Faculdade de Comércio Exterior

Aprenda tudo sobre a Faculdade de Comércio Exterior!

Você tem o desejo de se capacitar e ingressar em uma profissão que proporciona várias oportunidades de emprego? Nesse caso, a faculdade de Comércio Exterior é a melhor alternativa para alcançar esse objetivo! O curso qualifica os alunos a prestar serviços no setor com excelência e qualidade, sempre atentos às necessidades do cliente.

Para lidar com o rápido crescimento das trocas comerciais de exportação e importação, os profissionais qualificados são muito valorizados. Com o avanço desse setor, existe um mercado de trabalho aquecido, com alta demanda. Se quer se dar bem no ramo, é essencial desenvolver algumas competências e habilidades com o objetivo de aumentar ainda mais as suas chances de conquistar um bom emprego.

Se quer saber como funciona o Tecnólogo em Comércio Exterior, não perca o post. Boa leitura!

Qual é o objetivo do curso de Comércio Exterior?

O curso de Comércio Exterior tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar em atividades relacionadas à importação e exportação, prática aduaneira, legislação e operações cambiais (em empresas que lidam com logística internacional).

Essa carreira visa o profissionalismo entre as atividades de comercialização de produtos entre as nações, assim como outros pontos mercantis. Logo, planos de ação, exportação, importação, logística, operações e vendas fazem parte dessa profissão.

Existem duas vias principais para quem deseja ingressar nessa carreira, que são as faculdades de Comércio Exterior. O Bacharelado no ramo fornece aos estudantes uma formação que une teoria à prática, que também pode ser adquirida por meio dos estágios ao longo da graduação — muito desejável para que, desde cedo, o aluno consiga se habituar à rotina da profissão.

Além disso, existe uma segunda alternativa, que é o Tecnólogo em Comércio Exterior, considerado um dos cursos superiores mais rápidos oferecidos pela Ampli. A diferença é que esse formato pode ser concluído em um tempo menor, e a abordagem é direcionada à prática e ao mercado de trabalho.

Logo após a conclusão da graduação, os alunos já estarão aptos para começar a atuar na profissão de modo imediato. Vale lembrar que a graduação desse tipo, apesar de ter uma curta duração, tem o mesmo peso no mercado que o Bacharelado. Além disso, é aceito em provas para concursos públicos, por exemplo.

Se você já ficou em dúvida entre Relações Internacionais ou Comércio Exterior, saiba que, embora esses cursos sejam parecidos, a segunda opção é mais voltada a números, com o objetivo de analisar as relações comerciais entre empresas internacionais e países.

Quais são as principais matérias do Tecnólogo em Comércio Exterior?

Durante os semestres do curso de Comércio Exterior, você aprenderá vários assuntos relacionados a inglês, economia, matemática, civilidade, ética, gestão e legislação, além de conteúdos específicos ligados aos estudos e à análise de planejamento, consultoria, gestão e operações.

Logo, o graduando aprende a pesquisar oportunidades de mercado e a lidar com fluxos de empréstimos, recebimentos e pagamentos. A faculdade de Comex ainda oferece conhecimentos para que os estudantes consigam realizar análises e adaptar negócios e produtos a novos nichos, exercendo papel intermediário no fechamento de contrato de venda e compra com o exterior.

Com isso, você será habilitado para negociar e executar operações nos âmbitos tributários legais em alfândegas e acompanhar o transporte, desembarque e embarque de cargas. Além disso, aprende a lidar com a contratação de seguros e fretes, exercendo funções relacionadas com a parte logística dos negócios.

Assim, esse Tecnólogo é muito indicado para quem se interessa pelo ramo dos idiomas, da geografia e da matemática. Abaixo, você vai conhecer todas as disciplinas estudadas durante a graduação em Comércio Exterior. Confira!

  • Empreendedorismo e Inovação – Empreendedorismo e Panorama de Oportunidades;
  • Empreendedorismo e Inovação – Inovação e Estratégias;
  • Modelos de Gestão;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • Gestão de Projetos;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Gestão de Pessoas;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Logística e Gestão de Qualidade;
  • Legislação Prática Aduaneira;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Métodos Quantitativos;
  • Matemática Financeira;
  • Inglês Instrumental para Comércio Exterior;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Direito Internacional;
  • Siscomex;
  • Relações Econômicas Internacionais;
  • Comércio e Negócios Internacionais;
  • Ética, Política e Sociedade.

Qual é a duração da faculdade de Comex?

A faculdade de Comércio Exterior é organizada em 3 semestres e tem uma duração média de 1 ano e 6 meses, com carga horária total de 1680 horas. No entanto, saiba que esse tempo pode mudar, beleza? Isso porque diversos fatores influenciam na duração média que um aluno gasta para concluir a graduação, como reaproveitamento de disciplinas, atraso de alguma matéria, se já iniciou o curso em outra faculdade, etc.

Logo, é preciso lembrar que a duração desse Tecnólogo pode não ser a mesma para todo mundo. A utilização de créditos de disciplinas já cursadas, por exemplo, ocorre quando o estudante opta por iniciar um outro curso e usa os créditos de matérias já concluídas para realizar essa graduação em um tempo menor.

De maneira geral, formações de áreas correlatadas apresentam alguns assuntos em comum, principalmente no início da faculdade. Logo, com o uso de créditos, é possível receber o diploma em Comércio Exterior com muito mais facilidade.

No entanto, saiba que o contrário também pode acontecer. As DPs, ou dependência de disciplina, fazem com que os graduandos prolonguem o seu tempo de formação. Elas acontecem quando alguém não consegue atingir a nota mínima necessária para ser aprovado no semestre em determinado conteúdo.

Com isso, ocorre a DP na matéria, sendo necessário refazê-la, aumentando, com isso, a duração da faculdade de Comex. No entanto, como mencionamos, esse curso é um Tecnólogo, que ajuda a otimizar o tempo das disciplinas sem perder a qualidade do ensino. Assim, fica mais fácil ingressar no mercado de trabalho e exercer a profissão.

Qual é o preço do curso de Comércio Exterior?

Aqui na Ampli, a faculdade de Comércio Exterior é desenvolvida de modo dinâmico e único. Ela fortalece as possibilidades dos estudantes no mercado de trabalho. Logo, buscamos oferecer um ensino de bastante qualidade a um preço que cabe no seu bolso e acessível.

Um ponto que merece ser destacado é que todos os nossos cursos de graduação apresentam uma mensalidade acessível para poder contemplar a todos os tipos de aluno.

Um dos nossos objetivos é incentivar a entrada de cada vez mais pessoas no ensino superior e, portanto, oferecemos um valor abaixo do mercado, se comparado às outras instituições de ensino. Com isso, fica muito mais fácil ingressar no Tecnólogo em Comércio Exterior sem precisar se preocupar se vai conseguir pagar as mensalidades em dia.

Como se matricular na graduação em Comércio Exterior?

Se você chegou até aqui e já decidiu que quer seguir na área do Comércio Exterior, deve estar ansioso para saber como realizar a matrícula nessa faculdade, não é mesmo?

Nesse caso, o primeiro passo é escolher a instituição certa, que ofereça vantagens e diferenciais exclusivos aos seus alunos. Aqui na Ampli, você terá acesso a um ensino de bastante qualidade e, para se matricular na graduação em Comex, é bem simples e rápido. Confira o passo a passo:

  • a primeira etapa é acessar o site da Ampli, clicar na aba “cursos” e marcar a opção “graduação”;
  • após isso, é necessário selecionar o curso de Comércio Exterior;
  • no lado inferior direito da tela, clique na opção “experimente 1 mês grátis”;
  • aqui, você precisa acrescentar o seu número de celular e o seu nome completo;
  • depois, clique no botão “inscreva-se de graça”;
  • o candidato será redirecionado para escolher a forma de ingresso que mais se encaixa em seus preferências, como vestibular online ou o uso da nota do Enem;
  • você deverá informar os seus dados pessoais, como data de nascimento, endereço e número de CPF;
  • por fim, basta concluir a inscrição e você receberá um e-mail solicitando todos os documentos que devem ser enviados.

E aí, viu só como é fácil fazer a inscrição na faculdade de Comércio Exterior? Em pouco tempo, você fica mais próximo de realizar o sonho de fazer uma graduação!

Em que modalidades o curso de Comércio Exterior é oferecido?

Na Ampli, o Tecnólogo em Comércio Exterior pode ser cursado na modalidade de ensino 100% online. Esse formato é uma excelente opção para quem não tem tempo de comparecer à faculdade durante os 5 dias da semana e precisa conciliar os estudos com as outras atividades do dia a dia, como cuidados com a casa, trabalho, filhos etc.

Nessa modalidade a distância, as aulas, as atividades e os materiais de estudo, como apostilas, livros, e conteúdos interativos, são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, só é necessário comparecer ao polo de ensino uma vez por mês para fazer provas.

Logo, a frequência é bem menor, o que acaba agradando muita gente que tem uma rotina corrida. Um benefício desse formato de ensino é que ele auxilia os estudantes a desenvolverem várias habilidades digitais, como as ferramentas online.

É bom lembrar que o diploma de uma graduação a distância tem a mesma validade que o do presencial, sendo reconhecido pelo MEC. Veja outras vantagens do EAD:

  • diminuição dos gastos com alimentação e transporte;
  • excelente qualidade do ensino;
  • mensalidades em conta.

Como é o mercado de trabalho de Comércio Exterior?

Quem se forma no Tecnólogo em Comércio Exterior encontrará um mercado de trabalho repleto de oportunidades e com uma constante necessidade de mão de obra especializada. Assim, a chance de você já sair da graduação empregado é bem grande.

A perspectiva melhora ainda mais pelo fato de que o profissional da área pode atuar em diferentes campos, tanto na iniciativa pública quanto na iniciativa privada. Alguns locais incluem empresas de marketing e logística, instituições que trabalham com investimentos e economia, organizações de transporte, importadoras, bancos, operadoras de câmbio etc.

Dentro dessas especialidades, também é possível trabalhar como um profissional de intermediação, ajudando nos processos de importação e exportação e na análise financeira, encontrando maneiras de alavancar a organização no mercado ao avaliar os riscos financeiros das negociações.

Pensa que acabou por aí? Ainda é possível atuar em uma das áreas de Comércio Exterior em alta. Algumas delas são:

  • Aduaneira — nessa especialidade, os profissionais são responsáveis por verificar tudo o que entra e o que sai do país. Além disso, conferem se ocorre dentro da legislação, podendo atuar em fronteiras ou aeroportos;
  • Gerenciamento Financeiro e Cambial — esse é um bom campo para quem curte lidar com números, pois você será responsável por analisar taxas de câmbio;
  • Importação e Exportação — essa é uma das áreas do Comércio Exterior mais famosas, sendo necessário verificar se tudo está de acordo com a legislação dos países que participam da negociação. Assim, uma das funções é a verificação de documentos e a conversão de moedas;
  • Procurement — esse campo é responsável por desenvolver novas linhas de produtos e por acompanhar fornecedores. O profissional deve verificar como a mercadoria está sendo feita e avaliar se ela está pronta para ser comercializada.

Por conta desse amplo mercado de trabalho, a remuneração é bem atrativa: o salário do profissional de Comércio Exterior é, em média, de R$ 2.408,76* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Como a Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

A Ampli é uma instituição de ensino que oferece graduação e pós-graduação totalmente a distância, e você terá aulas com um corpo docente formado por mestres e doutores experientes em suas áreas de atuação.

Além disso, a grade curricular é atualizada de maneira constante, com o objetivo de apresentar as principais novidades do setor. Pensa que acabou por aí? Ainda oferecemos vantagens exclusivas, como:

  • preço das mensalidades acessíveis;
  • primeiro mês de matrícula grátis;
  • ausência de pausas para as férias, fazendo com que você consiga se formar muito mais rápido.

Estude Comércio Exterior na Ampli!

Agora que já sabe como é a faculdade de Comércio Exterior, o próximo passo é estudar em uma instituição de ensino conceituada e reconhecida pelo MEC. Por isso, venha para a Ampli e tenha acesso a um ensino de excelência!

Gostou do conteúdo e quer fazer a faculdade de Comércio Exterior em uma das melhores instituições EAD do Brasil? Então, inscreva-se no vestibular online da Ampli e saia na frente!

*Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo