Pós-Graduação em Comércio Exterior: Saiba como funciona esse curso!

Uma pós-graduação em Comércio Exterior abre as portas para quem deseja ter contato com o mercado internacional. Com ela, você adquire experiências de trabalho com grande potencial de destacar o currículo em meio à concorrência, valorizando o seu perfil profissional.

Isso sem falar na possibilidade de trabalhar fora do país, aumentando as suas oportunidades profissionais. Outro ponto positivo é que você poderá ter colegas de diferentes regiões do mundo, o que permite conhecer outras culturas e ampliar conhecimentos.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a especialização em Comércio Exterior? Continue lendo e veja o que preparamos sobre o tema!

Qual é o objetivo da pós-graduação?

Um MBA em Comércio Exterior tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais referentes ao planejamento, ao acompanhamento e ao gerenciamento de ações de exportação e importação. Isso tanto de empresas quanto de governos de distintos países.

Também deve formar profissionais capazes de compreender a abordagem de negócios direcionada às relações entre nações, nos campos de:

  • finanças;
  • diplomacia;
  • logística;
  • legislação internacional;
  • câmbio.

Isso tudo para facilitar e beneficiar o desenvolvimento de técnicas de mediação de processos, transações e contratos. Isso também vale para cotações e negociações entre entidades de nacionalidades diferentes.

Quais são as matérias estudadas?

Durante o curso de MBA em Comércio Exterior, várias disciplinas da área de administração de empresas são ministradas. O foco delas, todavia, está no mercado internacional. Sendo assim, as matérias mais comuns oferecidas em uma pós-graduação em comércio internacional são:

  • inglês instrumental para Comércio Exterior;
  • legislação trabalhista e jornada de trabalho;
  • modelos de gestão e coordenação;
  • comércio internacional;
  • logística e gestão da qualidade;
  • relações econômicas internacionais;
  • direito internacional;
  • siscomex (sistema de Comércio Exterior);
  • negociação e gestão de conflitos;
  • matemática financeira;
  • ética, política e sociedade;
  • legislação prática aduaneira.

Todas essas matérias têm o intuito de preparar o profissional para uma melhor atuação no mercado de trabalho. Elas abordam alguns dos desafios enfrentados pelo aluno no dia a dia da área, bem como soluções para lidar com eles.

Quais são as principais opções do curso?

Ao pesquisar uma pós-graduação em Comércio Exterior, você poderá encontrar as opções de especialização e Master of Business Administration (MBA), bem como mestrado profissional. Além disso, há os cursos de graduação em Comércio Exterior nas modalidades Bacharelado e Tecnólogo para quem deseja uma formação de ensino superior na área.

Aqui na Ampli, oferecemos o MBA e o Tecnólogo em Comércio Internacional. Vale destacar que o nosso curso de MBA é voltado para:

  • quem é graduado em economia e administração;
  • tem experiência em logística e em relações internacionais, mas não tem formação nesse campo;
  • pretende trabalhar ou já trabalha em postos de liderança;
  • deseja aprofundar e atualizar os seus conhecimentos.

Você atende a esses requisitos? Se sim, que tal começar a fazer uma pós-graduação em Comércio Exterior?

Qual a duração do curso?

Aqui, na Ampli, oferecemos um curso direto e sem pausas para férias. De maneira geral, você poderá se formar em 8 meses.

Como consultar o preço do curso?

Os preços de uma especialização em Comércio Exterior variam conforme as instituições de ensino que oferecem esse tipo de formação. Para consultá-los, uma pesquisa rápida em seus sites institucionais, ajuda você a encontrar os valores desejados.

Aqui na Ampli, o valor de uma pós-graduação é bem acessível. Aliás, você pode fazer até um período grátis! Para conferir os valores atualizados, basta visitar a página do MBA de Comércio Exterior. Por lá, você encontra os preços da pós, condições e muito mais.

Como se matricular no curso?

Para começar, inscreva-se no vestibular do curso. Na Ampli, você poderá usar sua nota do Enem ou fazer uma prova gratuita, de forma online. Depois, vem o processo de matrícula em que você precisará realizar três etapas:

  1. preencher dados complementares, como endereço, RG, estado civil, etc.;
  2. aceitar os termos do contrato;
  3. optar pelo modo de pagamento das mensalidades posteriores;

Depois disso, a sua matrícula se encontrará efetuada. Lembrando que será preciso enviar alguns documentos para fins cadastrais, acadêmicos e legais. Para tanto, basta tirar fotos deles e enviar as imagens por nossa plataforma online.

O prazo para esse processo é de até três meses após a confirmação da matrícula, portanto, se você não estiver com eles por algum motivo, dará tempo de correr atrás de novas vias enquanto faz o curso. Aliás, as suas aulas começam na segunda-feira seguinte da sua inscrição!

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

Um MBA em Comércio Exterior, de forma geral, pode ser encontrado nas modalidades presencial, semipresencial e Educação à Distância (EAD). Cada uma conta com características e vantagens próprias. Veja mais:

  • modalidade presencial — as aulas são físicas, com a presença de professores e alunos. Isso permite maior contato entre os presentes, além de possibilitar que se tire dúvidas diretamente, sem o intermédio de um dispositivo;
  • modalidade semipresencial — conta com algumas das vantagens do modelo anterior, já que há encontros presenciais específicos. Além disso, agrega maior flexibilidade, porque algumas aulas podem ser acompanhadas de qualquer local em que se tenha um celular ou computador com acesso à web;
  • modalidade EAD — você pode assistir às aulas conforme as suas possibilidades e horários preferidos. Isso em qualquer dia da semana, bastando ter um computador ou smartphone com acesso à web. Em alguns casos, dá para baixar o conteúdo e vê-lo offline. Também é possível assistir à mesma aula várias vezes para conferir conceitos.

Escolher uma boa instituição de ensino é fundamental para se ter acesso a um ensino de qualidade e uma infraestrutura de ponta. Nesse caso, a Ampli conta com diferenciais no mercado.

Faça pós-graduação em Comércio Exterior na Ampli!

Nossa pós-graduação em Comércio Exterior é oferecida na modalidade EAD. Nela, as aulas são gravadas para você conseguir acompanhá-las do seu celular ou computador, quando e onde preferir. O acesso às matérias é feito totalmente online, em um ambiente que você também terá uma biblioteca digital disponível e achará suporte online.

Ficou interessado em uma pós em Comércio Exterior? Ou quer mais uma graduação na área? Escolha o curso e inscreva-se no vestibular!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo