Pós-Graduação em Gestão Comercial: Veja tudo sobre esse MBA!

Já se formou no curso superior dos sonhos e deseja dar continuidade aos estudos na área comercial? Saiba que a pós-graduação em Gestão Comercial é um verdadeiro divisor de águas. Além de ser um pré-requisito para exercer as atividades em algumas ocupações do mercado de trabalho, o diploma de especialização faz com que os profissionais recebam ótimos salários.

E não precisa ter concluído o curso de Gestão Comercial para fazer uma pós nesse ramo. Se você terminou outra graduação e quer se especializar nessa área, vá em frente! O único pré-requisito para fazer uma especialização é ter concluído a faculdade, independentemente do setor.

Ficou interessado e quer conhecer as principais informações sobre a pós-graduação lato sensu em Gestão Comercial? Então, continue a leitura para saber mais!

Qual é o objetivo da pós em Gestão Comercial?

É chamada de pós-graduação toda especialização que aprofunda os conhecimentos aprendidos na faculdade. São divididos em dois tipos: stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização ou MBA).

O objetivo da pós em Gestão Comercial varia de acordo com essa divisão. Um mestrado, por exemplo, tem como foco o aprofundamento de conteúdos na pesquisa científica e é voltado para quem deseja seguir na área acadêmica.

O doutorado é o passo seguinte ao mestrado, que aprofunda ainda mais os conteúdos em um assunto, e também ajuda a formar professores universitários. As habilidades adquiridas na pós stricto sensu são menos focadas no mercado de trabalho e mais voltadas ao caráter científico dos conhecimentos.

Já um MBA oferece ao profissional o aperfeiçoamento e a atualização de seus conhecimentos para o mercado de trabalho em Gestão Comercial, por exemplo. Como o objetivo é proporcionar uma formação corporativa, ao longo do MBA, é possível ampliar seu campo de atuação, traçar novas metas para a carreira e ter a oportunidade de melhorar o salário ao final.

Resumindo, é uma formação corporativa. Assim, você consegue aprender competências valorizadas para determinado setor e mudar de cargo na profissão. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o curso de pós-graduação lato sensu deve oferecer uma carga horária de, no mínimo, 360 horas de duração.

Durante a especialização em Gestão Comercial, você aprenderá a aumentar a qualidade dos resultados, potencializando os números e as vendas. Com isso, vai garantir que as corporações, independentemente do porte, estejam presentes no mercado de modo marcante e competitivo. Por ser responsável pelas transações comerciais de empresas, é possível exercer a função em diferentes tipos de companhias.

Uma das atribuições do gestor comercial é gerir equipes que envolvem as vendas. Logo, cabe a ele motivar, capacitar e selecionar seu time. No entanto, as tarefas não se resumem a isso. Na administração do processo de venda, também é importante desenvolver soluções e maneiras que possibilitem alcançar as metas que foram determinadas.

Ou seja, além da função de líder, a instrução sobre o uso de técnicas de vendas e pesquisas de mercado também são responsabilidades do gestor comercial. Junto a isso, os profissionais devem se reportar ao diretor comercial, assim como ajudar no planejamento estratégico da organização, envolvendo sua atividade à da equipe de marketing.

Após o término da pós-graduação em Gestão Comercial, você ficará preparado para exercer todas essas funções, além de ter a possibilidade de se tornar um líder de sucesso em uma grande empresa.

Quais são as principais opções de especialização em Gestão Comercial?

As possibilidades de especialização em Gestão Comercial são bem diversas. A escolha depende, principalmente, daquilo que os alunos mais gostam de estudar e sentem disposição para se dedicar por um bom tempo.

Não existe somente uma lista com todas as pós-graduações em Gestão Comercial, já que as instituições de ensino proporcionam diferentes opções para quem ingressa. Cada faculdade também define as disciplinas que farão parte da matriz curricular da especialização.

Abaixo, você vai conhecer as principais alternativas de pós em Gestão Comercial oferecidas pela Ampli. Confira!

Área de Vendas

A área de Vendas é uma das mais tradicionais da Gestão Comercial. Aqui, os profissionais são responsáveis por todo o gerenciamento, a estratégia e o planejamento das atividades comerciais das corporações.

Para aperfeiçoar a técnica de otimização de processos, impulsionar a receita das companhias e ampliar a visão sobre o aspecto mercadológico, os gestores comerciais podem escolher as seguintes pós-graduações:

  • Gestão Comercial para Varejo — tem como foco o campo varejista e as atividades logísticas feitas na área. Nesse campo, os profissionais devem mapear os processos operacionais, desde a compra de matéria-prima até a distribuição e o transporte de produtos para a otimização e gestão dos processos;
  • Gestão Comercial e Vendas — é responsável pelo planejamento e diagnóstico comercial para alavancar os resultados do negócio. Nessa especialização, os gestores comerciais são responsáveis pela gerência do ramo, desde a formação de preços até a condução de pesquisa mercadológica para a estratégia de vendas e promoção em canais offline e online.

Área de Estratégia e Planejamento

Sem um bom planejamento, fica difícil chegar em algum lugar, concorda? Para traçar a melhor estratégia, é importante realizar avaliações, análises, pesquisas, além de estabelecer objetivos e metas.

Para melhorar a visão gerencial e se tornar um excelente estrategista no ambiente corporativo, os gestores comerciais podem fazer uma pós-graduação em estratégia e planejamento, como:

  • Gestão Comercial, Planejamento e Estratégia — tem como foco o diagnóstico dos ambientes mercadológicos para elaborar planos de ação inovadores que possibilitem a maximização das vendas. Nesse campo, os profissionais são responsáveis pela definição de metas e objetivos para o negócio, além de realizarem a gestão de vendas de serviços e produtos.

Área de Marketing

A área de Marketing é uma das que mais se expandem. Isso porque as marcas costumam competir pela atenção dos clientes, que, por sua vez, estão mais exigentes e buscam por agilidade, facilidade e conveniência.

As habilidades dos gestores comerciais são potencializadas ao concluírem a pós-graduação na área de Marketing. Esses profissionais sabem como oferecer a melhor experiência de compra em canais offline e online, alavancando o negócio e acelerando as vendas. As duas especializações oferecidas pela Ampli nesse campo são:

  • Gestão Comercial e Marketing no Mercado Global — tem como foco a estratégia de marketing para o comércio internacional. Aqui, os profissionais são responsáveis pela estratégia de internacionalização da marca e gestão de venda de negócios que operam em diferentes nações;
  • Gestão Comercial e Marketing Digital — área voltada para a inteligência e planejamento de marketing digital. Nesse caso, os gestores comerciais serão capazes de estabelecer estratégias que contribuem com o aumento de vendas e conversões no digital.

Qual a duração do MBA em Gestão Comercial?

O tempo de duração de uma pós-graduação pode variar bastante de acordo com o tipo: lato sensu ou stricto sensu. Na pós stricto sensu, o mestrado dura cerca de 2 anos, e o doutorado, 4 anos.

Já na especialização lato sensu, o MBA tem uma duração de até 24 meses, ou seja, 2 anos. No entanto, é possível encontrar faculdades que oferecem essa opção por um tempo de até um ano.

Na Ampli, as especializações no ramo de Gestão Comercial têm duração de 6 meses a 9 meses. É uma oportunidade e tanto para o estudante que necessita cursar uma pós com bastante flexibilidade para aumentar as chances de atuação no mercado de trabalho.

Como consultar o preço do curso?

Um grande desafio de ingressar na pós-graduação em Gestão Comercial é encontrar um curso alinhado com seus objetivos e que seja acessível financeiramente. É importante verificar se o investimento terá um bom retorno para a sua profissão.

Para isso, é importante pesquisar quais são as faculdades que oferecem a especialização no seu campo de atuação e comparar os valores cobrados entre elas. Lembre-se de visitar o site da instituição para encontrar todas as possibilidades de pós-graduação.

Ao realizar essa pesquisa, é possível descobrir também que MBAs no formato EAD são mais em conta se comparados aos formatos presencial.

Confira o passo a passo que preparamos para você consultar o preço da pós em Gestão Comercial na Ampli:

  • entre no site da Ampli;
  • clique na aba “cursos” e escolha a alternativa “pós-graduação”;
  • digite “Gestão Comercial” na barra de pesquisas;
  • você vai conhecer todas as opções de pós-graduações disponíveis na área;
  • clique na alternativa que deseja e verifique o valor das mensalidades.

Como se matricular no curso?

Afinal, como me matricular na pós-graduação em Gestão Comercial e dar início aos estudos? Se você está ansioso para iniciar a especialização com o pé direito, elaboramos um pequeno guia de como fazer a inscrição. Veja!

Inscreva-se de maneira gratuita

Na página da pós-graduação da Ampli, você poderá fazer a sua inscrição de modo totalmente gratuito. Aqui, é necessário informar somente alguns dados, como número de celular, nome e e-mail.

Realize a matrícula no conforto de casa

A matrícula na Ampli pode ser feita de casa. Nessa fase, você deve informar dados como RG e endereço, aceitar os termos de contrato e optar pela melhor forma de pagamento. Após o término dessa etapa, já pode ficar preparado: as aulas iniciam na próxima segunda-feira.

Envie toda a documentação

Nessa fase, você deve enviar a foto dos seus documentos, como CPF, RG e certificado de conclusão do ensino superior.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

De modo geral, a pós-graduação em Gestão Comercial pode ser encontrada no mercado em três formatos de ensino: presencial, semipresencial e EAD. Confira as diferenças entre elas!

Presencial

A especialização presencial é uma das mais tradicionais e, nesse caso, todas as aulas acontecem no polo de ensino da instituição que o aluno optou no ato da matrícula. Diferentemente do curso de Gestão Comercial, as aulas da pós não ocorrem todos os dias. Contudo, é importante comparecer à faculdade para qualquer necessidade relacionada às disciplinas.

Semipresencial

Está em busca de mais flexibilidade no dia a dia? A pós-graduação em Gestão Comercial na modalidade semipresencial é uma boa alternativa. Embora seja mais rara, ainda é possível encontrar instituições que dividem a carga horária em encontros online e presenciais.

É a alternativa perfeita para quem não consegue frequentar a faculdade com frequência, mas deseja ter o contato mais próximo com colegas de turma e professores.

EAD

Muitos alunos têm um dia a dia cheio e gostam de montar a própria rotina de estudos. Assim, a melhor opção é escolher uma especialização oferecida no formato de ensino 100% online.

Nesse caso, todas as atividades e aulas ocorrem no ambiente digital, e você terá toda a liberdade para assistir aos conteúdos quando e onde quiser, desde que tenha um celular, computador ou tablet com acesso à internet.

Uma das diferenças dos formatos EAD e semipresencial é a flexibilidade de local para acompanhar as aulas. Enquanto, no semipresencial, o aluno ainda precisa frequentar o campus durante alguns dias na semana, na opção EAD, você assiste às aulas totalmente online.

Na Ampli, todos os cursos de pós-graduação são oferecidos na modalidade de ensino a distância, sabia? Assim, você pode concluir a sua especialização em uma das melhores faculdades do país — e o melhor: sem sair de casa!

Qual a importância de escolher uma boa faculdade?

O fruto que você colherá com um diploma de pós-graduação em mãos depende da faculdade em que escolheu estudar. Por isso, é fundamental levar em conta alguns fatores.

Um dos pontos mais importantes é o custo-benefício. Lembre-se de que o MBA não precisa ser o melhor de todos, mas o melhor para você. É necessário buscar um equilíbrio entre os valores pagos nas mensalidades e os diferenciais oferecidos pela instituição de ensino.

Veja se as condições de pagamento se adaptam ao seu bolso. Não se esqueça também de verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Sem isso, o diploma emitido não terá validade em concursos ou seleção de emprego. Isso vale tanto para o curso superior quanto para a pós.

Faça já a sua pós-graduação em Gestão Comercial!

Agora que já conhece as principais informações sobre a pós-graduação em Gestão Comercial, o próximo passo é investir na sua formação. Por isso, venha para a Ampli e tenha acesso a um ensino de excelência e a professores experientes no mercado!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, não deixe de se inscrever no vestibular online da Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo