customização e a busca por presença online das empresas criou uma área bastante dinâmica e criativa para quem gosta de estar sempre aprendendo e testando novas ideias.

Combinou com você? Se esse é o tipo de caminho que você busca para a sua carreira, o Marketing pode ser a opção perfeita! Neste artigo, veja tudo sobre a área atualmente, como está o mercado, como atuar e por onde começar. Boa leitura.

Como funciona a área de Marketing?

O Marketing é a área profissional em que se busca, além de promover um produto ou marca, criar uma percepção de valor agregada baseada na identificação de mensagem e identidade entre uma empresa e seu público.

Para simplificar um pouco, é a área que convence pessoas a escolher uma marca no meio de tantas que existem no mercado.

E mesmo essa ideia mudou muito nos últimos anos, principalmente com a explosão do Marketing Digital. Antigamente, a área atuava na TV, nas revistas, em outdoors. Hoje, ele tem acesso direto à vida das pessoas pelo celular em suas mãos ou nos computadores em suas mesas. Você pode perceber isso toda vez que abre o celular para ver o que está acontecendo de novo.

É por isso que a carreira de Marketing se tornou muito mais valorizada nas últimas décadas. Como a competição pelo espaço nas redes sociais aumentou consideravelmente, todo negócio busca aquele profissional capaz de criar um diferencial em suas campanhas para que sua marca se destaque no meio de tantas outras.

Como isso é feito? Em geral funciona em 3 etapas que se tornam um ciclo:

  • primeiro, estuda-se o perfil de público-alvo da empresa, criando buyer personas — perfis fictícios que representam todo o conhecimento que se tem sobre o tipo de pessoa que vai consumir esses produtos;
  • em seguida, cria-se o conteúdo que vai capturar a atenção e encantar esse público a ponto de gerar leads — pessoas interessadas na sua marca e começam a pesquisar mais sobre seus produtos;
  • por fim, com o aumento das vendas pela ação de Marketing, o profissional da área estuda os resultados para entender o que funcionou e o que precisa ser melhorado para iniciar o ciclo em uma próxima campanha.

Claro, esse processo pode ter diferenças e passos adicionais dependendo da área de atuação. Mas, em geral, o sucesso desse profissional está ligado à capacidade de entender a expectativa de um público e saber como superá-la para criar experiências de compra marcantes.

Como está o mercado de Marketing no Brasil?

Sabia que o mercado de Marketing no Brasil sempre foi uma referência, com peças de publicidade premiadas no mundo inteiro? Mas principalmente o mercado de trabalho de Marketing Digital vem se destacando para quem quer ter sucesso aqui em nosso país.

Isso tem a ver principalmente com a quantidade de público em potencial que hoje está conectada à internet. Em 2020, éramos 152 milhões de brasileiros com acesso à internet — 81% da população com mais de 10 anos de idade.

E a grande maioria desses acessos são feitos por celulares, o que vem mudando a cara do Marketing Digital nos últimos anos. Apenas em 2021, o comércio online cresceu 27%.

Isso quer dizer que as empresas de publicidade e até negócios que contam com equipes de Marketing internas estão buscando novos talentos para adequarem sua mensagem a esse público conectado. E é aí que você entra! É uma área em constante mudança, na qual pessoas dinâmicas, criativas e que gostam de aprender podem fazer a diferença.

Isso fica claro também na valorização recente do profissional em todo o Brasil, veja alguns exemplos de média salarial:

Lembrando que esses são salários médios. Para profissionais muito valorizados que sabem transformar a imagem de uma empresa por meio de Marketing, sua valorização pode ser bem maior.

Quais são as tendências para Marketing?

Como já vimos no começo da nossa conversa, o mercado de Marketing é muito dinâmico. Novas tecnologias e novos hábitos de consumo estão sempre surgindo e exigindo adaptação de quem trabalha na área.

Mas quais são as tendências para o futuro próximo, que você deve ter mais atenção no início da sua carreira? Separamos alguns temas que serão assunto de estudos e da prática de quem é do setor nos próximos anos. Confira.

Automação e personalização

A tecnologia vem proporcionando uma grande transformação no Marketing nos últimos anos, principalmente no que diz respeito a automação de conteúdo e relacionamento.

Com as ferramentas certas, hoje é possível criar e distribuir conteúdo de Marketing de maneira ultrapersonalizada, ajustada para os gostos de cada pessoa que entra em contato com uma marca.

Isso exige um novo papel para a profissão: pessoas que sabem desenhar e executar campanhas que usam automação para falar diretamente com cada possível cliente, de maneira eficiente e sem quebras de experiência. Quem se especializa em Marketing Digital automatizado pode fazer muito sucesso no mercado.

Storytelling

O Storytelling está em praticamente todas as campanhas de Marketing modernas. É a técnica de usar nosso encanto humano por histórias para cativar pessoas. O Storytelling é muito aplicado nas redes sociais para demonstrar valores de uma marca e seus diferenciais, além de relacionar a história da empresa com a história de seu público.

Exploração de nichos

Outra mudança significativa de mercado que a internet trouxe foi a descentralização da mensagem. Pensa nisso: quantos influenciadores e outras celebridades você segue que alguns amigos e parentes nem sabem que existem? Se antes uma propaganda de TV precisava atingir um público mais geral, os núcleos dessas redes permite que a mensagem seja desenhada e distribuída para um grupo bem específico de pessoas.

Abraçar nichos é trocar muitas visualizações por muito engajamento — que é o que importa para vender mais. Portanto, quem sabe conversar com nichos tem muita demanda de trabalho.

Parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores hoje são celebridades na era dos nichos: possuem públicos bem direcionados, mas altamente fidelizados.

Por isso, profissionais de Marketing que trabalham com influenciadores dão muito resultado para empresas. São pessoas capazes de criar esses relacionamentos e definir os influencers certos para parcerias significativas.

User-Generated Content

A internet é uma rede de participação e de colaboração. Todo mundo que está nela, de um jeito ou de outro, está contribuindo para isso. Ou seja, as gerações mais novas não querem apenas consumir, querem elas também criar conteúdo. Você também é assim?

O conteúdo gerado por usuário, ou UGC, é uma estratégia de Marketing em ascensão, em que a empresa convida o público a participar de suas campanhas de maneira ativa — aumentando o engajamento e o buzz ao redor da marca.

Experiência do Usuário (UX)

No meio digital, tudo é experiência. A UX é uma área do Design muito utilizada para criar experiências de descobrimento da marca, relacionamento e compra.

É uma tendência muito sofisticada e que exige muito estudo da conexão entre um público-alvo e tecnologia. Por isso, é uma das áreas mais valorizadas dentro do Marketing.

Mixed Reality

Você já deve ter percebido como os QRCodes estão dominando os conteúdos de entretenimento e Marketing nos últimos anos. Sabia que isso é parte de uma tendência maior da tecnologia?

A Mixed Reality, ou Realidade Misturada, é um conceito de uso de dispositivos como os nossos celulares para trazer o mundo digital para o mundo real e vice-versa.

Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Metaverso são conceitos nessa área que estão começando a ser exploradas pelo setor de Marketing. Uma área que exige profissionais mais capacitados em tecnologia e de uma geração mais digitalizada que está entrando agora no mercado de trabalho.

Quais são as principais atuações no setor de Marketing?

Agora que você já sabe as tendências para o futuro, é hora de pensar que caminhos são possíveis profissionalmente para fazer parte dessa revolução.

Existem inúmeras áreas de Marketing e com certeza novas delas irão surgir ao longo do tempo. Mas vamos listar aqui as principais hoje para quem quer iniciar uma carreira valorizada e empolgante. Acompanhe!

Analista de dados

Vamos começar por uma área que muita gente nem pensa quando se fala em profissional de Marketing. Quem é analista de dados se especializa em conhecer cada vez mais os hábitos de consumidores, como se relacionam com marcas e passam esse conhecimento para o time que irá elaborar e executar novas campanhas.

É um papel cada vez mais importante na era digital e que, por isso, ganha cada vez melhor. É indicado para quem gosta de investigar e entender a natureza humana e como isso pode ajudar uma empresa a falar de maneira emocional com seu público.

Analista de sucesso do cliente

O analista de sucesso é o profissional que trabalha mais perto das empresas para garantir um alinhamento entre as expectativas do cliente e a execução de uma campanha de Marketing. Geralmente, é uma função dentro de estúdios e agências de Marketing, fazendo essa ponte entre as duas partes.

Branding

Profissionais de Branding são pessoas que lidam especificamente com a percepção de uma marca no mercado. Essa área trabalha conteúdo, identidade visual e canais de comunicação para passar valores e mensagens pela forma como a empresa se porta em sua presença online.

É um trabalho muito mais voltado para a imagem geral do negócio do que campanhas pontuais de produtos e serviços. Por isso, é para quem tem perfil mais estratégico e gosta de trabalhar junto com os clientes em uma visão de mais longo prazo sobre o poder da marca no mercado.

Especialista em SEO

SEO, ou Otimização de Mecanismos de Busca, é o conjunto de técnicas e estratégias para garantir que, quando o público-alvo de uma empresa procure algo relacionado no Google, seus produtos e conteúdo apareçam na primeira posição.

É um tipo de Marketing chamado de orgânico, já que a empresa não tem que ativamente se mostrar para essas pessoas. Por isso, é muito valorizado para quem sabe montar um planejamento e adaptar páginas, sites e perfis para serem mais atraentes em buscas.

Criação de conteúdo

A internet é conteúdo. Seja um tuíte, um vídeo do TikTok ou um post em blog, o público está o tempo todo consumindo e compartilhando conteúdo na internet.

Por isso, quem sabe criar essas peças de maneira atraente e engajante para um público-alvo sempre tem trabalho no Marketing Digital.

Designer de UX e Jornada do Cliente

Como já falamos, UX é uma das tendências para o futuro, principalmente para desenhar uma boa Jornada do Cliente: o conjunto de interações entre cliente e marca em seu caminho do conhecimento de um produto até decidir por sua compra.

É uma área mais ligada ao Design, mas que busca profissionais especializados no Marketing para gerenciar e executar essa estratégia. Principalmente na era da internet mobile, é uma função muito importante para as empresas.

Gerente de mídias sociais

As mídias sociais hoje podem impulsionar ou derrubar uma empresa dependendo de como ela é gerida. Por isso, todo o mercado busca pessoas qualificadas para fazer esse trabalho.

O Marketing em mídias sociais é muito mais do que compartilhar fotos de produtos. É fazer parte da vida dos seguidores, criando laços emocionais entre cliente e marca, além de atender e resolver questões rapidamente e de maneira que transforme pessoas insatisfeitas em fidelizadas.

Gerente de projeto de Marketing

A gestão de projeto é uma das áreas de atuação mais altas dentro do setor. É a pessoa que vai gerenciar um time e campanhas que envolverão praticamente todos as funções dentro desta lista.

Gerentes de Marketing precisam ter um misto de habilidades interpessoais e habilidades analíticas. É um perfil que alinha objetivos de clientes com cronogramas de desenvolvimento e distribuição de conteúdo. É também quem delega responsabilidades e cria um ambiente dinâmico e criativo dentro do seu time.

Como ingressar no mercado de Marketing?

O mercado de Marketing hoje, apesar de muito competitivo, tem bastante espaço para quem gosta de aprender e se reinventar o tempo inteiro.

Com uma boa formação, é possível trabalhar em agências, dentro de empresas ou até mesmo como freelancer, criando o seu próprio nome no mercado.

Como citamos, quem quer sucesso em Marketing precisa ser uma pessoa que curte estudar sobre comportamento humano e está sempre buscando novidades na tecnologia que mudam a maneira como consumimos. É alguém também que gosta de se comunicar e se relacionar com outras pessoas, principalmente em ambientes virtuais.

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Se você se encaixa nesse perfil e tem vontade de aprender, tem um futuro garantido pela frente, que começa com a faculdade de marketing. O setor só tende a crescer, principalmente em relação ao Marketing Digital.

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