Pós-Graduação em Moda: Saiba como funciona esse curso!

Se você deseja se desenvolver no mercado têxtil ou é uma pessoa interessada na área fashion, saiba que a pós-graduação em Moda pode ter tudo a ver com os seus objetivos de carreira.

Isso porque a especialização em Moda é uma excelente oportunidade profissional de expandir seu conhecimento na própria área de design, com projetos criativos e inovadores, ou na parte de administração e mercado.

Então, para que você saiba como funciona a pós-graduação em Moda, criamos este artigo com as principais informações sobre os programas de pós e especializações. Vem com a gente e descubra!

Qual é o objetivo da pós-graduação em Moda?

Enquanto os cursos de graduação oferecem uma formação generalista, ou seja, uma visão ampla e geral da profissão para que você reconheça os principais campos e atuações da carreira, a pós-graduação tem o objetivo de aprofundar conhecimentos em uma ou mais áreas.

No caso da pós-graduação em Moda, você pode escolher programas de especialização lato sensu, a exemplo dos MBA’s, para se tornar especialista em uma área da carreira. Seja qual for a sua escolha, a ideia é adquirir conhecimentos e habilidades que podem ser implantadas em diversos segmentos do mercado têxtil, como é o caso da gestão de negócios, marketing e empreendedorismo, ou área técnica, como no design de moda.

Logo, a especialização em Moda atende diversos públicos como: pessoas que já tenham uma formação acadêmica na área, aquelas que trabalham no comércio ou que desejam empreender e até os apaixonados pelo segmento modista.

Para seu conhecimento, vale destacar as diferenças entre os programas. Veja:

  • especialização lato sensu: são cursos mais voltados à prática profissional e conhecimento de mercado. Eles têm duração mínima de 360 horas, variando de 6 meses a um ano.
  • mestrado e doutorado: podem ter abordagem acadêmica ou profissional. São cursos indicados para quem quer receber o título de mestre e doutor, com o objetivo de lecionar em instituição de ensino superior, atuar em centros de pesquisa ou realizar uma profunda pesquisa em algum nicho de carreira.

Quais são as principais opções de especialização em Moda?

Agora que você já entendeu que a pós-graduação em Moda é uma área abrangente, mostraremos algumas especializações lato sensu oferecidas pela Ampli vinculadas direta ou indiretamente à área de moda. Confira a lista a seguir e veja o que se estuda em cada curso.

Design de Moda

Após obter o seu diploma em Design de Moda, você pode fazer uma especialização na área para se aprofundar no desenvolvimento de produtos, pesquisa e mercado, produção de moda, consultoria de imagem e beleza, além de outras habilidades técnicas para ingressar ou se aprofundar nessa carreira.

Você se envolverá no design thinking e aprenderá a resolver problemas complexos de design, entender a sustentabilidade e o sucesso comercial e desenvolver sua forte visão criativa no mundo da moda.

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado

Se você deseja lançar um produto na indústria da moda, é necessário reconhecer se o seu consumidor estaria disposto a investir na sua proposta. Porém, antes de partir para a produção é importante adquirir técnicas para compreender seu comportamento, gostos e opiniões. Nesse sentido, a especialização em Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado aborda inúmeras estratégias de estudo, monitoramento e análise dos fatores que influenciam o consumo nos tempos atuais, pautados pela transformação digital.

Dessa forma, você terá em mãos uma série de mecanismos essenciais para encontrar as melhores oportunidades de negócio e aprenderá como construir um plano de negócios eficaz, baseado em dados consistentes.

Comunicação e Marketing de Varejo

As vendas no varejo são um dos carros-chefe dos negócios de moda. Mas, para se destacar da concorrência, é preciso desenvolver estratégias de marketing consistentes para potencializar as vendas e o crescimento da loja.

Então, o MBA em Comunicação e Marketing de Varejo ensina as metodologias necessárias para implantar as melhores ações, especialmente no mundo digital, com o objetivo de traçar uma jornada de compra eficaz para seu público-alvo, posicionar e destacar sua marca perante o seu nicho de mercado.

Além disso, serão abordadas técnicas de vendas online, gestão de produtos nos canais online, pesquisas mercadológicas e estratégias de relacionamento com os clientes.

Empreendedorismo e Inovação

O mercado da moda por si só é inovação e quebra de paradigmas. Porém, ao implantar um negócio na área fashion, é preciso ter um espírito empreendedor e desenvolver as competências necessárias para que o empreendimento em questão seja sólido, consistente e escalável.

Por isso, o MBA em Empreendedorismo e Inovação foca em habilidades para o planejamento e desenvolvimento de negócios inovadores, sendo um importante curso da área de gestão e negócios.

Ao longo do curso, você aprenderá como fazer a gestão estratégica de empresas de diferentes portes, por meio da aquisição de meios e instrumentos para serem identificadas oportunidades de negócio, criação de projetos inovadores, repaginação de produtos e, até mesmo, a criação de uma empresa do zero.

E-Commerce: Planejamento e Gestão de Comércio Eletrônico

Moda e e-commerce caminham de mãos dadas, especialmente pela proliferação de lojas online e marketplaces. Como não podemos pensar mais em um negócio fora dos meios digitais, é preciso desenvolver bastante conhecimento para manter a sua loja funcionando, bem posicionada perante a concorrência e com toda a segurança para você e seus clientes.

Então, a especialização em E-Commerce: Planejamento e Gestão de Comércio Eletrônico veio para aprofundar os conhecimentos na gestão de vendas de produtos e serviços nos canais digitais, com o objetivo de ajudar na tomada de decisão estratégica.

Entre os principais conhecimentos adquiridos ao longo do curso, destacamos o marketing digital, empreendedorismo e gestão mercadológica, precificação, logística, comportamento de compra, entre outros.

Economia para Negócios

Nenhum negócio fica de pé por muito tempo sem uma gestão financeira eficiente. Não à toa, vemos uma alta taxa de mortalidade nas empresas recém-inauguradas. Portanto, a especialização em Economia para Negócios permitirá que você desenvolva estratégias econômicas que vão ajudar a sua empresa ou loja de moda a ter um desempenho muito melhor no mercado.

Isso porque, assim como nas vendas e no marketing, a gestão financeira deve ser pautada por análises, diagnósticos e estratégias de ação para que a empresa sempre tenha capital de giro, feche as contas no azul e tenha potencial para investir.

Então, a grade curricular do curso inclui temas como planejamento financeiro e orçamentário, formação de preços e custos, relações econômicas, administração e estudos de mercado, captação de recursos financeiros, com o objetivo de oferecer o melhor embasamento teórico-prático para sustento da sua loja em curto e longo prazos.

Gestão Comercial

Não há negócio no mercado têxtil que sobreviva sem uma excelente Gestão Comercial, motivo pelo qual esse MBA está em alta. Nesse curso, você terá conhecimentos abrangentes sobre metodologias e estratégias de ação nas atividades comerciais para os setores de varejo, atacado e serviços ― nos mercados online e offline.

Para isso, a grade curricular do curso oferece um panorama completo sobre aspectos mercadológicos e comerciais. Além disso, ajuda a construir habilidades de prática de negociação, gerenciamento de projetos, gestão de equipes, precificação, diagnóstico comercial, pontos de venda e muito mais.

Com essa bagagem, você poderá atuar em todos os segmentos do mercado têxtil, desenvolvendo as melhores estratégias comerciais para impulsionar o crescimento do negócio.

Gestão de Negócios

Mais abrangente que a gestão comercial, o MBA em Gestão de Negócios é uma pós-graduação em Moda interessante para empreendedores, gestores e donos de empresas. O intuito desse curso é oferecer ao aluno uma visão global da gestão de um negócio para que ele consiga conduzir a empresa de maneira mais eficaz.

Para isso, o curso apresenta um panorama completo de todos os aspectos que envolvem a gestão de uma empresa, especialmente com relação à administração de recursos humanos, finanças, análise de investimentos, comunicação e planejamento de estratégias empresariais. O objetivo é que o negócio tenha um planejamento sustentável, com potencial de crescimento e com custos otimizados.

Quais as modalidades em que os cursos estão disponíveis?

Assim como na graduação, de forma geral no mercado você encontra especializações em Moda nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. Atualmente, a modalidade à distância está em alta, em razão da flexibilidade que os alunos têm para estudar.

Na pós-graduação em Moda 100% EAD, você raramente precisará ir ao polo presencial e pode estudar de onde estiver, no período que for mais produtivo para você. Porém, a qualidade do ensino é a mesma e o diploma tem a mesma validade dos cursos presenciais.

As especializações apresentadas anteriormente são oferecidas pela Ampli totalmente a distância, da matrícula até a finalização do curso.

Qual a duração média de uma pós-graduação em Moda?

Como você viu, os cursos de pós-graduação relacionados à área de moda geralmente são especializações lato sensu. Os cursos apresentados seguem a política do centro educacional Ampli e tem como característica uma carga horária entre 480 e 600 horas, mas com uma grade curricular condensada para que você conquiste seu diploma em, no máximo, 8 meses. Assim, são cursos superiores mais rápidos.

No entanto, cada curso tem uma ementa, logo, essa duração pode variar. De qualquer maneira, a faculdade segue estritamente as orientações do MEC.

Como consultar o preço dos cursos de pós-graduação na Ampli?

Uma boa notícia para você que deseja começar logo a sua especialização é que a Ampli pratica uma política de preços das mensalidades bastante transparente. Com isso, pretendemos que você conheça o custo do seu curso em poucos cliques.

Os cursos correlatos à área de Moda citados aqui estão no nosso site e você pode conhecê-los facilmente, inclusive, vendo seu preço. Então, vamos deixar um passo a passo para você pesquisar os valores dos programas do seu interesse:

  • acesse o site da Ampli;
  • encontre no topo da tela a aba Cursos > Pós-graduação;
  • digite o nome do curso no campo de pesquisa ou clique na área de atuação correspondente, à esquerda;
  • clique sobre o ícone, assim que aparecer o curso correspondente.

E pronto! Todas as informações sobre o curso aparecem para você! Um detalhe importante é que todos os cursos da Ampli têm preços acessíveis para te ajudar nessa jornada.

Como se matricular nos cursos?

Matricular-se em uma pós-graduação em Moda da Ampli é muito fácil! Na própria página do curso escolhido, está o formulário de inscrição. Ali, você deixará seus dados e poderá começar a estudar imediatamente!

Esse processo é todo online e é composto de 3 etapas:

  • preenchimento dos dados pessoais (RG, endereço, estado civil, dentre outros);
  • aceite aos termos do contrato;
  • escolha da forma de pagamento das mensalidades.

Além disso, a Ampli oferece uma oportunidade para você experimentar o curso: você pode estudar sem pagar nada e, se optar por desistir, não paga nada dentro desse período. No link de inscrições você confere mais detalhes sobre como isso funciona.

Além disso, a faculdade não faz pausas para férias e você pode baixar todas as aulas pelo aplicativo Ampli e estudar sem utilizar a internet. Isso permite que você se forme mais rápido!

Como é o sistema de avaliação na Ampli?

Tanto na graduação quanto na pós, a Ampli utiliza um sistema de avaliação progressiva. Funciona assim: você vai concluindo as aulas e, ao final de cada módulo, responde as avaliações. Para a obtenção do diploma é preciso ter concluído com sucesso todos os módulos.

O Trabalho de Conclusão de Curso é opcional para a maioria dos programas de pós-graduação. Porém, vale a pena consultar a ementa do curso para saber se essa medida é válida.

Como a Ampli ajuda a realizar o sonho de ter uma pós-graduação em Moda?

Você não terá maneira mais prática de conquistar o seu diploma de pós-graduação, se não for com a Ampli. Fundada em 2019, com uma proposta totalmente inovadora, a instituição tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), funciona em todo o território nacional e conta com mais de 50 mil alunos.

E como muitos profissionais formados têm uma rotina de trabalho complexa, a nossa faculdade oferece cursos tranquilos de acompanhar, no seu tempo e no seu ritmo. Veja nossos diferenciais:

  • cursos 100% online, com foco no mobile learning;
  • polo de apoio presencial perto da sua residência;
  • horários de estudos flexíveis;
  • ambiente de estudos virtual, moderno e intuitivo;
  • app exclusivo para estudar do seu smartphone;
  • mensalidades baratas e sem reajuste ao longo do curso.

Vem pra Ampli!

Com tantas facilidades, você pode começar uma pós-graduação em Moda agora mesmo! Queremos que estudar seja algo fácil e nada impeça você de galgar mais esse degrau rumo ao sucesso em sua carreira.

Mas, se você ainda não tem uma faculdade, não se preocupe! Inscreva-se em nosso vestibular online e inicie os seus estudos nessa área tão promissora.

*Sujeito a alteração.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo