Pós-graduação em Jornalismo: veja como funciona essa especialização!

A escolha de uma pós-graduação nunca é uma tarefa fácil, por isso não deve ser levada levianamente. É preciso considerar os recursos necessários para concluir este compromisso como custos, tempo empregado e duração da graduação.

Quando pensamos na pós-graduação em Jornalismo, ainda é preciso fazer a escolha com base nos objetivos específicos que deseja seguir, porque há um universo de possibilidades entre as quais optar.

Ao mesmo tempo em que isso é um benefício, pois fornece um leque de opções, também torna a responsabilidade de decidir pelo caminho certo ainda maior.

Assim sendo, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber antes de optar por uma pós-graduação em Jornalismo: os objetivos, os custos, as áreas, a duração e como funciona o processo de matrícula.

Confira a seguir:

Qual é o objetivo da pós-graduação em Jornalismo?

Investir em uma especialização em jornalismo é uma ação ideal para quem quer afunilar conhecimentos e aprimorar o currículo com qualificações ainda mais competitivas.

Quem se forma em jornalismo está ciente de que a área possui diversas opções possíveis de atuação. Por isso, a pós-graduação também serve como uma forma de o profissional conhecer mais sobre a área que pretende seguir.

Enquanto a graduação superior oferece um leque de opções e uma perspectiva mais generalista sobre o setor como um todo, uma pós aprofunda os saberes. Isso possibilita que os profissionais consigam avançar na carreira em termos de hierarquia e maiores salários.

Existem áreas que também beneficiam muito aqueles que gostariam de atuar de maneira autônoma, prestando serviços ou mesmo abrindo o próprio negócio.

Assim, a pós, seja na modalidade de especialização ou MBA, complementa a formação do jornalista, afinal o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente.

Para além das habilidades adquiridas na faculdade, o pós-graduado aprimora suas competências na análise e coleta de informações, na verificação da veracidade de notícias, na investigação de fatos, na adequação de linguagem e tons de matérias, entre outros.

Para quem o curso é indicado?

O curso lato sensu de especialização em Jornalismo pode ser cursado por pessoas formadas em diferentes áreas de conhecimento, basta possuir um diploma de curso superior.

Uma pós-graduação em jornalismo pode beneficiar profissionais da área de negócios, administração e economia, por exemplo, que desejam adquirir habilidades específicas para conseguir um cargo de maior destaque ou mesmo migrar de carreira.

Quem se interessa por estudar jornalismo geralmente é alguém com bastante interesse por leitura, escrita e/ou mídias digitais. Da mesma forma, é alguém que se mantém a par do que tem acontecido no país e no mundo nos âmbitos político, social, cultural e econômico.

Estimular o raciocínio lógico e a ética profissional também são excelentes ações, porque jornalistas sempre estão buscando furos de reportagens e de vez em quando se deparam com realidades que pessoas ou empresas gostariam de manter em sigilo.

O compromisso de um jornalista é com a verdade, mas para expor esta verdade, é preciso haver cautela, integridade e responsabilidade. Com o avanço da tecnologia e inovação, dominar conhecimentos sobre estas práticas se mostra uma grande vantagem também.

Quem se interessa por jornalismo também demonstra grande senso de curiosidade, afinidade com as palavras e ainda habilidades técnicas com algumas práticas como edição de vídeos e imagens e gestão de plataformas de conteúdo.

Quais são as principais áreas de especialização em Jornalismo?

No campo de jornalismo, você tem diversas possibilidades de especialização e atuação. Existem áreas que envolvem mais tecnologia, outras que se baseiam na escrita e ainda algumas mais segmentadas, como o jornalismo esportivo, gastronômico ou de moda.

Abaixo vamos apresentar algumas opções de áreas, inclusive dando exemplos de pós-graduações oferecidas pela Ampli.

Continue lendo:

Marketing

O marketing certamente é uma das áreas mais em alta relacionadas ao jornalismo. Ele se tornou uma ferramenta importantíssima para empresas de diferentes segmentos e, com a adição do avanço da tecnologia, há sempre muita demanda nesta área.

O jornalista que se especializa em marketing e, sobretudo, o marketing digital, adquire conhecimentos sobre a disseminação de notícias no ambiente virtual e a produção de conteúdo em diferentes formatos (blog posts, newsletters, anúncios patrocinados etc.).

As pós-graduações em marketing orientam os profissionais a dominarem técnicas como copywriting, inbound marketing, marketing de conteúdo, ghostwriting, otimização para SEO on-page e off-page, branding, benchmarking, endomarketing e marketing de guerrilha.

Especialização em Gestão de Marketing

A especialização em Gestão de Marketing busca aprofundar os conhecimentos dos profissionais de modo a idealizar e executar estratégias de marketing com mais eficiência, focando nos interesses da empresa e nos desejos da persona.

Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular deste curso são Planejamento e Inteligência de Marketing, Gestão Mercadológica na Era Digital e Marketing de Produtos e Serviços.

Confira tudo sobre a especialização aqui.

MBA em Marketing Digital e Analytics

O MBA em Marketing Digital e Analytics tem o objetivo de auxiliar os profissionais a desenvolverem habilidades em marketing digital com base em análise de dados, métricas e estatísticas.

A principal tática a ser dominada é o monitoramento de indicadores de desempenho, que auxilia muito a tomada de decisão e orienta possíveis ajustes e adaptações no planejamento estratégico da empresa.

Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular deste curso são Ações de Engajamento do Consumidor, Branded Content e Mídia Online.

Confira tudo sobre o MBA aqui.

Comunicação institucional

A comunicação institucional é uma área muito valiosa no campo do jornalismo, pois os profissionais ficam encarregados de zelar pela imagem das organizações perante os colaboradores da empresa, além de promover estratégias para o público externo.

A especialização orienta os profissionais para atuarem com a elaboração de materiais de comunicação interna (revistas, folders, anuários), a produção de conteúdo digital nas plataformas das empresas e a cobertura de eventos. Cabe a eles estabelecerem um diálogo saudável entre funcionários e líderes.

Quem atua com a comunicação institucional pode elaborar ações junto a departamentos de Relações Públicas ou Recursos Humanos.

Especialização em Comunicação Empresarial

A especialização em Comunicação Empresarial aprofunda os conhecimentos sobre estratégias de educação corporativa e comunicação interna de organizações, contribuindo para um bom clima organizacional e a motivação de colaboradores.

Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular deste curso são Relações Interpessoais e Administração de Conflitos, Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação e Planejamento Estratégico.

Confira tudo sobre a especialização aqui.

Social media

Dentro do chamado jornalismo digital, que está relacionado ao marketing digital, ainda é possível se especializar como social media. Este profissional fica responsável pelo gerenciamento das mídias digitais da empresa e do estreitamento virtual das relações com o público.

Entre as atividades que exerce estão a identificação de tendências de comunicação nas redes sociais, o desenvolvimento de ações publicitárias, a produção de conteúdo e o monitoramento de indicadores e métricas.

Especialização em Gestão de Mídias Digitais

A especialização em Gestão de Mídias Digitais foca em afunilar os conhecimentos sobre a elaboração de ações em canais digitais diversos de modo a promover o engajamento, impulsionar o alcance de marca e solidificar estratégias de aquisição.

Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular deste curso são Otimização de Plataformas Online (CRO), Mídia Paga e SEO e Redação para Web.

Confira tudo sobre a especialização aqui.

Português para jornalismo

Um jornalista é alguém que lida constantemente com a comunicação, logo é necessário que domine muito bem as regras relacionadas à gramática, ortografia, semântica e morfossintaxe do português.

Dessa maneira, especializar-se em temas voltados à Língua Portuguesa é essencial especialmente para quem deseja atuar na redação ou edição de textos e outros materiais. Um bom domínio do idioma gera maior credibilidade e confiabilidade na informação a ser transmitida.

Especialização em Gramática e Texto

A especialização em Gramática e Texto busca auxiliar os profissionais no aperfeiçoamento da linguagem escrita e oral da Língua Portuguesa, assim tornando a comunicação mais efetiva e didática.

Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular deste curso são Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Linguística Textual e SEO e Morfossintaxe da Língua Portuguesa.

Confira tudo sobre a especialização aqui.

Qual é a duração do curso de pós-graduação em Jornalismo?

A duração da pós-graduação em Jornalismo varia bastante de acordo com o tipo (especialização ou MBA) e a qual campo de conhecimento ela pertence. Alguns segmentos de mercado exigem um tempo maior para abordar todos os temas por completo.

Usando as opções da Ampli como exemplos, as nossas pós-graduações correlacionadas a Jornalismo variam entre 400 horas (mais ou menos 5 meses) e 660 horas (mais ou menos 9 meses).

O desempenho acadêmico do aluno ainda é um dos fatores que podem fazer com que o tempo de pós varie.

Qual é o preço do curso de pós-graduação em Jornalismo?

Da mesma forma, os custos financeiros para cursar uma pós-graduação em Jornalismo dependem de fatores diversos. Os principais são a instituição escolhida e a modalidade de estudo.

Assim, a instituição determina valores idênticos ou diferentes entre os cursos de acordo com custos como:

• salários de docentes e demais funcionários;

• infraestrutura física (quando houver);

• gastos com manutenção do serviço (internet, sistemas informacionais, limpeza);

• equipamentos gerais e específicos de cursos;

• contas fixas (energia, água, telefone, aluguel);

• impostos e licenças operacionais.

Contudo, não é de nenhuma maneira impossível encontrar um ensino de qualidade a preços acessíveis. A Ampli, que é reconhecida pelo MEC, é uma excelente prova disso.

Oferecemos mensalidades fixas e acessíveis que incluem o material de estudo e todas as ferramentas necessárias para a pós-graduação. O nosso principal objetivo é expandir o acesso ao ensino formal para as pessoas em todo o país. Nesse sentido, o ensino a distância é um grande aliado.

Temos opções de especializações e pós-graduações em Jornalismo cujas mensalidades variam entre R$210,00* e R$295,00*.

Em quais modalidades as pós-graduações em Jornalismo são oferecidas?

Quando falamos sobre modalidades de pós-graduação em Jornalismo, temos opções tão plurais quanto as áreas de conhecimento. Dessa maneira, é possível atender a alunos com gostos e possibilidades diferentes.

Estas diversas possibilidades também falam bastante com o cenário que o mundo vive atualmente, após a pandemia do Covid 19. A tecnologia foi de grande ajuda para manter diferentes setores da vida funcionando e a educação foi um deles.

Agora, com novos modelos de aprendizado e gestão de horários de estudos, muitas pessoas conseguem conciliar o ensino com as outras demandas cotidianas, sem ficarem sobrecarregados nem precisar abdicar de nada.

Existem três principais modalidades de pós-graduação sendo oferecidas atualmente: o ensino presencial, semipresencial e a distância.

Ensino presencial

Como a modalidade mais tradicional e conhecida, temos o ensino presencial. Neste caso, é necessário que você vá até a estrutura física da universidade em dias e horários fixos semanalmente ou várias vezes na semana.

Não há muita flexibilidade neste modelo, mas ainda é preferido por quem prefere ter um contato mais direto com professores e colegas de classe.

Ensino semipresencial

Foi a primeira modalidade de ensino a distância, quando primeiramente surgiu a necessidade de um modelo de aprendizado mais flexível, e é um estilo híbrido. 

Uma série de atividades didáticas online acontece em conjunto com uma carga horária presencial.

Ensino a distância (EAD)

O ensino a distância, que é a modalidade praticada em todas as pós-graduações da Ampli, funciona de maneira totalmente online.

Quase nunca é necessário que o aluno vá até o campus da instituição e todas as atividades, interações e avaliações são feitas virtualmente.

Quando há necessidade da presença física dos discentes no campus para uma ou outra atividade especial, tudo é agendado com antecedência de acordo com as possibilidades.

Como se matricular na Pós em Jornalismo?

Decidiu que o curso de especialização em Jornalismo é o que deseja fazer? Excelente! Você pode dar início ao processo hoje mesmo sem sair de casa.

Ao escolher a Ampli para continuar os seus estudos, a sua inscrição acontece de maneira gratuita e as etapas são todas virtuais. O cadastro, a matrícula e o envio de documentação são feitos pelo computador ou celular. A praticidade acontece desde o início!

A nossa instituição oferece uma plataforma virtual funcional e todo o suporte para que os alunos possam tirar dúvidas com os professores. Os alunos possuem também toda a flexibilidade para montar a grade de estudos de acordo com suas preferências. Podem ainda fazer download das aulas e assistir off-line.

A Ampli aplica um modelo inovador de aprendizado que se adapta às necessidades do aluno e uma grade curricular atualizada constantemente. E ainda nos comprometemos a oferecer aulas online focadas nas competências buscadas pelo mercado de trabalho.

Para iniciar o seu processo de matrícula, é simples:

  • acesse o site da Ampli, clique na aba “cursos” e selecione a alternativa “pós-graduação”;
  • faça uma busca pelo curso desejado e clique sobre ele;
  • no canto inferior direito da tela, clique em “experimente grátis”;
  • então insira o seu nome completo e o número do seu celular;
  • em seguida, clique em “inscreva-se de graça”.

Logo, você será redirecionado para escolher a forma de ingresso, como a nota do Enem ou vestibular online, e aqui basta inserir os seus dados pessoais. Para finalizar, basta então concluir a inscrição e você logo receberá um e-mail solicitando o envio dos documentos necessários.

Inscreva-se agora no vestibular da Ampli e conheça todas as opções disponíveis.

*Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo