Faculdade de Publicidade e Propaganda: veja tudo sobre essa graduação!

Da mesma forma que você se comunica com seus amigos pela internet, a era digital facilitou muito a comunicação entre empresas e seus clientes. Negócios no mundo inteiro buscam talentos capazes de utilizar essas novas mídias para divulgar uma marca e atrair novos consumidores.

E você, tem esse perfil? Profissionais formados em faculdade de Publicidade e Propaganda estão cada vez mais valorizados no mercado. Estamos falando de pessoas que estudam conceitos tradicionais de comunicação e sabem como utilizá-los na prática em novos formatos digitais.

Portanto, se você gosta dessa área e quer uma carreira dinâmica e com muitas oportunidades, ser bacharel em Publicidade e Propaganda pode ser o primeiro passo para a sua carreira! Veja tudo sobre o curso a seguir. Acompanhe!

Qual é o objetivo da graduação em Publicidade e Propaganda?

Publicidade e Propaganda é um dos cursos mais tradicionais e completos na área de comunicação. Ele visa preparar profissionais para utilizarem conteúdo multimídia como forma de engajar e criar relacionamentos com consumidores, valorizando um produto ou serviço para que ele seja visto como uma boa opção de compra no mercado.

Portanto, é um bacharelado na área de humanas, relacionado a Marketing e Comunicação. O curso prepara profissionais para lidar com diversos aspectos estratégicos e práticos da apresentação de uma marca para públicos específicos, fazendo com que sua percepção seja distinta dos concorrentes em quesitos como qualidade, exclusividade e identidade.

Para alcançar esse nível de atuação, bacharéis em Publicidade e Propaganda são preparados em práticas essenciais da profissão, como uso de ferramentas físicas e digitais, noções de design e construção de conteúdo. Mas também aprendem sobre administração de projetos, a fazer pesquisa de público e mercado e planejar campanhas completas de divulgação.

Por ter conhecimentos que vão desde o começo de uma estratégia de Comunicação até a execução, de fato, quem cursa Publicidade e Propaganda pode atuar em diversas especializações ou até mesmo se tornar gerente de campanhas, comandando equipes inteiras na criação de valor para um marca. São muitas áreas para você encontrar a que melhor se encaixa com seu perfil!

Qual é o perfil mais comum do profissional de Publicidade e Propaganda?

A área de Publicidade é uma das carreiras mais dinâmicas para quem gosta de trabalhar com criatividade e comunicação. Por lidar com hábitos de consumo e comportamento das pessoas, ela sempre está se reinventando para que empresas consigam acompanhar seu público e se relacionar de maneira significativa com eles.

Portanto, pessoas que gostam de estar sempre aprendendo e testando novas ideias se dão muito bem no setor publicitário. Também é ideal para aqueles que gostam de estudar e entender o comportamento humano e suas diferentes formas de comunicação. É o seu caso?

Falando nisso, muita gente pensa que para estar na área é preciso ser bom de se comunicar verbalmente, ser uma pessoa extrovertida. Isso até ajuda, mas não é essencial. O bom publicitário é aquele que se comunica através de conceitos e ideias, usando plataformas multimídia para chamar a atenção e despertar o interesse de pessoas que são relevantes para aquele negócio.

E também não é preciso ter um perfil específico de trabalho. Atualmente, é possível seguir carreira na área de diversas maneiras. As principais são: como parte de uma equipe interna de empresa, como parte de um estúdio que presta serviço a outras empresas ou até mesmo como freelancer, tendo seus próprios clientes e gerenciando suas próprias campanhas.

Essa é uma das vantagens da área de Publicidade e Propaganda. Dependendo de seus interesses e do que você busca para a sua vida, ela permite muita flexibilidade e caminhos para seguir carreira.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

Hoje existem diversas modalidades em que uma pessoa pode se formar como bacharel em Publicidade e Propaganda. E, dentro delas, cada instituição de ensino tem seu cronograma e sua plataforma, que variam por filosofia de educação e objetivos de formação para futuros profissionais.

Para ajudar você a escolher a melhor, podemos categorizar essas modalidades em 3 tipos principais de curso superior:

  • no ensino presencial tradicional, o aluno precisa ir vários dias por semana durante períodos fixos para as instalações da faculdade, onde será exposto aos conceitos e realizará as atividades necessárias para progredir pelos semestres;
  • no semipresencial, o aluno precisa estar presente na instituição em dias determinados, seja uma vez por semana, uma vez por mês etc., enquanto o resto das atividades e estudos são feitos de maneira remota;
  • no Ensino à Distância, ou EAD, o curso é feito totalmente digital, sendo que o aluno recebe todo o material necessário para estudar pelo computador ou celular e utiliza a mesma plataforma para realizar atividades e apresentar trabalhos.

A escolha de qual é o melhor para você depende completamente de seus objetivos e possibilidades no momento. O EAD está crescendo nos últimos anos exatamente por oferecer mais flexibilidade e facilidade para alunos estudarem onde e quando for possível — principalmente se você planeja começar a trabalhar ainda durante os estudos!

Quais são as principais matérias do curso de Publicidade e Propaganda?

Para que você entenda melhor como funciona a faculdade de Publicidade e Propaganda, vamos apresentar o currículo do bacharelado da Ampli. Com nossa abordagem inteligente e eficiente de ensino, veja como é possível se tornar bacharel na área em apenas 6 semestres, totalizando 2720 horas letivas.

1º Semestre

O primeiro semestre de Publicidade e Propaganda é mais centrado na introdução de conceitos fundamentais da profissão, mas não se resume apenas à teoria. Veja algumas matérias nas quais que você pode imergir logo nos primeiros meses de estudos:

  • Teoria da Comunicação, com cobertura de temas como produção de linguagem, paradigma midiológico e pesquisa de comunicação;
  • Estética e História da Arte;
  • Fotografia;
  • Marketing Digital;
  • Gestão Mercadológica.

2º Semestre

O segundo semestre do bacharelado em Publicidade e Propaganda segue com a exposição de conceitos importantes para sua carreira, aprofundando ainda mais na base estratégica da atuação em criação de campanhas e identidade de marca. Veja as matérias:

  • Comunicação de Marketing em meios digitais;
  • Legislação e Ética para o setor;
  • Análise de Discurso;
  • Criação e Redação Publicitária;
  • Sistemas Brasileiros de Comunicação.

3º Semestre

A partir do terceiro semestre, estudantes já estão mais familiarizados com os pilares da profissão publicitária, com a preparação necessária para se aprofundarem na execução desse conhecimento no mercado.

Portanto, partindo para a metade da graduação, é o momento ideal para introduzir mecanismos e ferramentas que farão parte da sua rotina de carreira. Veja quais são os temas abordados:

  • Computação gráfica, com noções básicas de criação e reprodução de material de identidade visual em campanhas de Marketing;
  • Tecnologias aplicadas à comunicação na era digital, como plataformas de automação, distribuição e gerenciamento;
  • Criação Publicitária em diferentes formatos como rádio, TV, cinema e internet;
  • Metodologia Científica para planejamento e execução de campanhas publicitárias;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing.

4º Semestre

O quarto semestre de Publicidade e Propaganda se aprofunda ainda mais na execução de campanhas de divulgação e relacionamento. É o momento em que alunos são expostos a ferramentas ainda mais específicas de produção e planejamento, necessárias para transformar planos em realidade para o público. Veja:

  • Produção Gráfica, passando por elaboração de projetos, teoria das cores, impressão e acabamentos em mídias físicas e digitais;
  • Pesquisa em Comunicação, em que alunos aprendem a formular e executar estratégias de observação sobre hábitos de consumo e comportamento de consumidores;
  • Planejamento estratégico, que é a área necessária para transformar uma ideia em processos e objetivos inteligíveis e executáveis;
  • Design Gráfico, responsável pela comunicação visual com o público e diferenciação de marca de acordo com objetivos de mercado;
  • Ilustração Digital, uma habilidade muito importante para profissionais no setor que precisam conceituar ideias de maneira gráfica e gerar conteúdo atraente e eficiente de divulgação.

5º Semestre

O quinto semestre do bacharelado é voltado para uma percepção mais abrangente da Publicidade e Propaganda. Com conceitos e práticas bem consolidados, os alunos já estão em um ponto em que podem reunir todo esse conhecimento em estratégias mais amplas de atuação.

Isso os prepara tanto para executar melhor as funções dentro da carreira publicitária como também para assumir postos de gerenciamento de projetos e campanhas no futuro. É o momento de entrar em contato com as seguintes matérias:

  • Semiótica aplicada na prática de relacionamento e divulgação de marcas;
  • Produção Publicitária, abrangendo TV, cinema e internet (mídias digitais);
  • Responsabilidade Social e Ambiental, que são cada vez mais importantes para a percepção de marca no mercado;
  • Gerenciamento de Marcas, também conhecido como Branding;
  • Transmídia e Storytelling, passando por noções e práticas em produção de conteúdo em texto e narrativa para criar conexões mais significativas entre a marca e seus clientes.

6º Semestre

O último semestre da faculdade é voltado para ampliar os horizontes de estudantes que estão a um passo de se tornarem profissionais formados e preparados para o mercado de trabalho.

Portanto, as matérias neste momento já assumem o domínio da prática da profissão e concluem seus conhecimentos com uma visão mercadológica e estratégica da sua atuação no futuro. São essas as matérias de conclusão:

  • Comunicação Integrada Organizacional, para profissionais que trabalharão com comunicação interna e criação de cultura empresarial dentro de um negócio;
  • Gestão e Planejamento de Mídia, capacitando você a desenvolver, executar e monitorar planos de divulgação de marca em diferentes mídias de comunicação;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania, discutindo o importante papel dos publicitários em fazer a ponte entre empresas e pessoas de maneira ética e plural;
  • Propaganda Política, onde se aprende as determinações e características dessa área de tanta demanda dentro da Publicidade;
  • Direção de Arte, em que o profissional se prepara para ter uma visão de arte de maneira significativa, mercadológica e coerente dentro dos objetivos de uma empresa.

Vale lembrar que, no último semestre da grade curricular de Publicidade e Propaganda, você precisa também realizar e apresentar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), indispensável para a formação de alunos como bacharéis na área.

Qual a duração da faculdade de Publicidade e Propaganda?

Para se tornar bacharel em Publicidade e Propaganda, é preciso fazer um curso de nível superior. Porém, as características vão depender bastante da qualidade da instituição, do modelo de ensino e de seus objetivos na carreira.

Se você quer aprender tudo que precisa em pouco tempo, consegue pegar seu diploma em apenas 2 anos e 7 meses. Isso, claro, em um modelo de ensino eficiente, que utiliza tecnologia para acelerar a exposição de alunos aos conceitos mais fundamentais e se aprofundar bastante neles. A nota do MEC é um bom indicativo de que a instituição oferece essa qualidade.

É o exemplo da graduação da Ampli, que oferece uma abordagem moderna para preparar você tanto em questões teóricas quanto práticas em menos de 3 anos. Isso é feito com uma dinâmica mais inteligente de curso, apresentando teoria e prática da maneira como são aplicadas no mercado: em conjunto e de forma complementar.

Como verificar as condições de pagamento do curso?

Os custos de bacharelado em Publicidade e Propaganda dependem muito também do tipo de curso e instituição em que você pretende se matricular. Geralmente, as faculdades presenciais são mais caras e burocráticas, por terem que manter toda a estrutura necessária para centenas ou até milhares de alunos.

Se a sua escolha é por uma faculdade a distância, as condições de pagamento costumam ser facilitadas, tanto no preço quanto nas mensalidades fixas. Ou seja, nada de começar a faculdade pagando um valor e se surpreender com o aumento das mensalidades com o tempo.

É assim que é feito na Ampli. Seja Publicidade e Propaganda ou qualquer outro dos nossos cursos, você tem valores bem em conta por todo o período de ensino, incluindo um período de avaliação para você que quer experimentar se essa área é realmente a ideal sem precisar pagar durante esse período.

Como se matricular no curso?

Assim como todo o restante, a matrícula para a faculdade a distância de Publicidade e Propaganda pode ser feita inteiramente online.

Em um primeiro momento, você se inscreve e participa de um vestibular online e gratuito, podendo inclusive utilizar sua nota do Enem. Em caso de aprovação, você parte para os próximos passos de matrícula, em que você envia todos os documentos necessários de maneira digital e só começa a pagar no segundo mês de aulas.

Faça agora mesmo sua graduação em Publicidade e Propaganda!

A faculdade de Publicidade e Propaganda é uma das mais valorizadas para um futuro em que marcas buscam identidade e exclusividade no relacionamento com seus clientes. Quem começa a carreira hoje tem um caminho dinâmico e criativo pela frente.

Que tal dar o primeiro passo hoje mesmo? Conheça a graduação em Publicidade e Propaganda da Ampli e se inscreva!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo